domingo, 9 de julho de 2017

Promessas saudáveis e não saudáveis

“A esperança é para a nossa alma o que a energia é para o nosso corpo. Assim como nossos corpos devem ter energia para continuar, nossas almas devem ter esperança de continuar.

Quando nosso corpo precisa de energia, nós comemos alimentos. Mas quando nossa alma precisa de esperança, o que nós a alimentamos? Promessas.

Por que alimentamos nossas promessas da alma? Porque as promessas têm a ver com o nosso futuro, e esperança é algo que só sentimos sobre o futuro - cerca de dez minutos a partir de agora ou dez meses ou dez mil anos.

Nós nunca somos esperançosos sobre o passado. Podemos ser gratos pelo passado. O passado pode inspirar ou mesmo garantir um futuro esperançoso para nós. Mas todas as coisas maravilhosas que nos aconteceram no passado não alimentarão nossa esperança se nosso futuro parecer desolador.

No entanto, se o nosso futuro é promissor, nossa alma será esperançosa, mesmo que nosso presente seja miserável, porque a esperança é o que mantém a alma em movimento.

Assim, "comemos" promessas, que nossa alma digere (acredita) e converte à esperança.

Ao alimentar o corpo, há "alimento saudável" e há "comida não saudável". Ambos irão, no curto prazo, produzir energia. Mas o alimento saudável fornece os tipos direitos da energia, realça a operação dos sistemas complexos do corpo, reforça sua resiliência de encontro à doença, e aumenta sua durabilidade e longevidade. A comida não saudável, por outro lado, tem essencialmente o efeito oposto em todas estas áreas, e contribui para a doença do corpo ao longo do tempo.

Da mesma forma, há "promessas saudáveis" e "promessas de lixo". Ambas irão, a curto prazo, produzir esperança. Mas promessas saudáveis ​​fornecem o tipo certo de esperança e promovem a saúde em toda a complexidade da alma humana. As promessas de sucata provam ser finalmente tóxicas e conduzem à morte da alma.

Tanto a nutrição física e espiritual são importantes, porque sempre nos tornamos o que comemos. Devemos ter maior cuidado, porém, no que alimentamos nossas almas, porque muito mais está em jogo.

O mundo e o diabo estão muito conscientes de que nos alimentamos de nossas promessas de almas, e é por isso que, como comida não saudável, as promessas de lixo estão em toda parte. Eles são fortemente comercializados (observe cada tentação de pecar é uma promessa de algum tipo de felicidade), embalados de forma atraente, saborosas (embora não verdadeiramente ricas), convenientes, e tem um fascínio particular quando você está com pouca esperança. Eles fornecem um zumbido rápido de falsa esperança e arruinam seu apetite por promessas verdadeiramente saudáveis.

Mas as promessas do lixo sempre decepcionam porque seu zumbido é seguido por uma esperança mergulhada na culpa, na vergonha, e no vácuo. Eles nunca entregam a felicidade que prometem porque nossas almas são projetadas para uma esperança muito melhor. E, no entanto, promessas de lixo podem ser viciantes, porque a nossa esperança de satisfação pode nos enviar de volta procurando outro zumbido rápido e falso.

"O homem não vive só de pão, mas. . . Por cada palavra que vem da boca do Senhor "(Deuteronômio 8: 3, Mateus 4: 4). Nossas almas são projetadas para serem nutridas pelas "preciosas e grandes promessas" de Deus (2 Pedro 1: 4).

Mas essas promessas não são meras palavras humanas; Eles são vivos e ativos (Hebreus 4:12), procedendo diretamente da Palavra viva, Jesus Cristo (João 1: 1). Ele é a Palavra de Deus (Apocalipse 19:13) e "todas as promessas de Deus acham o seu sim nEle" (2 Coríntios 1:20).

O que poderia dar mais esperança às nossas almas pecadoras do que as promessas de Jesus de perdoar completamente todos os nossos pecados, remover todo o juízo e ira do Pai contra nós, estar sempre conosco (Mateus 28:20) e nos dar eterna Vida na presença de Deus com alegria plena e prazeres para sempre (Salmos 16:11)? Somente nEle encontramos "um futuro e uma esperança" (Jeremias 29:11).

É por isso que Jesus chamou a si mesmo o pão da vida (João 6:35). A graça do passado de Sua morte e ressurreição garante um fluxo interminável de esperança - dando graça futura para nós estendendo-se para a eternidade. Comer essas promessas é comer este pão vivo e viver para sempre (João 6:51).

E Jesus fez da Bíblia o armazém de alimentos nutritivos e vivos para os seus santos. É abastecida de promessas, e Ele nos convida a vir comer nosso prato cheio de graça (Isaías 55: 1)!

Este alimento vivo da alma é mais vital a nossa saúde final do que o alimento corporal. Mas aprender a comer bem por causa do bem-estar do nosso corpo tem lições valiosas para comer bem para o bem-estar da nossa alma. E uma dessas lições valiosas é que nossas preferências de gosto podem ser alteradas.

Nossos gostos são condicionados por hábitos e maneiras erradas de pensar sobre comida. Como comer alimentos saudáveis, comer promessas saudáveis ​​exige mais trabalho para planejar - novos hábitos de disciplina que não são tão convenientes e divertidos como com as promessas de lixo. E se nós nos tornarmos condicionados a promessas pesadamente processadas, açucaradas, vazias, artificialmente projetadas para ser viciantes, nós podemos achar o gosto e a textura do alimento verdadeiro menos agradável à princípio.

Mas essas preferências de hábito e gosto irão mudar à medida que continuarmos com isso e experimentarmos cada vez mais os benefícios substanciais que sustentam a esperança e que se aprofundam.

A única maneira de quebrar o hábito de comer promessas de comida não saudável é cultivar o gosto por ricas, nutritivas, duradouras, profundamente satisfatórias e verdadeiras promessas. É preciso comer comida real para desenvolver o gosto por comida real. Devemos ser pacientes. Velhos gostos não diminuem e novos sabores não são adquiridos durante a noite. Podemos achar útil mudar alguns hábitos alimentares corporais ao mesmo tempo, e deixar essa experiência ilustrar a realidade espiritual. Mas, enquanto nos aproximamos, Deus nos encontrará e nos ajudará a "provar e ver" que Ele é bom (Salmo 34: 8).

"O Deus da esperança" quer que nos deleitamos com as Suas promessas e sejamos cheios de "toda a alegria e paz na crença, para que pelo poder do Espírito Santo possamos abundar em esperança" (Romanos 15:13).”

Jon Bloom, em


Nenhum comentário:

Postar um comentário