domingo, 7 de abril de 2013

O que acontece quando?

  



O que acontece em seu coração quando você ouve a Palavra de Deus? 

Lucas narra a história de dois discípulos de Jesus, que após sua morte, desanimados e incrédulos, voltaram decepcionados para casa. Eles pensavam ter encontrado o Messias (e tinham, mas não chegaram a uma compreensão clara dos planos de Deus e se frustraram, por falta de entendimento e fé, é claro) e quando Ele morreu também morreu neles a esperança de terem achado o Salvador de Israel. Veja seu relato:

" E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?"  Lucas 24:13-32

Depois que aqueles dois homens tiveram um encontro com o Jesus ressurreto, conversaram entre si e disseram: " Que engraçado, né?! O nosso coração estava incendiando enquanto Ele compartilhava a Palavra de Deus conosco!". Ao encherem suas mentes e coração com as Escrituras, não puderam fazer outra coisa senão voltar aonde estavam reunidos os outros discípulos e contar-lhes o ocorrido. Já não havia mais dúvida, já não havia mais incertezas, com o coração cheio da fé que vem pelo ouvir a Palavra de Deus e o coração ardendo não podiam deixar de anunciar do que haviam ouvido, crido e testemunhado em suas próprias vidas. Eles tinham que levar adiante esse testemunho!

Mas voltando a pergunta inicial: O que acontece em seu coração quando você ouve a Palavra de Deus? Quando você lê a Bíblia ou ouve uma pregação referente, seu coração se incendeia, arde, queima, se apaixona, quer ouvir mais, percebe Deus se revelando a você e tem mais fome e sede de Deus e de conhecê-lO? Ou há indiferença, apatia, aquela sensação de que " já sei isso; não tô a fim de ouvir essa mensagem de novo, porque já cansei de ouvir isso do pastor; ou deixe-me pular essa parte, esse trecho, esse versículo que já sei isso de cor" , como se Deus não pudesse ou quisesse trazer algo novo, se revelar ou ensinar algo por meio daquele texto, mensagem, canção ou pregação já conhecida?

As estatísticas apontam para um decréscimo de 30 000 igrejas por mês. Isso mesmo, todo mês 30 000 igrejas fecham, morrem, ao redor do mundo. E por qual razão pessoas estão deixando de acreditar? Por que estão deixando de frequentar uma igreja? Por que estão abandonando a tradição religiosa? Por que templos antigos, patrimônios da humanidade, estão deixando de ser usados como locais de culto e se tornando, infelizmente, muitas vezes, abrigo de bibliotecas, museus ou até mesmo caindo aos pedaços? Não seria pela simples razão de que o coração das pessoas não arde mais pela Palavra de Deus?

Se não há mais paixão em seu coração por Deus e por Sua Santa Palavra, se você perdeu o interesse pela leitura da Bíblia, pela pregação, pela igreja e afins, não seria este o exato momento de parar, onde quer que você se encontre e se arrepender? Não seria essa a hora de voltar a crer? Hoje, se você ouviu a voz de Deus lhe falando enquanto lê essa simples palavras e percebeu que precisa voltar ao seu primeiro amor, precisa desse fogo que arde continuamente no altar, dessa Presença gloriosa que se revela por meio da Palavra, não deixe para depois (pode ser que não haja depois). Pare, ore, busque a Deus e deixe-O incendiar seu coração e peça-lhe que se mostre a você por meio das Santas Escrituras, todas as vezes em que você tiver a oportunidade de ler ou ouvir uma porção dela.
E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.

E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.

E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.

Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?

E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?

E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;

E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.

E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;

E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.

E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.

E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?

E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.

E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.

E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.

Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.

E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
Lucas 24:13-32

2 comentários:

  1. Muito boa sua mensagem de hoje.
    A Palavra de Deus é tão boa, tão perfeita, tão agradável de ler/ouvir né? Pena que muita gente não dá o devido valor a ela...
    Abraços, Thamyres ;)

    ResponderExcluir
  2. Vejo o quanto mais leio seu blog, mais eu tenho que estudar o Evangelho ...

    ResponderExcluir