domingo, 3 de setembro de 2017

O rei de Israel consultou com uma bruxa?

“Aqui está uma boa pergunta que nos leva a uma discussão sobre o que pensar em coisas como adivinhos, necromantes, leitores de palmeiras, bruxas, e assim por diante: "Olá Pastor John, meu nome é Kristine, ouvinte para o podcast na Noruega. Em I Samuel 28, Saul quer entrar em contato com Samuel através de um meio, e ele faz. Mas como isso pode ser possível? Você não pode contatar pessoas mortas. E todos os espíritos, exceto o Espírito Santo, são do diabo. Por que o capítulo 28 não o proíbe e quais são seus pensamentos sobre esta passagem?"

Aqui está a resposta curta para Kristine, e então vou dizer um pouco mais. Primeiro, I Samuel 28 tem muito a dizer sobre a consulta com necromantes e médiuns que interagem com os mortos, e tudo isso é negativo. O ponto aqui e em todo o Antigo Testamento é que o povo de Deus não deve consultar com médiuns, não porque não existe comunicação com os mortos, mas porque é uma abominação tentar se comunicar com os mortos. O ponto nunca é que é impossível, mas que é perverso e pecaminoso e derrubará o julgamento de Deus se o fizermos. Essa é a resposta curta.

A situação em I Samuel 28 é que Saul e Davi estiveram em desacordo há muito tempo, e Davi está aumentando a favor de Deus para ser o novo rei. Saul está ficando cada vez mais desobediente e inaceitável como o rei de Deus. De volta ao capítulo 15, Saul desobedeceu a Deus e não conseguiu destruir os amalequitas. Samuel, o profeta, confronta-o e diz que Deus agora o rejeitou como rei. Ele despedaçou o reino dele. Ele vai dar a Davi.

Então Samuel diz algo muito significativo em I Samuel 15: 22-23. É muito relevante para o que acontecerá no capítulo 28. Saul havia defendido sua desobediência dizendo que pretendia sacrificar algumas coisas roubadas a Deus. Samuel diz: "Eis que obedecer é melhor do que o sacrifício... Porque a rebelião é como o pecado da adivinhação - necromancia, médiuns - " e a presunção é como iniquidade e idolatria. Por ter rejeitado a palavra do Senhor, Ele também o rejeitou para ser rei".

Você escutou a referência à adivinhação? A adivinhação refere-se a tentar obter revelação sobre o futuro e sobre os planos secretos de Deus ao usar meios demoníacos ou meios que envolvem transações com os mortos. Samuel diz que é, em essência, rejeitar a palavra do Senhor. A palavra do Senhor não é suficiente. Samuel diz que a desobediência de Saul, portanto, é como uma adivinhação. É como uma idolatria. Ele coloca a adivinhação e idolatria na mesma categoria, e essa é a questão da raiz no uso de médiuns e necromantes. Ele coloca os médiuns e os necromantes no lugar onde Deus pertence. Deus nos diz tanto quanto Ele quer que saibamos sobre os conselhos secretos de Seus planos para o futuro.


Quando o profeta Isaías acusa as pessoas de se envolverem com médiuns, ele diz assim: “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” (Isaías 8:19-20). É por isso que Samuel o chama de idolatria. Se nos dirigimos a meios para descobrir algo sobre a nossa vida que Deus nos retira, colocamos-nos na posição que só Deus deve ter. Esta é uma grande abominação, e Samuel a chama de idolatria.

Moisés em Deuteronômio 18: 10-12 fala assim: "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.".

Quando chegamos ao 1 Samuel 28, vemos que é exatamente isso que Saul faz. Ele faz essa abominação. Embora ele tenha abandonado todos os médiuns do reino, ele se disfarça. Ele vai à noite, então ele sabe que está fazendo um grande mal, mas ele afundou tão baixo. Ele pergunta ao meio, a bruxa de Endor - o médium, o necromante - para chamar Samuel da morte. Samuel, entretanto, morreu. Ela faz isso, e ele o vê e ela o vê. Eles sabem o que está acontecendo. Samuel o confronta e prevê que Saul morrerá na batalha porque quebrou a lei de Deus em todos os níveis e afundou a degradação agora de usar um meio ilegal. Este é o fundo da degradação de Saul, e esse é o ponto do capítulo. Ele afundou isso baixo, apesar de todos os privilégios de Deus para ele. Em sua próxima batalha com os filisteus, ele é um homem morto.

O ponto deste capítulo não é que a necromancia e a adivinhação ou o trabalho dos médiuns é impossível, mas que deve ser evitado a todo custo pelo povo de Deus, porque é um assalto à sabedoria, à autoridade e ao amor de Deus, e é, portanto, categoria de idolatria e rebelião e abominação.

Eu diria a Kristine: a resposta cristã para bruxas e médiuns e feiticeiros e encantadores e necromantes e os usuários de presságios e adivinhação e tabuleiros Ouija ou algo assim, a resposta não é que tais coisas são irreais ou impossíveis - não somos secularistas; Nós somos supernaturalistas - o ponto não é que eles são irreais, mas que você não deveria, de qualquer forma, participar deles. Eles são maus. Eles são idólatras. Eles são rebeldes. Eles são abomináveis, para usar todas as palavras que a Bíblia usa. E por essa razão, devem ser renunciados pelo povo de Deus. Devemos orar e implorar àqueles que o fazem para se afastarem desse tipo de abominação.”


Entrevista com John Piper, em


Um comentário:

  1. Gostei muito do texto. Espero que mais pessoas leiam. Eu vi em uma serie de livros do charles swindoll que essa episódio foi, na verdade, forjando pela bruxa a quem Saul consultou. Ele disse que a conversa nao foi real e que foi tudo invenção da bruxa. Preciso me recordar de qual livro eu li isso para refrescar minha memória e me recordar de quais argumentos ele usou. Mas a reposta de John Piper foi ótima. Embora eu ainda não entenda como um ser humano consegue chamar alguém já morto através de seu próprio poder sem o auxílio de Deus. Esse é um daqueles episódios extremamentes estranhos da Bíblia que a gente não entende muito bem e prefere continuar não entendendo. Rs
    Parabéns pela tradução!

    ResponderExcluir