terça-feira, 26 de julho de 2016

Aprendendo com Lídia

“No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que haviam se reunido ali. Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu. (...) Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia, onde se encontraram com os irmãos e os encorajaram. E então partiram.” Atos 16:13-15, 40

1.      Lídia era uma mulher de oração

Esta passagem nos diz que Paulo e Silas foram para o lugar de oração no sábado, e foi lá que conheceram Lídia. Ela não era uma mulher que negligenciava os lugares de oração e adoração nos dias estabelecidos. Ela era fiel a aparecer e estar presente. Dentro das nossas vidas, podemos sentir que não estamos perdendo nada se nós não comparecermos à igreja ou nas reuniões de família. Não há ninguém para nos empurrar para fora da cama ou do Netflix. Mas se Lídia não tivesse aparecido, uma peça muito importante na plantação da igreja em Filipos teria faltado! Não sabemos o que Deus está fazendo com a nossa simples presença.

2.      Lídia era uma mulher de trabalho

Nos é dito brevemente que Lídia era uma vendedora de púrpura. Naqueles dias, a cor roxa era majestosa, e por isso está implícito que Lídia era uma mulher de negócios bem-sucedida. Ela agarrou as oportunidades e foi fiel a elas. Demasiadas vezes, quando olhamos para nós mesmas, não colocamos fidelidade em nossa ocupação, pois esperamos um marido que venha e cuide de nós. Lídia não esperou. Ela colocou as mãos na tinta, dobrou a tela, cuidou de seus funcionários, trabalhou duro, e se levantou a um lugar de influência - sem a promessa de um casamento. Não há nenhuma garantia de um futuro marido que será capaz de fornecer tudo da maneira que você imagina. (Eu aprendi isso muito rapidamente após o casamento, quando meu marido estava, de repente, sem um trabalho na maior parte deste primeiro ano) Seja fiel com as ferramentas em sua mão.

3-      Lídia era uma mulher de culto

Lídia era conhecida como uma adoradora de Deus. Filipos era uma cidade líder fora da Macedônia, e uma colônia romana. Teria sido um lugar de muitos pensamentos e expressões religiosas. Adorar muitos deuses diferentes poderia ter sido a norma, mas Lídia era uma adoradora do Único Deus Verdadeiro. Ela não era uma adoradora tímida que mantinha seus pensamentos sobre Deus e em oculto; em vez disso, ela foi publicamente em um culto e em um momento que teria sido difícil adorar um único Deus.
Solteirice pode parecer um tempo prolongado de solidão e isolamento. Privatizar a nossa adoração pode ser uma forma de medo, por isso temos de fazer nosso culto conhecido. Seja a mulher que é conhecida como uma adoradora de Deus em um momento em que somos tentadas a auto-adoração, a homens, ideais perversos e sociedade materialista.

4. Lídia era uma mulher humilde que ouvia

O coração de Lídia foi aberto por Deus, e ela prestou atenção ao que Paulo disse. Solteirice pode parecer uma época que ninguém parece entender nossa luta e os nossos desejos, e os nossos corações podem começar a dobrar-se em si mesmos.
Lídia, pelo poder e agir de Deus, fez o oposto. Deus abriu o seu coração, e, em seguida, ela prestou atenção ao que diziam. Ela se humilhou e ouviu. Ouça aqueles que Deus colocou na frente de você, e o mais importante: a Palavra de Deus, o evangelho.

5. Lídia era uma mulher de obediência

Imediatamente depois que ela se ouviu, Deus fez com que Lídia obedecesse e fosse batizada. Ela escutou e obedeceu imediatamente. Ouça, e depois obedeça. Imediatamente.

6. Lídia era uma mulher de influência

Depois de Lídia ter sido batizada, toda a sua família, como o costume, também se batizou. Por causa de sua posição como chefe de uma casa e empresária respeitada, ela tinha influência com aqueles ao seu redor, e eles acreditavam no evangelho!
Esta é uma declaração poderosa sobre as implicações do que a fidelidade dentro das nossas vidas pode fazer. Seja fiel com as menores coisas, irmã solteira, e veja o que Deus poderá fazer com as pessoas ao seu redor.

7. Lídia era uma mulher de fidelidade

Não foram apenas as pessoas em sua casa que viram sua fidelidade, apesar de tudo. Demasiadas vezes ficamos com alguns para trás, buscando aprovação daqueles à frente de nós no ministério e liderança, ao invés de trabalhar duro com as pessoas dentro de nossa esfera imediata.
Paulo viu sua fidelidade somente após o povo reconhecer a adoração e a humildade. Seja fiel em exercício nos menores locais de sua vida, na sua casa, na sua escola, no seu trabalho, na sua comunidade e em seu estudo da Palavra de Deus.

8. Lídia era uma mulher de hospitalidade

Lídia abriu a casa imediatamente a Paulo e Silas, mas mais adiante, no capítulo, vemos ela abrindo sua casa para outros irmãos logo após Paulo e Silas terem sido libertos da prisão. As mulheres solteiras não são convocadas a praticar a hospitalidade apenas com mulheres solteiras mais jovens! Abra sua casa para casais e amigos de todas as esferas da sua vida. Pratique o dom da hospitalidade, acolhendo os outros, assim como Deus vos acolheu em Sua casa através de Jesus Cristo.
Deus começou uma igreja naquele mesmo dia em Filipos através da fidelidade de uma única mulher (e Deus quem a transformou e fez com que ela praticasse tais obras), e aquela igreja continuou a se desenvolver nos primeiros dias de propagação do evangelho. Então, para a glória de Deus, pratique estas coisas pelo auxílio do Espírito, exerça a fidelidade dentro da igreja local onde Deus a colocou e confie nEle para terminar o trabalho que Ele escolheu e criou em você através de Seu Filho Jesus Cristo!

Por Lore Ferguson Wilbert do blog Revive Our Hearts
Traduzido por Tornando-se Ester



Vamos conversar! Se você tiver alguma dúvida, pergunte abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário