terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Não os tires do mundo?

“Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.” João 17:15

Interessante, já li esse versículo inúmeras vezes, mas hoje é a primeira vez que capturou minha atenção verdadeiramente! Vivemos em um mundo mal, o que não é novidade, já que desde que o homem pecou as consequências do pecado tem feito deste lugar, projetado para ser maravilhoso, um local cada vez mais devastado e ruim: doenças, ervas daninhas, violência, injustiças... e, por vivermos neste mundo decaído, às vezes, chegamos ao ponto de desejar não mais viver nele. 

Você já desejou, pediu a Deus (ou conhece alguém que o fez) para, se possível, lhe tirar deste mundo mal? 

Antes de Jesus morrer na cruz do Calvário, ciente do que teria que enfrentar, em seu momento de profunda angústia, ele orou. Como Jesus nos ama! Ele estava sofrendo e em Seu sofrimento orou por seus discípulos, por aqueles que ainda haveriam de crer, por mim e por você. E o que Ele orou? Orou não para que Deus nos tire desse mundo, e sim para que Ele nos proteja, nos guarde, do Maligno (não do mal)! Uau! O pedido de Jesus é para que Deus nos dê força, resistência e proteção, não isenção!

Uma certeza temos: de um modo ou outro, nesse mundo, todos iremos sofrer! Alguns mais, outros menos, no entanto NINGUÉM sai ileso ou livre de problemas dessa vida! Não importa o quão complicadas sejam as situações que tenhamos que enfrentar, em Jesus temos uma promessa:

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33

Jesus nos garante que Ele venceu o mundo e que nos ajudará a vencer. E em que momento Ele nos faz essa promessa? Instantes antes de ser traído por seu amigo, julgado, zombado, cuspido, maltratado, abandonado e morto. Sua mensagem era: Animem-se, Eu venci o mundo!

E esse é o momento das promessas. Há uma admirável e intrigante realidade envolta nas promessas e no sofrimento: Deus está presente nos momentos de mais profunda angústia e seu braços são acolhedores e grandes, são fortes o suficiente para nos proteger e nos manter a salvos, seguros, consolados. Não importa o quanto sintamos desamparados e sozinhos em algumas ocasiões, por causa do que Jesus fez por nós, nunca estaremos sós. Mesmo no meio da tempestade, enquanto parece que Jesus está dormindo e não se importa, Ele nos chama a recordar que independente de quão difícil possa ser a vida, podemos vencer nEle.

Você já atravessou uma situação tão dolorosa que parecia que estava por conta própria? Muitos homens e mulheres nas Escrituras se sentiram assim. Veja o que Gideão, Jó, Davi e Jesus gritaram:

"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã". Juízes 6:13

“Por que não morri ao nascer, e não pereci quando saí do ventre?
Por que houve joelhos para me receberem e seios para me amamentarem?
Agora eu bem poderia estar deitado em paz e achar repouso.” Jó 3:11-13

“Senhor, por que estás tão longe? Por que te escondes em tempos de angústia?” Salmos 10:1

“Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? " que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" Marcos 15:34

Saiba que nada do que você esteja passando está despercebido pelo Pai. Se Ele permite que passemos por certas coisas ruins e revoltantes, Ele usará isso para trazer consolo e cura a outro coração quebrado. 

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês, a qual lhes dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que nós estamos padecendo. E a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da mesma forma como vocês participam dos nossos sofrimentos, participam também da nossa consolação.” II Coríntios 1:3-7

Nosso maior exemplo é Jesus. Ele não falou do que não conhecia ou havia vivido. Perto da hora de ser torturado e assassinado orou por nós e deixou-nos promessas consoladoras e porque Ele venceu, nós venceremos!

7 comentários:

  1. Enfim, férias. Já estava sentindo falta desses ensinamentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Tati! Aproveite bastante suas férias ;)
      E obrigada por sempre dar uma passadinha por aqui,
      deixando seus comentários incentivadores.

      Excluir
  2. Que bela e verdadeira mensagem, Pri!
    Que Deus te abençoe pra que você continue escrevendo
    assim... mensagens que trabalham a nossa fé e nos
    incentivam e aconselham nos caminhos de Deus.
    Abraço, Thamyres

    ResponderExcluir
  3. Ei Pri, que texto abençoador! Obrigada por compartilhar essas palavras. Agradeço também a mensagem que enviou ao meu celular, pela manhã. Chegou em tempo oportuno.
    Que o Senhor te guarde! E que a graça e o favor dEle te acompanhem em todo tempo.
    Super Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Léia!
      Fico contente em saber que o SMS chegou em bom momento
      e que você passou por aqui para ler e deixou um recadinho abençoador.
      Amo você.
      Saudades ;)

      Excluir
    2. O Pri, eu que agradeço por vc ser essa benção de Deus.
      Amo você, também. ^_^
      Super beijo.

      Excluir