sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cuidado com a "ajudinha"

“Muitas vezes eu tentei "ajudar" a Deus cumprir seus planos - isto é, os planos que eu gostaria que Ele tivesse para mim. Planos que iriam me dar o que eu queria. Ou o que eu achava que "merecia". Mas ao estudar Gênesis, eu vejo que, enquanto Abraão estava esperando, Deus estava trabalhando. Moldando o seu caráter. Ensinando-lhe paciência. Foi nessa espera de 25 anos que Abraão chegou de fato a conhecer Deus intimamente. Foi naqueles anos - aparentemente desperdiçados - que Deus o transformou. E depois de décadas de espera, Abraão estava pronto para a maior prova de sua fé: ele foi convocado a sacrificar Isaque, o filho da promessa! O filho que ele tanto havia esperado!
A fé de Abraão não estava enraizada na promessa de descendentes. Se assim fosse, ele nunca teria tomado Isaque para ser sacrificado e não teria abandonado o que Deus lhe havia prometido anos antes. Ele teria agarrado firmemente a Isaque, se sentindo no direito a posse desse filho.

Abraão não estava agarrado a seu próprio entendimento do cumprimento da promessa de Deus. Portanto, em última análise, a fé de Abraão estava na fidelidade de Deus!
A fé de Abraão não era somente na promessa. Sua fé estava enraizada no Criador da promessa. Porque sua fé não estava no que Deus faria para ele, mas no próprio Deus! Abraão estava disposto a arriscar. Ele poderia fazer o que Deus pediu, pois não estava confiando em um determinado resultado. Ele estava confiando em Deus. A espera de Abraão fortaleceu sua fé. Ensinou-lhe os caminhos de Deus. Mostrou-lhe a fidelidade de Deus. Abraão sabia que Deus forneceria tudo o que ele precisava.

E não vejo a minha espera de maneira diferente. Talvez Deus está fazendo que eu e você esperemos pelas mesmas razões que ele fez Abraão esperar: para forjar a nossa fé. Para tornar-nos atentos à sua voz. Para nos aprofundarmos em nosso relacionamento com Cristo. Para solidificar a nossa confiança. Para nos preparar para o ministério do evangelho. Para nos transformar em Sua semelhança.

E hoje eu posso ver que "esperar" é a resposta mais preciosa que Deus pode nos dar. Pois faz-nos agarrar a Ele, em vez de agarrar-se em resultados. Deus sabe o que eu preciso. Eu não. Ele vê o futuro. Eu não posso! Sua perspectiva é eterna. A minha não é. Ele me dará graciosamente o que será melhor para mim enquanto eu estiver aqui. E - quando - for melhor para mim.
Paul Tripp diz: “Esperar não é somente sobre o que eu receberei no final da espera, mas sobre quem eu me tornei enquanto esperava.”


Por Vaneetha Rendall Risner do blog Desiring God
Traduzido por Tornando-se Ester

Nenhum comentário:

Postar um comentário