segunda-feira, 29 de abril de 2013

Diante de Tua presença

Com máscaras me aproximo
Diante de Tua presença,
Constrangida * então eu fico
Ao perceber que me enxergas

Nos olhos,
O coração,
Sinto-me completamente nua,
Máscara alguma consegue me esconder.

Sabes quem eu sou,
Me vês como realmente estou,
Não posso permanecer fingindo.

Sem máscaras,
Na Tua presença,
Constrangida fico **
Reconhecendo que me enxergas
E me queres
Como realmente estou,
Como realmente sou
E me rendo.

* Constrangida no sentido de envergonhada
** Constrangida no sentido de impulsionada

domingo, 28 de abril de 2013

Máscaras



Quem nunca usou máscaras?
Temos a disposição de usar máscaras, fingir, esconder. O que? Fraquezas, fracassos, pecados! E essa inclinação não vem de hoje e sim do início da humanidade. Vejamos o que nos diz o relato bíblico: 

 “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” Gênesis 3:6-11

Não queremos nos sentir nus diante de nossos fracassos e para cobrir nossas falhas e erros seguimos o exemplo de Adão e Eva, fazemos aventais para nos cobrir, usamos máscaras para disfarçar, somos mestres em aparência, gostamos de mostrar o que queremos que as pessoas vejam em nós, todavia isso nos corrói.

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.”  Salmos 32:1-8

Podemos até mesmo enganar as pessoas e nos sentirmos bem (não totalmente, mas nos acostumamos com essa vida de engano e aparência), mas na Presença de Deus não podemos assim entrar e permanecer.

O inferno e a perdição estão perante o SENHOR; quanto mais os corações dos filhos dos homens?” Provérbios 15:11

“Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.” Provérbios 16:2

“O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.”Provérbios 20:27

“Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.”
Provérbios 21:2

Deus é aquele perante o qual ninguém consegue disfarçar. Ele tudo vê, até o mais íntimo de nosso ser e avalia corretamente. E se queremos na Presença dEle estar continuamente necessitamos ter essa consciência, nos despir de toda máscara e deixar que Ele nos veja, nos mostre como certamente estamos, como realmente somos, como verdadeiramente quer que sejamos, pois sabe e quer o que é melhor para nós. Se este é o seu anseio, sem máscaras se aproxime, se renda e ande na Presença de Deus.

"SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.  quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:1-19, 23-24

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mal amada, porém amorosa!



E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel. Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor. Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo. Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela. Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete. E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu. E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva. E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste? E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires. E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha. E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha. E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos. Vendo, pois, o SENHOR que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril. E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o SENHOR atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido. E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Porquanto o SENHOR ouviu que eu era desprezada, e deu-me também este. E chamou-o Simeão. E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi. E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz.” Gênesis 29:16-35

            Nunca havia pensado muito em Lia quando lia a Bíblia. Quem era essa mulher? Lia era mal amada, uma jovem mulher não desejada, desprezada. Em uma cultura onde as primogênitas necessitavam casar antes das irmãs, foi dada em casamento a Jacó, mas sem que este o soubesse. Nenhum homem antes quis casar com Lia, inclusive Jacó. Ela não era formosa à vista, já estava ficando velha e o pai resolveu dá-la em casamento sem que este soubesse e quais foram as consequências? Jacó desprezava Lia.
            O que você faria no lugar dela? Ou melhor, o que você faz quando é mal amado, desprezado e/ou ignorado? A reação normal é se revoltar, tratar mal aquele que lança o desprezo, afundar no sentimento de desafeto, se tornar depressivo ou amargurado, frio e ficar com o coração endurecido, descrente no amor e nas pessoas. Lia todavia não agiu assim, ela nunca deixou de amar Jacó, esperar que ele um dia a amasse e louvar a Deus todas as vezes em que percebia a graça e o favor do Senhor em sua vida.
            Deve ter sido muito difícil para Lia suportar um casamento em que se sentia excluída, mal amada, porém Deus via a aflição dela e lhe deu filhos, dentre eles Judá, de cuja linhagem veio Jesus.
            Interessante como sua irmã Raquel, a amada de Jacó, formosa e privilegiada em vários aspectos era completamente diferente. Apesar de ter quase tudo a seu favor vivia a reclamar pelo que não tinha. Em momento algum vemos Lia se voltar contra Deus por causa de seus infortúnios ou deixar de amar Jacó e ser para ele uma boa esposa, ao contrário de Raquel que tinha quase tudo e não tinha nada. Quando Lia morreu, foi sepultada no túmulo da família, junto com Abraão, Isaque e Jacó (Gênesis 49:31), enquanto que Raquel foi sepultada no caminho de Belém (Gênesis 35:19).
            Lia era mal amada, porém amorosa. Era rejeitada por seu marido, mas Deus concedeu-lhe filhos que a amavam muito (percebe-se o carinho de seus filhos em toda a narrativa bíblica). E por diversas vezes, inclusive com os nomes que escolheu para seus filhos, vemos essa sábia mulher louvando e honrando a Deus.
            Podemos tomar a decisão de ser como essa mulher segura do amor de Deus por ela: alguém que, independente do quão indesejada se sentia pelo homem, continuava adorando a Deus e amando. Graças a Deus pela riqueza do exemplo que Lia nos deixou!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Mesmo nas perdas devastadoras


"Mesmo quando os seus sonhos morrem, Deus está no controle de perdas devastadoras". 
Steve Farrar

Por que acontecem coisas ruins a pessoas boas?
Por que o justo sofre enquanto o ímpio enriquece e parece viver sem sofrimento?
Por que Deus unge Seus reis e profetas, dá sonhos grandiosos a Seus escolhidos e então os faz passar por um ciclo, por deveras longo e aparentemente interminável, de escravidão, perseguição, tormentas e decepções?
Por que Jesus foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo?
Por que Deus, o mesmo que disse que Jó era homem reto, íntegro, temente a Ele e que se desviava do mal (Ou seja, o próprio Deus testemunhando algo tão grandioso a respeito desse homem! Você tem noção do quanto isso é extraordinário e profundo?! Deus elogiando seu servo! Nossa!) permitiu que o diabo tocasse nos bens, na saúde e na vida dos filhos desse homem?
Por que tantas vezes servimos a Deus, caminhamos em Sua presença, pela Sua graça vivendo em intimidade com Ele e em santidade, e passamos por provas tão absurdas (do nosso ponto de vista)?

Em momentos assim, diversas vezes somos tentados a imaginar que Deus seja indiferente aos acontecimentos, como se Ele não se importasse, como se ficasse observando impotente o desenrolar dos acontecimentos contrários ao Seu querer. É correto pensar assim?

Gosto do modo como o Dr Benjamin B. Warfield discursa sobre o assunto: "Sabemos que evento algum poderia advir a menos que tivesse uma função a desempenhar, um lugar a ocupar e um papel a cumprir no abrangente plano de Deus. E tal acontecimento nos basta." Lindo, não? Mas você pode dizer: Ah, esse Dr Benjamin não sabe do que fala e não tem ideia do que eu estou vivendo. E você, já após que evento esse homem citou essas palavras? Ele tinha 25 anos de idade, acabara de casar-se com a mulher que amava e havia planejado cuidadosamente os detalhes de sua lua de mel na Europa, quando sua bela esposa, Annie, foi atingida por um raio. O incidente a deixou paralítica pelo resto da vida e o casal nunca pode ter filhos nem desfrutar das viagens e da vida que haviam planejado juntos.

Convém lembrar quem é o Deus a quem servimos. Ele é o mesmo que nos lembra em Sua Palavra que:

“E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.” Mateus 10:30

“Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.” Mateus 10:29

Ele não está indiferente ou impotente aos acontecimentos de nossa vida e se importa sim com tudo o que nos ocorre, mas

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9

domingo, 21 de abril de 2013

ESTÁ TUDO BEM A SUA ALMA?

"No século dezenove um rico advogado de Chicago, chamado Spafford, converteu-se a Cristo por intermédio do ministério de Dwight Moody. Um terrível incêndio que devastou Chicago naquele tempo trouxe um enorme prejuízo a esse homem. Em seguida, sofreu outro golpe ainda mais doloroso: perdeu seu filho de forma repentina e trágica. Spafford tomou, então, a decisão de viajar com a esposa e as quatro filhas para a Europa, para buscar um tempo de refrigério. Na véspera da viagem, precisou permanecer mais uns dias em Chicago, mas enviou a esposa e as quatro filhas, com o compromisso de ir ao encontro delas em seguida. Aquela foi uma viagem fatídica. Houve um terrível naufrágio e as quatro filhas morreram naquele acidente. A esposa lhe enviou em telegrama: "Salva, porém, só". Spafford imediatamente toma um navio e vai ao encontro da esposa. Pediu ao comandante para mostrar-lhe o local onde suas filhas foram tragadas pelo mar furioso. Enquanto o navio era surrado pela fúria das ondas, o Deus que inspira canções nas noites escuras, colocou em seu coração um hino, que se tornou mundialmente conhecido:

 "Se paz a mais doce me deres gozar
 Se dor a mais forte sofrer
 Oh, seja o que for tu me fazer saber
 Que feliz com Jesus sempre sou
Sou feliz com Jesus, meu Senhor. "

 O coro deste hino no original inglês é: 
IT`S WELL WITH MY SOUL. IT`S WELL WITH MY SOUL!
(Está tudo bem com a minha minha alma, está tudo bem com a minha alma). 

Este hino tem consolado milhões de pessoas, pois o nosso Deus é o Deus e pai de toda consolação. É Ele quem nos consola em toda angústia para consolarmos outros que estiverem passando pelas mesmas angústias."

Hernandes Dias Lopes.

sábado, 20 de abril de 2013

O trabalhar de Deus

"Soberano Rei dos céus, cheio de graça e sabedoria, todos os meus dias estão em Tuas mãos, e todas as circunstâncias sob o Teu mandar".                                                     John Rylands




Lembre-se:
"DEUS TRABALHA DE MODO ESTRANHO.
DEUS TRABALHA DE MODO LENTO.
MAS DEUS TRABALHA
E SABE EXATAMENTE O QUE ESTÁ FAZENDO EM SUA VIDA".
Steve Farrar

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O sacerdote



Bom, pessoal, estou acabando de ler esse livro fantástico! 
Comecei a leitura sem muita empolgação, mas à medida que o texto foi me atraindo e envolvendo não quis parar de ler, sendo tomada por uma percepção antes não vista sobre o relato bíblico dos livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 
Na maioria das vezes, quando lemos esses textos nos focamos na envolvente história de Deus e o povo de Israel e na pessoa de Moisés. 
Eu, pelo menos, nunca havia visto a história pelo ângulo da vida de Arão, o sumo-sacerdote, irmão de Moisés, muito menos identificando-me com suas fraquezas, suas experiências com Deus relatadas na Bíblia, todavia tantas vezes ignoradas/não notadas. 
Me apaixonei por esse reconto e gostaria de encorajar vocês a adquirir esse livro (eu comprei pela internet) ou pegar emprestado com alguém, pois vale a pena ler e reler. 
Lerei novamente daqui algum tempo para absorver mais dessa fascinante aventura de um homem, como eu e você, que foi por Deus transformado, separado, santificado e feito líder e exemplo para seu povo, ao reconhecer no seu dia-a-dia a Santidade e Majestade de Deus, Seu profundo amor, misericórdia e graça pelas pessoas, o que é realmente o pecado e o quão glorioso e maravilhoso é poder ter Deus envolvendo e tocando sua vida e seus dias!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Há tempos eu não ouvia um testemunho tão forte

Há tempos eu não ouvia um testemunho tão forte. 
Dêem uma olhada neste vídeo quando tiverem um tempo 
Trata de questões como a hipocrisia cristã, com suas máscaras e vida dupla, 
o auto-engano e a falta de uma real fidelidade a Deus, entre os que se dizem cristãos. 
Uma mensagem bastante confrontadora do palhaço Bozo, 
que negou a fama e escolheu seguir o pastorado. 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Examine o que você ouve


Muito se é dito a respeito da Palavra de Deus.
Nem tudo o que se diz por aí é verdadeiro.
Para os que não tem conhecimento aí mora o perigo. O engano de receber a mentira como verdade, o que é pior do que desconhecer, pois fica-se preso, enlaçado, pelo enganador, cujo alvo é roubar, matar e destruir.


“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” II Coríntios 4:3-4

“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” II Coríntios 11:14-15


“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:11
 
Nota-se no texto acima a nobreza dos bereanos. Eles não se deixavam ser enganados. Por mais linda que fosse a mensagem pregada, por mais famoso e culto que fosse o pregador, estes compreendiam a urgente necessidade de CONFERIR, de EXAMINAR A VERACIDADE do que se foi ensinado. Por causa dessa consciência e virtude foram admirados e considerados exemplares.

Você examina o que ouve e confere com a Palavra de Deus para ver se de fato é verdade ou vai aceitando e recebendo tudo sem avaliar? Cuidado, você pode estar tomando veneno pensando que está tomando remédio, pode estar ingerindo comida estrada pensando ser um bom alimento.

Nenhuma pregação ou pregador está acima ou tem autoridade maior que a Palavra de Deus. Fique esperto.

“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” Gálatas 1:6-9

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Problemas?



"Podemos minimizar um grande problema ou aumentar um pequeno problema. As lentes corretíssimas para avaliar o tamanho de tudo só podem ser os olhos do Senhor. Quando chamamos o Senhor para nos ajudar, qualquer problema se torna como uma lagartixa. Podemos chamar uma ou outra pessoa para ajudar, mas somente Deus pode trazer à luz tudo que está escondido e fora da nossa capacidade de solucionar".
Marilene Ferreira, em A filha amada.

Que nesse dia possamos confessar nossa confiança no Deus que nunca desampara, mesmo quando os homens nos deixam na mão. Ele nos ama e está à apenas uma oração de nós. Descansemos em Seu cuidado perfeito. Não deixemos o coração se encher de incredulidade, revolta e todo sentimento ruim, mas nos cerquemos do amor perfeito do Pai Celeste. Ele é bom, sempre bom e sua bondade, compaixão e fidelidade duram para sempre.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

À Tua direita

http://www.youtube.com/watch?v=kZXMioThXJA&feature=share&list=PL700F45252C6DAF87


Ao meu Deus declaro: Tu és meu Senhor
Não tenho nenhum bem além de Ti!
Tu és a porção da minha herança,
Meu cálice, a minha esperança!
Tu me farás ver os caminhos da vida,
Em Tua presença sempre encontro alegria!
Eterno prazer, a Tua direita!
Eterno prazer, a Tua direita!
Senhor!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Enquanto me tens


Meu primeiro pensamento 
E desejo pela manhã
É de Te ter
Mais pertinho de mim,
Deus meu e Rei meu!

Não consigo me aquietar,
Como um bebê faminto e sedento,
Tudo o que quero é em Teu peito
Estar e do Teu leite me alimentar,
Deus Pai e provedor!

Como anseio pelos Teus braços envolventes,
Teus beijos e mimos quentes,
Puros e dormentes,
Só quero Te ter,
Enquanto me tens...

Como desejo Teu amor inocente,
Que me aceita ainda que demente,
Em verdade, pois não mentes,
Logo, só quero Te ter,
Enquanto me tens...

Enquanto me tens
Em Ti,
Enquanto te tenho

Pertinho de mim,
Ao meu lado,
Dentro de mim
E me fartas
Continuamente!

domingo, 7 de abril de 2013

O que acontece quando?

  



O que acontece em seu coração quando você ouve a Palavra de Deus? 

Lucas narra a história de dois discípulos de Jesus, que após sua morte, desanimados e incrédulos, voltaram decepcionados para casa. Eles pensavam ter encontrado o Messias (e tinham, mas não chegaram a uma compreensão clara dos planos de Deus e se frustraram, por falta de entendimento e fé, é claro) e quando Ele morreu também morreu neles a esperança de terem achado o Salvador de Israel. Veja seu relato:

" E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?"  Lucas 24:13-32

Depois que aqueles dois homens tiveram um encontro com o Jesus ressurreto, conversaram entre si e disseram: " Que engraçado, né?! O nosso coração estava incendiando enquanto Ele compartilhava a Palavra de Deus conosco!". Ao encherem suas mentes e coração com as Escrituras, não puderam fazer outra coisa senão voltar aonde estavam reunidos os outros discípulos e contar-lhes o ocorrido. Já não havia mais dúvida, já não havia mais incertezas, com o coração cheio da fé que vem pelo ouvir a Palavra de Deus e o coração ardendo não podiam deixar de anunciar do que haviam ouvido, crido e testemunhado em suas próprias vidas. Eles tinham que levar adiante esse testemunho!

Mas voltando a pergunta inicial: O que acontece em seu coração quando você ouve a Palavra de Deus? Quando você lê a Bíblia ou ouve uma pregação referente, seu coração se incendeia, arde, queima, se apaixona, quer ouvir mais, percebe Deus se revelando a você e tem mais fome e sede de Deus e de conhecê-lO? Ou há indiferença, apatia, aquela sensação de que " já sei isso; não tô a fim de ouvir essa mensagem de novo, porque já cansei de ouvir isso do pastor; ou deixe-me pular essa parte, esse trecho, esse versículo que já sei isso de cor" , como se Deus não pudesse ou quisesse trazer algo novo, se revelar ou ensinar algo por meio daquele texto, mensagem, canção ou pregação já conhecida?

As estatísticas apontam para um decréscimo de 30 000 igrejas por mês. Isso mesmo, todo mês 30 000 igrejas fecham, morrem, ao redor do mundo. E por qual razão pessoas estão deixando de acreditar? Por que estão deixando de frequentar uma igreja? Por que estão abandonando a tradição religiosa? Por que templos antigos, patrimônios da humanidade, estão deixando de ser usados como locais de culto e se tornando, infelizmente, muitas vezes, abrigo de bibliotecas, museus ou até mesmo caindo aos pedaços? Não seria pela simples razão de que o coração das pessoas não arde mais pela Palavra de Deus?

Se não há mais paixão em seu coração por Deus e por Sua Santa Palavra, se você perdeu o interesse pela leitura da Bíblia, pela pregação, pela igreja e afins, não seria este o exato momento de parar, onde quer que você se encontre e se arrepender? Não seria essa a hora de voltar a crer? Hoje, se você ouviu a voz de Deus lhe falando enquanto lê essa simples palavras e percebeu que precisa voltar ao seu primeiro amor, precisa desse fogo que arde continuamente no altar, dessa Presença gloriosa que se revela por meio da Palavra, não deixe para depois (pode ser que não haja depois). Pare, ore, busque a Deus e deixe-O incendiar seu coração e peça-lhe que se mostre a você por meio das Santas Escrituras, todas as vezes em que você tiver a oportunidade de ler ou ouvir uma porção dela.
E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.

E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.

E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.

Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?

E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?

E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;

E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.

E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;

E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.

E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.

E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?

E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.

E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.

E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.

Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.

E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
Lucas 24:13-32

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Noite africana




Sol se escondendo, prenuncio de uma linda noite africana
Noite quente, de sentimentos fervilhantes
Entre o céu rubro-dourado salpicando as savanas
Noite que emoldura as sombras do caminho
Que enegrece os olhos da árvore frondosa
O ninho quente de milhões de passarinhos

Noite africana,  tão  apropriada para uma canção
Que fale de paz, de consolo, esperança
Que fale de Deus, de amor, de missão
Noite, quisera  saber o teu canto
Me apoiar no teu calor avermelhado
Me cobrir inteira com teu manto

By Vera Rapcinski

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Posso encontrar


Não corro atrás do vento.
O que eu preciso
Em Deus posso encontrar,
Se plenamente nEle habitar.

Para que me preocupar
Se posso descansar
E em Seu cuidado confiar?

Para que ficar ansiosa
Se nada alcança a alma ociosa,
Que na inquietude é temerosa?

Não corro atrás do vento.
O que eu preciso
Em Deus posso encontrar,
Se plenamente nEle habitar.