Há aproximadamente um mês tive
o prazer e o privilégio de conhecer a AGLAS - Associação Grande Luz de Ação
Solidária.
Esta associação funciona
atualmente no Galpão popularmente conhecido como VACA MECÂNICA, aqui em Luz/MG. A respeito deste nome conhecido, tentaram de todo modo tirar esta VACA que morreu há mais de duas décadas por Galpão da AGLAS.
Legalmente constituída em 24 de
junho de 2013, a
AGLAS conta com o apoio de voluntários que se propõe a unir forças, dons e
talentos em prol da sociedade, num ato de solidariedade, para o bem comum.
O que a AGLAS faz?
Atualmente a associação trabalha com projetos, como o de fabricação de lençóis e fronhas para o Hospital de Luz, trabalho artesanal de tecelagem "em baixo e alto liço". Faz também um trabalho especial em parceria com a Escola Estadual Dona Lica Raposo em Luz oferecendo em 2014 aulas de jiu-jitsu para alunos da Escola Lica Raposo, com a instrução do Cabo Edir.
A partir do dia 5 de maio de 2014 oferecerá, com o apoio do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, um curso profissionalizante de corte e costura para quem se interessar.
Como tudo começou?
Através de um projeto de extensão da universidade FASF/UNISA de tecelagem, onde as voluntárias recebem aprimoramento e se tornam instrutoras de novos ajudantes, e logo envolveu um trabalho de modelagem/reciclagem com as crianças da Escola Lica Raposo, com o objetivo de ajudá-las na concentração dos estudos e trabalhar a auto estima e auto valorização. O trabalho se estendeu também ao corpo docente da Escola, o que levou a novos projetos envolvendo a família dos alunos e por fim a comunidade luzense.
Quais são os sonhos e planos para o
futuro?
Ter um centro de atendimento ao idoso durante o dia, com apoio espiritual, palestras, dança e pequenos trabalhos manuais para auxiliar o idoso no seu bem-estar mental e físico tendo a finalidade de uma melhor socialização e entretenimento saudável e terapêutico.
Como podemos ajudar?
Por meio de doações ou trabalho voluntário.
Em maio, a AGLAS pretende fazer um brechó/bazar para venda de roupas usadas e levantamento de dinheiro. Se você tem roupas em bom estado que não usa ou deseja doar, pode procurar o pessoal que trabalha voluntariamente, de segunda a sexta, de 8:00 às 11:00, no galpão da AGLAS.
Um abraço especial à irmã Carmen, Elaine,
Celina, Licinha, Marlene, Nívea, Gilca e Nanci, que me receberam hoje com todo
carinho, responderam diversas perguntas, mostraram mais do trabalho que fazem,
e ainda ofereceram um delicioso café (o bolo de banana estava espetacular!).
Lembro até hoje do trabalho que fiz na ACASO, em Nova Iguaçu. Belo trabalhos da AGLAS.
ResponderExcluir