domingo, 9 de dezembro de 2012

É hora de guardar


"Priscilla, está na hora de guardar seus brinquedos e vir almoçar. Vamos logo, filha!"- Minha mãe sempre gritava (e eu enrolava/aff). É difícil para a criança guardar os brinquedos espalhados por todo o quarto. Mais difícil ainda é para nós, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, guardarmos o coração (e põe difícil aí!). No nosso coração se encontra a fonte de quem somos. É lá que realmente vivemos, "sobre"vivemos, "subvivemos" ou morremos. Quando nosso coração se abastece de sonhos, visões, planos, nosso corpo, alma e espírito são afetados. Semelhantemente, quando nosso coração de entope com o lixo da amargura, desilusão, dentre outras toxinas, nosso corpo, alma e espírito são afetados. O brilho de nossa pele (e dos olhos), a saúde dos nossos ossos (do estômago então nem se fala) e o nosso andar diário (ou estagnação) são consequência direta do alimento de nosso coração.
Alguém me disse certa vez: "Você é o que você come". O que você tem comido? O lixo da mídia, recheado de ideias de traição, libertinagem, desonestidade, oposição ao que é santo e divino? Com o que você alimenta seu coração? Gosto de alimentar meu coração diariamente com a Palavra de Deus, com o amor de amigos (é por isso que gosto de ajuntar cadernos de recordação com mensagens de encorajamento, aceitação e amor de meus amigos por mim), com novos sonhos (apesar de nem sempre conseguir conservá-los), só assim a fonte da vida que há em mim, a fonte do meu coração, poderá deixar fluir águas vivas e limpas, e transbordar de amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." 
Provérbios 4:23


"E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. "
Marcos 7:20-23



Quando não guardamos (protegemos e cuidamos) o nosso coração nos corromperemos facilmente, endureceremos nossa alma e vida com bobagens e questões não sanadas advindas de problemas de relacionamento, viveremos em apatia, depressão e isolamento, morreremos sozinhos, ou melhor, morreremos vivos.
O coração é como uma casa com seus quartos, sala, cozinha, banheiro: Há até lixeiras (lugares onde vamos armazenando o lixo diário que entra) que precisam ser esvaziadas. Se não limparmos a  casa, a poeira tomará conta dela. Se não retirarmos o lixo, as lixeiras transbordarão. Se deixarmos a casa com suas janelas e portas sempre abertas, os ladrões virão e roubarão. Deus nos ajude a tomarmos a constante decisão de proteger e cuidar do nosso coração.

Um comentário:

  1. Amei o texto Pri, e repito: Que Deus nos ajude a tomarmos a constante decisão de proteger e cuidar do nosso coração!

    ResponderExcluir