quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

A beleza da desigualdade

“Elisabeth Eliot disse que nossas desigualdades são essenciais para a imagem de Deus. Ela descreveu a desigualdade inerente ao ser masculino ou feminino - somos diferentes e recebemos papéis diferentes, mas sobrepostos. A igualdade não é o ponto.

No entanto, em nossas desigualdades existe uma espécie de igualdade. Tanto os machos quanto as fêmeas não podem fazer as coisas que o outro pode. Eu ainda não conheci um homem que pode cultivar um ser humano em seu corpo e criá-lo no mundo. E nunca encontrei uma mulher que pudesse impregnar outra, levando consigo mesma semente da vida.

Mas, como membros do corpo de Cristo, somos iguais? Somos devidos dons iguais de Deus, como a criança no Natal contando os presentes de seu irmão para a mesmice?

Deus não dá presentes de forma igual. E quando somos mais fracos, é natural começar a invejar o mais forte. Especialmente nossas irmãs que são como nós, exceto um pouco melhor em tudo, um pouco mais fortes, um pouco mais agregado. Joe Rigney diz que a inveja tende a se reproduzir mais perto de casa. Eu gasto zero tempo preocupado com a forma como meço contra meus heróis na fé, como Corrie Ten Boom. Mas faço um balanço de como eu comparo com o meu generoso amigo Christy, ou minha grande irmã de coração, Jessica.

Quando vemos as forças e os talentos de nossas irmãs em Cristo e vemos nossas próprias fraquezas, não parece haver qualquer tipo de igualdade na desigualdade. E se tentarmos forçar esse tipo de igualdade, devemos ouvir nosso Senhor através de Paulo,

 “Pois pela graça dada a mim, digo a todos entre vocês que não se considerem mais do que deveria pensar, mas que pensem com um juízo sóbrio, cada um de acordo com a medida de fé que Deus atribuiu. Pois, como em um só corpo, temos muitos membros, e os membros não têm a mesma função, então nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente os membros uns dos outros. Tendo dons que diferem de acordo com a graça dada a nós, usemos-os: se profecia, proporcionalmente à nossa fé; Se serviço, em nosso serviço; Aquele que ensina, em seu ensino; Aquele que exorta, em sua exortação; Aquele que contribui, com generosidade; Aquele que lidera, com zelo; Aquele que faz atos de misericórdia, com alegria.” Romanos 12: 3-8

Não há igualdade nos dons de Deus. Ele é livre para dar como escolhe - essa é a natureza de um presente/dom. Não merecemos a igualdade, não importa o que a nossa ética norte-americana tenha tentado cortar no tecido das nossas mentes. Devemos pegar nossos raspadores de costura e rasgar essas mentiras. O simples fato de que alguns foram dotados com mais do que outros não diminui o valor que é concedido a cada um de nós.

A outra coisa notável sobre a passagem acima é que Deus espera que meçamos nossa fé à luz dos outros. Ele espera que notemos discrepâncias e isso é suposto para nos tornar sóbrios e humildes - não choramingar ou reclamar direito. Em vez de passar o tempo comparando-nos com os outros, devemos nos dedicar seriamente a servir o Senhor com a porção que Ele nos deu. Seja dado dois, cinco ou dez talentos, alimentemos o fogo em nós para usar nossos dons para a glória de Deus.

Mas o que fazemos quando nossas fraquezas parecem mais numerosas que nossas forças? O que acontece quando a medida da nossa fé é minúscula e nossos dons parecem engolidos pela nossa fragilidade? É quando fazemos algo muito estranho: nos vangloriamos. Enquanto agarramos a Jesus, em Quem nossa minúscula fé está totalmente definida, nós possuímos nossas fraquezas e começamos a nos gabar:


"Por isso, eu me gloriarei com mais prazer de minhas fraquezas, para que o poder de Cristo possa descansar sobre mim. Por causa de Cristo, então, estou satisfeito com fraquezas, insultos, dificuldades, perseguições e calamidades. Pois, quando eu for fraco, então sou forte." 2 Coríntios 12: 9-10

A privação do sono faz parte da minha vida como uma mãe com um filho com necessidades especiais que tem problemas neurológicos no sono. Nosso filho tem quase quatro anos, e ele é o menor de cinco filhos. A maternidade sempre trouxe fadiga, mas nunca tanto quanto nos últimos quatro anos. Eu vivi no final da minha corda - o oposto da força.

Se alguém me dissesse há quatro anos que eu estaria enfrentando anos de privação de sono significativa sem fim à vista, eu teria dito: "Eu não posso. Não tem jeito. Pessoa errada." Então, como é que estou sentada aqui digitando e não mentindo em uma poça no chão? Como há risadas na garganta? Como posso ser visto por outros tão forte quando sei que não sou?

Ele fez isso da maneira que sempre faz, com uma graça poderosa. Ele tem levantado a cabeça de uma mãe humilde que dormiu pouco, enquanto ela cuida de seu filho de necessidades especiais e faz com que toda graça abunde para ela através de Sua presença, e me proporcionando irmãs e irmãs fortes em Cristo.

Quando somos fracos, precisamos da força do forte. Precisamos de seu sacrifício de serviço quando eles trazem refeições e mantimentos. Precisamos de sua fé derramada para nós em oração. Precisamos de suas exortações e admoestações. Precisamos de sua generosidade, de sua misericórdia, de sua liderança, de seus dons. Como Deus nos fortalece quando somos fracos? Ele faz isso através de Cristo. E ele faz isso através do corpo de Cristo - em toda sua gloriosa desigualdade.

Não sei se você se sente forte ou fraco. Não sei se você se sente competente para a vida que você recebeu com uma compreensão clara de sua medida de fé, habilidades e dons, ou não. Mas sei que Deus lhe deu algo - seja pequeno ou grande. Não se preocupe porque sua medida é diferente da irmã ou irmão ao seu lado.

Se você sente que não tem força, nada a oferecer, nem capacidade em si mesmo, você pode estar na posição mais poderosa de todos - o lugar onde Deus se resume a ser sua força em fraqueza e fragilidade. O lugar onde a sua alegria não está em seus dons, mas na vitória de Cristo por sua falta e o aumento de Cristo em sua diminuição. Olhe para Ele para abençoá-lo com Sua medida de fé e dons, e nos tempos de magreza, olhe para Ele para abençoá-lo ainda mais conSigo mesmo.”


Abigail Dodds, em



Nenhum comentário:

Postar um comentário