segunda-feira, 26 de março de 2018

Quando Deus bagunça seu plano de vida

“Criar planos de vida é um grande negócio nos dias de hoje. Por uma soma de dinheiro, você pode contratar um Life Coach (Life Guru, Life Master, Life Sensei, seja qual for o nome) e eles irão ajudá-lo a construir um plano de vida mestre. O plano de vida provavelmente conterá alguns ou todos os seguintes itens:

    Uma declaração de missão de vida grandiosa, o que faz você parecer maravilhoso.

    Objetivos de um ano, metas de cinco anos e objetivos de vida.

    Áreas específicas de foco em sua vida (espiritual, física, familiar, etc.).

    Uma trajetória específica para sua vida. Em outras palavras, uma descrição específica de onde você quer estar em cinco anos. Provavelmente, isso incluirá um trabalho específico, um nível específico de renda, uma localização geográfica específica e talvez um índice de massa corporal específico.

E a realidade é, mesmo que não tenha um plano de vida escrito e formal, você tem um plano de vida na sua cabeça. Todos nós fazemos. Você tem um futuro imaginado na sua cabeça. Você quer ter uma família, ter filhos, obter um diploma universitário, começar um negócio, viajar para a Europa, etc. Você obtém o ponto. Eu não tenho um plano de vida formalmente declarado, mas quero realizar certas coisas. Quero alcançar um certo nível de conforto e estabilidade para mim e minha família. Quero que minha vida realmente signifique alguma coisa. Para referenciar um autor bem conhecido que parece ter citado muito neste site, não quero desperdiçar minha vida.

Agora não me entenda mal: eu sou todo para o planejamento. Sem planos, pouco de valor duradouro é realizado. Aqueles que não conseguem planejar muitas vezes se vêem atrapalhando assistindo ao Netflix.

Mas a realidade é, há muitas vezes em que Deus intencionalmente desarma meu plano de vida. E isso é realmente bom.

Deus realmente estragou o plano de vida de José. Seus irmãos o jogaram em um poço seco, então o venderam na escravidão. A esposa do seu mestre egípcio tentou seduzi-lo. Quando ele recusou seus avanços, ela o entregou ao policial egípcio, que então o jogou na prisão. Ele passou anos na prisão, esperando ser lançado. Não imagino que José incluía o tempo de prisão no plano de sua vida. Finalmente, depois de muitos anos de dolorosa espera, Deus o exaltou ao segundo ao comando em todo o Egito.


Quando tudo foi dito e feito, o que José disse aos seus irmãos?

    "Não temas, por acaso estou eu no lugar de Deus? Quanto a vocês, vocês quiseram o mal contra mim, mas Deus quis isso para sempre, para que isso fosse feito para que muitas pessoas sejam mantidas vivas, como estão hoje" (Gênesis 50: 19-20).

Deus confundiu o plano de vida de José, e foi uma coisa realmente boa. Ele fez por José o que José nunca poderia ter feito por ele mesmo.

Deus realmente estragou o plano de vida de Abraão e Sara. Ele permitiu que Sara fosse infértil e estéril por anos. Ele os tirou da sua pátria, longe de sua família e amigos. Finalmente, depois que o casal esperou fervorosamente por muitos anos, Deus prometeu-lhes um filho. Então Deus os fez esperar mais. Finalmente, suas esperanças e sonhos foram realizados quando seu filho Isaque nasceu. Então Deus disse a Abraão para sacrificar Isaque. Fale sobre uma chave no plano de vida.


Depois que Deus salvou Isaque, e tudo foi dito e feito, Deus fez a seguinte declaração surpreendente para Abraão:

    "Por mim mesmo, jurei, declara o Senhor, porque você fez isso e não reteve seu filho, seu único filho, certamente vou abençoá-lo, e certamente multiplicarei sua prole como as estrelas do céu e como a areia que está à beira do mar. E a tua prole possuirá a porta dos seus inimigos, e na tua prole todas as nações da terra serão abençoadas, porque obedeceste a minha voz. "(Gênesis 22: 16-18)

Deus realmente destruiu o plano de vida de Abraão, e acabou por ser uma coisa realmente boa. Deus realizou para Abraão o que Abraão nunca poderia ter realizado sozinho.

A moral da história? Deus realmente, realmente sabe o que está fazendo. Ele geralmente leva mais tempo do que gostaríamos. Ele muitas vezes nos conduz através de um território estranho. Às vezes, ele desafia, ou até destrói, nossos sonhos. Mas Deus, nosso amoroso, terno e delicioso Pai, sabe exatamente o que está fazendo. Ele está cumprindo mais em você e através de você do que você poderia pensar ou imaginar.

Você está em um lugar que você nunca esperava estar? Deus o levou para um caminho que você nunca teria escolhido voluntariamente? Tome o coração. Deus não o abandonou. Ele não se esqueceu de você. Ele não cometeu um erro. Ele sabe exatamente o que está fazendo. Ele sabe exatamente o que você precisa e onde você precisa estar.

A verdade é que o plano de vida de Deus é sempre melhor do que o meu.”


Stephen Altrogge, em



4 comentários:

  1. Continue postando textos assim. São muito edificantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Bruno! Já traduzi muitos outros artigos e programei postagem aqui no Blog até final de 2019, então se continuar acompanhando, irá ler sempre textos assim, rs

      Excluir
  2. Muito bom! Queremos controlar tudo... nas Deus sabe o que é o melhor.

    ResponderExcluir