sábado, 7 de julho de 2018

A forma mais sutil do orgulho

“Durante anos, tenho lutado com uma sensação de insuficiência.

Isso geralmente se desenrola em uma disposição de deferência: por que eu falo quando outros poderiam? Por que eu deveria ensinar uma aula quando outros são mais capazes? Por que eu assumiria essa posição quando outros são mais dignos disso? Quer falando, atuando ou recebendo, deixei os outros irem em primeiro lugar. O autodesignado correu entre a ninhada.

Nunca desafiei isso porque considerava isso uma mancha de humildade. Se o orgulho é a preocupação consigo mesmo: uma vida de autoinserção e reflexão de espelhos, então o oposto deve ser a humildade. Mas, como evitei diferentes oportunidades devido a uma sensação de inferioridade, o sentido debilitante da minha própria pequenez só cresceu.

Se, como eu, você viveu sob uma nuvem escura de inadequação; se o parasita da autopiedade drena sua energia para ir aonde Deus chama; se a ansiedade sobre a sua pequeníssima âncora lhe afasta de fé; Eu encorajo você a se juntar a mim em arrependimento.

Ele se escondeu entre a bagagem.

Ele nunca quis o papel. Ele nunca fez campanha para ser rei. Ele era de um humilde clã da menor das tribos de Israel (1 Samuel 9:21). Quem era ele para estar no comando? Milhares de homens capazes o cercaram, por que ele deveria ser o primeiro rei (humano) de Israel? O medo o agarrou, as pessoas o escolheram, Israel o procurou - então ele fugiu, esperando que nunca fosse encontrado.

Uma sensação de insignificância fez com que Saul, o homem mais alto de Israel, jogasse esconde-esconde para escapar de sua vocação.

Mas ele perdeu e as pessoas encontraram seu esconderijo e o coroaram de rei. Rodeado por um mar de inimigos, Saul logo enfrenta um exército, ele não pode derrotar sozinho. Deus concede a Israel a vitória e ordena a Saul que devolva tudo - e todos - à destruição. Em vez disso, as pessoas mantiveram os melhores animais e tesouros, e mantiveram vivo o Agague, o rei derrotado. Quando Samuel confronta Saul quanto ao porquê, ele ouve os carneiros sangrando, Saul contou o que eles fizeram.

Agora ouça o que Samuel diz a Saul,

    "Embora você seja pequeno em seus próprios olhos, você não é o chefe das tribos de Israel? O Senhor te ungiu rei sobre Israel. E o Senhor enviou você em uma missão e disse: "Vai, dedica à destruição os pecadores, os amalequitas e lutar contra eles até serem consumidos" (1 Samuel 15: 17-19).

Saul desobedeceu a Deus porque ele era muito pequeno aos seus próprios olhos. O gigante de Israel se sentiu como um anão em comparação com as pessoas (1 Samuel 15:24). Ele temia-lhes mais do que Deus e comprometeu a missão que Deus lhe deu por causa disso.


A pequenez nos nossos olhos é um vírus que imita a humildade que tenta alguns de nós fazer o mesmo que Saul. Ele sabia o comando, viu a ovelha sendo levada - mas, quem era ele para dizer o contrário? Ele era um nada, ninguém, uma formiga. Ele não considerou que o Senhor o fez rei ou que o Senhor o enviou em uma missão. Ele se levantaria para a ocasião, não porque ele fosse grande, mas porque o Rei que ele servia era.

A pequenez nos seus próprios olhos, uma sensação de inferioridade, alimentou a dele e a transgressão do povo. Ele evitou a responsabilidade porque não se sentia igual e sua covardia ameaçou seu povo e ele finalmente perdeu seu reinado como resultado.


A humildade diz: "Eu sou pequeno... mas meu Deus é grande, então irei, falarei e farei. "A covardia, o orgulho e a autopreocupação dizem: "Eu sou insignificante, outros são mais qualificados, não quero arruinar tudo para mim e para os outros aceitando. Deus realmente não sabe o que está fazendo para me enviar, não vou perder meu tempo.
Ele não vai ficar comigo nas ondas, então ficarei no barco.
A graça de Jesus não é realmente suficiente, afinal. Seu poder não é realmente perfeito na minha fraqueza.”

A verdade é que sempre há pessoas mais qualificadas. Alguém conhece melhor a Bíblia. Alguns são mais humildes, desinteressados ​​e equipados para liderar. Mas quando o Criador todo sábio, que chama quem Ele quer, nos convida a falar, servir e agir, é muito bom obedecer. Ele nos dá posição e algo a proclamar:

    “Mas você é uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo para sua própria possessão, para que você proclame as excelências daquele que o chamou das trevas para a Sua luz maravilhosa.” (1 Pedro 2: 9)

Embora pequeno a seus próprios olhos, o Deus poderoso que o chama a sair como um embaixador, promete ir com você (Mateus 28: 18-20, Hebreus 13: 5). A grande mensagem que levamos vence a vida de não intrusividade.

Você ainda pode se sentir extremamente fraco... Mas Deus não só usa os fracos como também Seu poder é perfeito na fraqueza (2 Coríntios 12: 9-10). Os cristãos não devem ser como o mundo e esconder suas fraquezas no porão. Como Paulo, nos vemos em nossas fraquezas, pois, quando somos fracos, então somos fortes.

De pé em meus próprios olhos, resolvi, com a ajuda do Espírito, sair na fé e provar que os justos são tão ousados ​​quanto os leões (Provérbios 28: 1).

Que o orgulho sutil que nos mantém ancorados na posição fetal seja quebrado quando imitamos o poderoso rugido de Cristo. Ele sozinho fortalece os corações tímidos, encoraja os discípulos assustados e torna os fracos fortes quando levantamos os olhos da nossa fragilidade para Ele.

Ele deve ser ótimo aos nossos próprios olhos.”


Greg Morse, em



http://www.desiringgod.org/articles/the-most-subtle-form-of-pride

Nenhum comentário:

Postar um comentário