terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Topa tudo por dinheiro?



Você, topa tudo por dinheiro?

O que está disposto a fazer (topar) para conseguir dinheiro?

Trabalho duro? Horas e anos exaustivos de muito estudo? Mudar para outra cidade, estado, país? Se divorciar? Brigar por uma herança antecipada? Odiar seus irmãos por gastarem toda a fortuna de seus pais que, um dia por direito, seria sua por herança? Desperdiçar uma bela porcentagem de seu salário em jogos de azar todo mês, na expectativa de um "dinheiro fácil"? Vender drogas? Roubar? Vender o corpo para prostituição?

Quando eu era criança, gostava demais de assistir ao programa "Topa tudo por dinheiro", do apresentador Sílvio Santos. Era hilário ver as manotas que as pessoas faziam "ao vivo" na tentativa de ganhar dinheiro, não se importando em ser motivo de chacota aos telespectadores. Gostava desse programa de tv, porque eu sempre ria à bessa. 

Por dinheiro, pessoas tem "topado" atos impensáveis e, antes, inimagináveis, que contradizem seu caráter e o tipo de pessoa que querem ser (ou pelo menos, queriam ser). Por quê?

Talvez não tenham parado para refletir a respeito do tipo de pessoa que são/querem ser, e por serem mais impulsivas que reflexivas não se ajudam tanto a tomar decisões com base em escolhas internas, mas à atitudes com base em circunstâncias e em comentários/incentivos de familiares, amigos e pessoas próximas.

A Bíblia é recheada de histórias envolvendo dinheiro. Jesus conta diversas histórias cujo personagem principal é o dinheiro. 
  • Há a história do Filho Pródigo (Lc 15:11-32), onde o filho mais novo pede sua parte da herança ao pai, pega o dinheiro e muda-se para longe, onde desperdiça tudo vivendo irresponsavelmente e volta para casa do Pai, onde o irmão mais velho resiste alegrar-se e se queixa pelo irmão esbanjador, promíscuo e aos olhos dele ladrão (pois se o Pai o recebe de volta e o irmão já havia gastado a parte da herança dele, a parte da herança que agora ele estava usufruindo era seu por direito).
  • Há também a história do homem rico (Lc 12:16-21). Ele era uma grande agricultor. Suas colheitas estavam aumentando exponencialmente, logo seus planos envolviam a  construção de enormes e maiores celeiros para armazenamento. Todavia Deus interrompeu-lhe dizendo que naquela noite a vida daquele homem seria tirada e perguntou-lhe se ele havia planejado para quem deixar "seus preciosos" bens.
  • Há a história de um príncipe que matou todos seus irmãos (e eram 70 irmãos), com medo de que um deles lhe tomasse o trono; pois pensava ser, como filho do rei, o único com direito ao trono (Jz 9:5).
  • Há a história de irmãos, que venderam um irmão como escravo, pois este era um sonhador, do tipo: "Deus me fará grande e um dia todos vocês me servirão meus irmãos", o que de fato acabou se tornando realidade alguns anos depois ( Gn 37: 8-10; 37:18-32; 41:46; 50:18).
  • Há a história de assassinatos, estupros, casamentos e divórcios, fraudes, furtos e as mais horríveis, por causa de pessoas que topam qualquer coisa por dinheiro e poder.
Jesus nos deixa diversas advertências com relação ao dinheiro. Vejamos algumas:

“Alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo". Respondeu Jesus: "Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? " Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".” Lucas 12:13-15 

“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.  "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".” Mateus 6:9,11, 19-21, 24-34

“Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” I Timóteo 6:10  

Repito a pergunta: Você topa tudo por dinheiro?

Há poucos dias recebi uma proposta interessante de emprego. Ofereceram-me um salário de aproximadamente R$6.000,00 praticamente livres, pois moradia, alimentação, carro e passagens aéreas para casa estavam incluído na vaga, caso eu aceitasse trabalhar com as condições pedidas. Coloquei na balança, fiz as contas e por fim decidi recusar a oferta e permanecer em meu trabalho atual. Algumas pessoas me perguntaram como eu estou disposta a recusar uma oferta MARAVILHOSA de intercâmbio dessas. Preferi o silêncio como resposta. Deus sabe. Deus é testemunha. E só eu sei o que estou disposta a fazer por dinheiro. E você, já se deu conta do preço que está disposto e tem pago "por dinheiro"?

O apóstolo Paulo disse que POR CAUSA DO EVANGELHO ele estava disposto a tudo.  

“Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele. Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.” I Coríntios 9:23-26

Ele não apenas disse isso, como também viveu o que pregou e morreu por causa do Evangelho. 

A decisão do que fazer por amor ao dinheiro, ao evangelho, à família ou a que causa se escolha é individual. Então, da próxima vez em que tomar uma decisão envolvendo o dinheiro, lembre-se de se perguntar: Topo tudo por dinheiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário