Vingança é um caso sério. A Bíblia diz que a vingança pertence a Deus, mas nós humanos temos a pecaminosa tendência de sermos vingativos. Ainda quando oramos e entregamos o caso a Deus, se não tomarmos cuidado teremos pensamentos, sentimentos e atitudes vingativas. Ouvi duas histórias faz pouco tempo:
* Uma sobre uma mulher desprezada e o que ela fez ao seu namorado infiel. Enquanto ele namorava outra mulher, ela destruiu o carro dele, furou os pneus, pichou os bancos de couro, arranhou a pintura do carro com uma chave (ai até arrepio de imaginar a cena!hehehe) e quebrou os faróis com um taco de ferro. Ela disse: "Talvez na próxima vez ele pense antes de trair".
* Outra de uma jovem cujo carro escorrega numa estrada coberta de gelo e, quase batendo o carro e/ou caindo no precipício, clama por Jesus por socorro. Ela diz: "Jesus, assuma o volante, tire-o das minhas mãos porque não consigo fazer isso por mim mesma".
Quem nunca clamou a Deus em desespero, e não tramou vingar-se daqueles que nos machucaram? Somos bem parecidos com Jonas (leia sua história na Bíblia, o livro é pequeno e a história super legal e atual). Ele implorou a Deus para assumir o volante da sua vida, quando foi engolido por um enorme peixe (Jonas 2:1), contudo ele queria continuar segurando o taco e acabar com seus inimigos em Nínive. Quando seus inimigos se arrependeram e Deus teve misericórdia e perdoou-os, Jonas ficou "p da vida" com Deus. Ele ficou tão irritado que pediu a Deus pra tirar a vida dele, pois preferia morrer a ver os inimigos dele felizes e abençoados por Deus (Jonas 4:2-3).
Do mesmo modo, desejamos a ajuda de Deus, DO NOSSO JEITO. Queremos que Deus perdoe e salve, reservando-nos o direito de "quebrar os faróis" dos que nos ofenderam, traíram, quebraram nossa confiança, afinal, gostamos de vingança.
Com Deus não se brinca. A vingança pertence a Ele. O tempo e o lugar de fazê-lo também. Ele é Deus e sabe o que é melhor, pra todos. Ele é justo juiz e podemos confiar nEle. Se queremos realmente que Ele conduza o volante das nossas vidas, devemos urgentemente entregar-lhe também o taco.
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor." Romanos 12:19
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor." Romanos 12:19
Pri, tenho uma opinião esquisita sobre vingança. Por pior que seja, é um sentimento nobre e de vez em quando puro, pois é um sentimento humano. É ruim, porém nobre.
ResponderExcluirBom, Kawaii. Vejo que a vingança é sim um sentimento humano, mas não vejo que por ser humano seja nobre ou puro... mas são opiniões, visões diferentes a respeito... e eu respeito seu pensamento.
ExcluirEu acredito que as pessoas tenham que pagar enquanto vivas mesmo, ainda que não seja pela vingança, mas pela própria obra do destino.
ResponderExcluirAssim podem se converter e começar uma nova vida.
ResponderExcluir