"A maioria dos pais concordaria que seus filhos não querem esperar por nada. A última coisa que as crianças querem ouvir é a mamãe dizer: "Agora não". Isso pode induzir raiva, frustração, até mesmo desesperança. Essa "desilusão" de espera segue a maioria de nós em nossos anos adultos. Podemos não responder com as mesmas explosões emocionais que as crianças, mas a maioria de nós ainda odeia esperar o que queremos.
E a nossa sociedade moderna apenas piora. Queremos que tudo seja feito rapidamente - e os novos dispositivos são constantemente criados para atender a essas demandas e incentivar a nossa impaciência. Não estamos acostumados a esperar, e quanto mais nossa tecnologia atende aos nossos desejos imediatos, menos nos sentimos dispostos a esperar.
Tal é o nosso dilema como cristão. Enquanto a sociedade faz todas as tentativas de tornar nossa vida mais fácil e rápida, Deus trabalha em um horário muito diferente. Em sua mente, não há nada errado em esperar. Na verdade, esperar pode ser realmente um bem positivo que Ele muitas vezes usa para nos tornar mais como Seu Filho.
Algo realmente acontece enquanto nada está acontecendo. Deus usa a espera para nos mudar.
A história de Adão e Eva é uma história de rebelião contra Deus. Uma vez que eles acreditaram que Deus não tinha seus melhores interesses em mente, eles decidiram prosseguir sem Deus e fazer o que eles queriam. Eles se tornaram, de fato, seu próprio deus. Muitas vezes, isso é exatamente o que fazemos hoje. Quando Deus nos diz para esperar, não confiamos nEle, mas vamos em frente e encontramos maneiras de realizar o que queremos acontecer.
Essa tendência de empurrar Deus para o lado vai contra o Seu plano para nós. Isso cria distância em nosso relacionamento com Ele. Isso nos leva a entrar em problemas e traz dor. Que importa ganhar o mundo inteiro agora - seja o que for que pensemos que queremos - e perder a intimidade das nossas almas com Deus (Marcos 8:36)?
Deus quer que aprendamos como segui-lO e derrubar o nosso eu exigente - acalmar essa criança gritando em nós. Uma maneira de nos ajudar a fazer isso é dizer: "Espere". Esse estado de silêncio miserável, desconfortável, às vezes doloroso, é uma das ferramentas mais poderosas de Deus para nos libertar.
Se estivermos dispostos, isso é.
Não começamos a querer esperar. Nossa resposta natural à espera é muitas vezes raiva ou dúvida. Felizmente, Deus é gracioso e misericordioso, compreendendo nossas tendências. Simplesmente sentir emoções profundas e complexas na espera - especialmente para coisas significativas, como uma gravidez ou um trabalho - não é necessariamente pecaminoso em si mesmo. Mas podemos decidir onde essas emoções nos levam.
Podemos decidir exaltar esses sentimentos. Podemos agir sobre eles tomando questões com nossas próprias mãos. Ou talvez não agiremos, mas faremos um ídolo do bem para o qual estamos esperando - cada dia que passa é outro registro nos incêndios de amargura, impaciência, ingratidão, talvez até ressentimento contra Deus que não nos dará o que queremos.
Ou, pela graça de Deus, podemos optar por esperar como Ele pretende. "Esperar no Senhor é o oposto de correr à frente do Senhor, e é o oposto de resgatar o Senhor", escreve John Piper. "Ficando no seu lugar designado enquanto Ele diz pra ficar, ou prosseguindo no Seu ritmo designado enquanto Ele diz para ir. É não ser impetuoso nem desesperado ".
Nós temos a escolha, então, podemos respirar profundamente, liberar nossas mãos cerradas e deixar Deus ser Deus. E somos convidados a continuar a esperar na Sua grandeza.
Certamente, apenas uma dessas opções nos trará alegria. À medida que procuramos aceitar e nos alegrar com o tratamento de Deus de nossas vidas, incluindo o Seu tempo, podemos pedir a Deus que trabalhe em nós duas coisas principais, para que nossa espera não seja em vão: humildade e confiança.
1. Humildade
Às vezes, quando eu me achava impaciente e chateada, lembro-me que Deus é quem me colocou aqui. Minha vida não é minha. Isso é humildade. Percebemos que nossa vida é como um suspiro e Deus não nos deve nada (Salmos 39: 5, Lucas 17: 7-10).
2. Confiança
Então vem a confiança, o que significa acreditar em pelo menos duas coisas sobre Deus: Ele é poderoso e Ele é amoroso.
Acreditar que Deus é poderoso significa que sabemos que Ele está encarregado do que está acontecendo; As coisas não são arbitrárias ou estão fora de Seu controle. Ele é capaz de nos ajudar e mudar as coisas. Grande parte da nossa ansiedade na espera é porque esquecemos que "Deus é capaz de fazer abundar toda a graça" (2 Coríntios 9: 8). Você não está à mercê de suas circunstâncias.
Acreditar que Deus é amoroso significa que há um cuidado e um propósito por trás de tudo o que Ele faz. Isso significa que Ele é fiel para nos ajudar agora e nos trará as bênçãos mais tarde. Isso significa que Seu julgamento e tempo sempre são perfeitamente bons. Certamente, Ele não nos deve nada, mas Ele prometeu nos dar tudo o que precisamos (Filipenses 4:19).
Mesmo durante esse longo caminho de silêncio, Deus cuida profundamente de nós. Podemos ser como Davi e lembrar-nos: "Espere pelo Senhor; Seja forte e deixe seu coração tomar coragem; Espere pelo Senhor! "(Salmo 27:14).
Algumas das maiores figuras da Bíblia - Abraão, José, Moisés, Davi - tiveram que esperar muitos anos para as promessas de Deus. Tudo o que aconteceu entretanto foi usado para prepará-los, interiormente e externamente. Então, quando eles alcançaram suas promessas, foram abençoados além da medida.
Deus nos convida a confiar em Sua bondade hoje e em Sua fidelidade amanhã. Entregar o controle para Ele é a principal via para experimentar Seu amor e paz. Ele une nossos corações com os dEle. Ele cria um nível de maturidade e caráter que levaremos conosco no futuro, e nos permite aproveitar ainda mais Suas bênçãos futuras."
Jade Mazarin, em
Nenhum comentário:
Postar um comentário