quinta-feira, 9 de maio de 2013

Deus está no controle dos poderosos


Por vezes julgamos que indivíduos poderosos detêm o controle total das circunstâncias, aparentemente com poder ilimitado. Por mais que nos esforcemos e façamos tudo o que está ao nosso alcance, chegamos a nos sentir como peças de xadrez nas mãos daqueles que governam (o mercado de trabalho, a mídia, política, economia global...). Se você tem um padrinho consegue um cargo bom, mas se não tem a indicação de um indivíduo/corporação influente sente o desânimo aflorar com cada porta que se fecha, ainda que tenha qualificação, talento, inteligência e todos os requisitos necessários para ocupar o cargo.
Esquecemo-nos de algo essencial para uma visão correta, que consequentemente nos levará a uma postura correta: "O poder dos indivíduos poderosos foi concedido pelo Senhor, por isso é limitado. Quando Deus diz "pulem", eles pulam, mesmo que não acreditem nEle nem achem que Ele é grande". Steve Farrar

“Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.” Provérbios 21:1

Jesus é o Rei dos Reis, Senhor dos Senhor, Juiz dos juízes, Pai dos pais, professor dos professores, Patrão dos patrões, etc. Entendem? Ele é o Todo-Poderoso, o Poderoso dos poderosos, aquele que tem sob Seu controle cada autoridade e pessoa poderosa, o que inclui primeiros-ministros, presidentes, diretores executivos, ditadores militares, reitores, chefes de polícia, membros de conselhos escolares, o papa, bispos, pastores, padres, presbíteros, professores e qualquer outro ser em posição de destaque/autoridade.

Faz bem lembrar que Deus controla cada um que respira, seja ele fraco ou forte.

“Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.” Isaías 42:5

Acho fantástico quando Ele intervém na história só pra mostrar quem está no controle. Lembram-se de Nabucodonosor? Ah, como eu amo essa história! Deixem que o próprio texto narre os acontecimentos:

“Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor. Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de babilônia, Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves. Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes? No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.” Daniel 4:28-37

E de Herodes, recordam-se?

“E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou.” Atos 12:21-23
 
Simples assim. Pensaram que eram os "bambambans", esqueceram-se de que a glória pertence a Deus e que estavam ali em honra porque Deus ali os colocara e saíram perdendo.

Estou lendo um livro acerca de homens que mudaram a história do mundo. Sir John Glubb escreveu um ensaio intitulado The Fate of Empires (O destino dos impérios) expondo sua teoria segundo a qual os grandes impérios raramente sobrevivem por mais de 250 anos.
Alguns exemplos:

"Assíria / 859-612 a. C / durou 247 anos
Pérsia / 538-330 a. C / durou 208 anos
Grécia / 331-100 a. C / durou 231 anos
República Romana / 260 - 27 a. C. ) durou 233 anos
Império Romano / 27 a. C. - 180 d. C. / durou 207 anos
Império Árabe / 634-880 d. C. / durou 246 anos
Império Mameluco / 1250-1517 d. C. / durou 267 anos
Império Otomano / 1320-1517 d. C. / durou 250 anos
Espanha / 1500-1750 d. C. / durou 250 anos
Dinastia Romanov (Rússia) / 1682-1916 d. C. / durou 234 anos
Grã-Bretanha / 1700-1950 d.C. / durou 250 anos"
(Fonte: http://dariusthemede.tripod.com/glubb. Acesso 17/3/08

Interessante como grandes potências e impérios que pareciam ter o controle em sua época, de repente, sem que se dessem conta do tudo viraram nada, foram completamente dominados, transformados, destruídos e só sobrou história para contar!

Grandes líderes constroem castelos esplendorosos. Deus apenas fala e sistemas solares são instantaneamente criados. Isso é o que chamo de poder!

“Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é Ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; o que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana. A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.” Isaías 40:21-26

Ah, se nos déssemos conta de quão grande e poderoso é o Deus a quem servimos! Certamente não ficaríamos desapontados e/ou revoltados quando as portas fecham para nós! Esse nosso Deus é infinitamente benigno, nos criou e nos trouxe a esse mundo, que Ele supervisiona. A coisa mais reconfortante do mundo é saber que existe um Deus todo-poderoso que cuida de nós. Deus é grande e está no controle de tudo, e isso inclui indivíduos poderosos.

“Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.” João 19:10-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário