segunda-feira, 20 de outubro de 2014

James Lind x escorbuto


"Não há nada mais difícil de realizar, mais arriscado de fazer ou mais incerto em seu sucesso do que MUDAR. Muitas pessoas bem educadas, mesmo depois de serem confrontadas com a verdade, não se dispuseram a mudar.

James Lind, um cirurgião naval britânico, publicou um livro em 1753 no qual afirmava explicitamente que escorbuto poderia ser eliminado simplesmente dando suco de limão para os marinheiros. Ele citou muitas histórias de sua experiência como cirurgião naval no mar; provou que muitas coisas como mostarda, tamarindos, laranjas e limões previnem o escoburto.

Vocês devem achar que o Dr. Lind foi elogiado e recebeu muitas honrarias por essa grande contribuição, mas foi o contrário que aconteceu. Ele foi ridicularizado. Na verdade, o Almirantado e outros médicos ignoraram o conselho do Dr. Lind por quarenta anos. Um capitão levou seu conselho a sério - o agora famoso Capitão James Cook, que encheu seu barco com um amplo suprimento de frutas frescas.

A Sociedade Real fez uma homenagem ao Capitão Cook em 1776 por seu sucesso, mas os oficiais da Marinha ignoraram seu relatório. Só em 1794, no ano da morte do Dr. Lind, um esquadrão da Marinha britânica recebeu um suprimento se suco de limão antes de uma viagem. Ela durou 23 semanas sem nenhum caso de escorbuto, mas passou-se outra década antes da criação dos regulamentos que exigiam que os marinheiros bebessem uma ração diária de suco de limão para evitar o escorbuto. Com esse decreto, o escorbuto desapareceu da Marinha britânica.

Não deixe que sua atitude em relação à mudança ou sua predisposição a evitá-la crie obstáculos prejudiciais a seu sucesso pessoal.”
John C. Maxwell

2 comentários:

  1. Quero ainda ter o merecimento de gravar e por a voz em seus poemas
    Parabéns pelos textos que com certeza foi doados por Deus
    Felipe Alves
    www.grupofelipealves.com.br
    facebook.com/locutorfelipealves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário, Felipe!
      Fique à vontade para gravar quaisquer poemas de minha autoria,
      desde que não se esqueça de citar o nome do autor
      (você pode encontrar vários aqui no blog e na página (Pri de Luz) no facebook).

      Excluir