quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Valorizando Deus acima de tudo

“Nós nunca deixamos Deus porque valorizamos Ele pouco.
Nós trocamos Deus porque valorizamos algo mais do que Ele.
Deixe-me dizer isso novamente: Ninguém deixa Deus, abandona a Deus, troca a Deus, suprime a Deus, se afasta de Deus, simplesmente porque valoriza pouco a Deus.
Nós sempre nos afastamos de Deus porque valorizamos algo mais, e é por isso que é um insulto cósmico!
Esta é a indignação infinita do universo, que os seres humanos preferem algo mais do que Deus.”

John Piper

            É muito fácil não valorizar Deus acima de tudo quando nós não O amamos acima de todas as coisas. Quando nós apreciamos mais nosso conforto, segurança, prazer, bem-estar, Deus acaba ficando em segundo plano, e isto é o mesmo que lugar nenhum. Porque, com Deus é assim: ou Ele tem a primazia, o primeiro lugar em nosso coração, mente, atitudes, vida, ou não tem lugar nenhum. Ele só é digno do Trono. Se Ele não está reinando, então qualquer outra pessoa ou coisa está: em geral nosso ego obstinado, nossos desejos carnais e contrários à vontade de Deus, o diabo enganador e sutil com suas artimanhas que facilmente nos prendem, este mundo que jaz no maligno com seu sistema que quer nos emoldurar e suas propostas atrativas.
           
            Deixar Deus acaba sendo fácil, e muitas vezes imperceptível, quando sutilmente nos envolvemos e perdemos nosso tempo, dinheiro e vida, investindo, ou melhor, desperdiçando-os, com o que não satisfaz.

“Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição. Deem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi. Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.”

Isaías 55:1-3, 6-7

“Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo". Disseram eles: "Senhor, dá-nos sempre desse pão!". Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.”

João 6:33-35

            Deus nos convida à satisfação plena nEle! Ele quer nos deliciar! NEle nossa fome será realmente saciada, não com algo perecível, não com coisas temporais.
 Todavia, qual tem sido a mais comum resposta? Abandonamos Deus, desvalorizamos Deus, priorizamos e valorizamos mais coisas banais que prometem satisfação instantânea e real, que contudo é ilusória e banal:

"O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.”

Jeremias 2:13

           
            Plenitude de vida é o que Deus nos promete, satisfação total é o que recebemos quando escolhemos Fonte de água viva, o Pão do Céu. Não somos porém obrigados a fazer essa escolha. Como Esaú, podemos trocar “o direito de primogenitura” por “um prato de lentilhas”, valorizar o que satisfaz momentaneamente à troco do que é eterno.

“Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho. Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.”

Hebreus 12:16-17

            A decisão de valorizar qualquer coisa mais que a Deus, o terreno mais que o eterno, o passageiro mais que o duradouro, o instantâneo mais que o que realmente satisfaz pode parecer simples, fácil e agradável, mas ao final gerará tristeza sobre tristeza, e de nada adiantarão as lágrimas.

Lembre-se: Deus merece o primeiro lugar, o trono da nossa vida. Nenhum conforto, segurança, prazer ou bem-estar merecem a primazia. E porque preferimos a Deus mais que tudo, jamais O abandonaremos. Nós escolhemos amá-lO e valorizá-lO com todo nosso coração, nossa força, nosso entendimento, com todo nosso ser até o fim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário