sexta-feira, 18 de maio de 2018

Quando você não conseguir ouvir Deus, continue falando com Ele

“Nosso mundo está cheio de pecado e sofrimento, o tipo de dor e escuridão que penetra em cada coração e vida. Não há como contorná-lo. Seguir Jesus nos salvará de mil males, mas não nos impedirá de nos machucar nesta vida.

Se O conhecemos, sabemos no fundo que esses sofrimentos destacam a nossa dependência (2 Coríntios 1: 8-9) e nos ajudam a confortar os outros com o próprio conforto de Cristo quando compartilhamos seus sofrimentos (2 Coríntios 1: 3-7) . Sabemos que a força de Deus é perfeita nas nossas fraquezas, e até sabemos o sentimento profundo de estar "satisfeito" com a nossa fraqueza por causa dessa realidade (2 Coríntios 12:10). Sabemos que nossas provações produzirão uma fé testada, refinada e cheia de alegria glorificada (1 Pedro 1: 6-7). Conhecemos profundidades que podem criar uma profunda esperança sob a dor mais profunda.

Exceto que, às vezes não.

Às vezes, nós pregamos essas verdades para nós mesmos e nossos corações não são movidos. Nós gememos e desejamos que a vida seja tão diferente do que é (Romanos 8:23). Oramos e clamamos e suplicamos, e as coisas só parecem ser mais irresistíveis e difíceis. Às vezes, nossos corações simplesmente sofrem com a dor de sonhos quebrados, relacionamentos quebrados, corpos quebrados e pecaminosos.

Você já teve essa experiência? A esperança não vem. A felicidade não inunda seu coração. As nuvens de depressão não explodem. As lutas abruptas simplesmente o dominam mais. Os relacionamentos não são restaurados. O que podemos fazer?

Às vezes, acumulamos expectativas nocivas em circunstâncias já dolorosas. Poucas coisas são mais apreciadas do que "ter tudo junto". Mesmo nos círculos cristãos, há uma sutil corrente subterrânea que sempre devemos ter uma esperança cintilante logo acima da sujeira do desespero.

No Salmo 88, os autores começam afirmando: "Ó Senhor, Deus da minha salvação", mas esse primeiro verso é a última nota de esperança no Salmo. Só se lamenta depois dessas seis palavras. Agora, é claro, há perguntas, como a do Salmo 88:10, que se respondidas corretamente inundariam nossos corações com esperança. Mas os salmistas ainda não estão lá. Eles só estão fazendo perguntas difíceis.

Como nos afligimos como o Salmo 88 - sem minimizar nossa dor e sem perder nossa esperança?

Primeiro, penso que a experiência normal da vida em Cristo será uma que é triste e regozijante, (2 Coríntios 6:10) - evangelho - a esperança quebrando e o trabalho desesperando, lado a lado, cada dia até que Jesus retorne. Devemos esperar sofrer, e pregar para nós mesmos que a verdade profunda do evangelho brilha através dela, e mesmo nela.


Em segundo lugar, às vezes passamos por períodos de luta mais esmagadora do que uma esperança irresistível. A vida é irresistível. Parece demais. Parece que Deus está empilhando-o. Meu conselho é seguir o exemplo no Salmo 88 e continuar falando com o seu Salvador - mesmo quando você não está pronto para recitar todas as respostas certas ainda.

Diga-lhe que você confia nEle, mas que você precisa dEle para ajudar em sua incredulidade atual (Marcos 9:24). Às vezes, são as repetidas conversas difíceis com Deus que, eventualmente, trazem o avanço para a intimidade e ajudam a necessidade desesperada. Não carregue sobre si mesmo o encargo extra de "estar bem". Coloque esse peso de lado e olhe para Jesus (Hebreus 12: 1-3), lançando todos os seus cuidados sobre Ele. Seja sincero com Deus. Ele pode lidar com isso. E Ele cuida de você (1 Pedro 5: 7)!

Terceiro, sejamos honestos e compassivos uns com os outros. Vamos nos sentar rápido com as pessoas e chorar com as pessoas (Romanos 12:15), e estar ansiosos para suportar os fardos uns dos outros (Gálatas 6: 2). Uma das maneiras surpreendentes com que Deus conforta seu povo é através do conforto de outros crentes que também lutaram e podem se relacionar (2 Coríntios 1: 3-11).

Quando a vida parece difícil demais, conte a Deus. Quando parece que Deus não está perto, conte a Deus. Quando parece que você não pode continuar, conte a Deus. Quando parece que a dor nunca vai parar, diga a Deus. Quando parece que você quer desistir das coisas, diga a Deus. Quando se sente sombrio e escuro, e nenhum raio de luz está passando, diga a Deus.

Ele é seu Salvador. Isso não vai mudar. E mesmo quando não se sente assim, Ele está ouvindo.

E então, encontre alguns membros da família de Cristo comprada pelo sangue, e diga-lhes também. Estamos destinados a suportar os fardos uns dos outros. Retire a máscara. Retire a fachada das redes sociais. E deixe as pessoas entrarem na sua vida para que possam estender-lhe o conforto de Cristo e ajudá-lo a suportar o desconforto único que você está trazendo hoje - físico, relacional, espiritual ou de outra forma.

Deus irá ajudá-lo - através da oração ao buscá-lo, através de Suas promessas enquanto você as lê, e através de Seu povo enquanto você os aproxima de sua vida.”


Dave Zuleger, em



Nenhum comentário:

Postar um comentário