terça-feira, 27 de junho de 2017

Quando o medo te pega

“No passado, o meu marido teve o privilégio de ir à Turquia para falar numa conferência para os trabalhadores cristãos. Embora eu estivesse animado por sua oportunidade, eu também estava um pouco hesitante sobre a atividade terrorista na vizinha Síria. Graças à tecnologia moderna, planejamos enfrentar todos os dias mantendo contato uns com o outro.

Um dia durante essa semana, no nosso horário marcado para conectar fiquei sem contato do meu marido. Talvez ele esteja apenas atrasado, pensei. Procurei mensagens de texto... Negativo! Verifiquei para certificar-se que meu toque estava chamando lá alto o bastante... Positivo. Talvez ele esteja em profunda conversa com alguém... Mas os minutos se transformaram em horas e o medo começou a se apoderar de mim. Infelizmente, eu soube de terroristas perto da fronteira com a Turquia quando comecei a assistir a reportagens do mundo.

O medo começou a me consumir, cada situação possível passou em minha cabeça. Os terroristas tinham ido à conferência e levado cativos? O que eu faria? Minha mente passou por vários cenários: explicando aos nossos filhos o que tinha acontecido, procurando um emprego para sustentar nossa família, e se perguntando se deveria vender a casa. No momento em que meu marido foi finalmente capaz de chamar, eu já tinha decidido para onde me mudar e por quanto e pra quem vender a casa. Ele estava bem.

Quando o medo toma você, toda sua capacidade de pensar racionalmente se evapora. A vida se torna esmagadora, e as promessas de Deus são jogadas pela janela. Quando Moisés enviou os espiões a Canaã para coletar informações para o povo de Israel, o medo dos gigantes que se aproximavam tornou-se muito mais visível do que qualquer  bênçãos que Canaã tinha para oferecer. Embora eles obedientemente tivessem recolhido frutas da terra, o seu relatório estava focado em todos os obstáculos aparentemente impossíveis que enfrentaram.


"Chegamos à terra que nos enviou. Ela flui com leite e mel, e este é o seu fruto. No entanto, as pessoas que habitam a terra são fortes, e as cidades são fortificadas e muito grandes. E além disso, vimos os descendentes de Anaque (gigantes) ali" (Números 13: 27-28). À medida que os espiões exageravam e davam o pior relatório possível, comparavam-se a gafanhotos e diziam que a terra os devoraria (Números 13: 32-33).

Esse temível exagero contaminou os israelitas que sucumbiram ao choro e murmuração contra Moisés e Arão, e até os levou a afirmar que desejariam ter morrido no deserto (Números 14: 2-3)!

Parece que Israel se esqueceu da promessa de Deus de lhes dar a terra de Canaã, apesar dos obstáculos que pareciam tão intimidantes. "Envia homens para espiar a terra de Canaã, que Eu dou aos povos de Israel" (Números 13: 2). Se os israelitas tivessem verdadeiramente confiado na promessa de Deus, nem mesmo seus inimigos em Canaã deveriam ter sido uma ameaça para eles. Deus iria dar a Israel a Terra Prometida, tal como Ele havia dito a Abraão centenas de anos antes. E durante nossos momentos de medo e pânico, Deus está sussurrando promessas a nós também.

Quando o medo começa a se infiltrar e todas as situações de "o que se" começarem a consumir sua mente, aqui estão sete coisas para lembrar:

1. A verdade de Deus.


O que eu estou pensando está realmente acontecendo? Ou é apenas a minha imaginação correndo selvagem? Paulo nos lembra de nos determos no que é verdadeiro, honrado, justo, puro, adorável, louvável, excelente, louvável (Filipenses 4: 8).

2. Presença de Deus.


Podemos ser confortados lembrando de que não estamos sozinhos. Deus está connosco. "Deus é o nosso refúgio e força, um auxílio muito presente na angústia" (Salmo 46: 1).

3. A graça de Deus.


Deus promete nos dar a sua graça para todas as provações que vierem em nosso caminho. "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza", disse Jesus a Paulo. E, portanto, com Paulo, podemos "gloriar-nos cada vez mais de nossas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre nós" (2 Coríntios 12: 9).

4. A soberania de Deus.


Deus está no controle de cada situação em nossas vidas. "Todos os habitantes da terra são considerados como nada, e Ele faz conforme a Sua vontade entre o exército do céu e entre os habitantes da terra; E ninguém pode ficar com a mão dEle ou dizer-lhe: 'O que Você tem feito?' "(Daniel 4:35).

5. O ouvido ouvinte de Deus.


Despeje seu coração para Deus em oração. "Eu esperei pacientemente pelo Senhor; Inclinou-se para mim e ouviu o meu clamor "(Salmo 40: 1).

6. Confiança de Deus.


"Quando tenho medo, deposito minha confiança em Você. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus confio; Não terei medo. Que pode a carne fazer a mim? "(Salmo 56: 3-4).

7. Plano de imagem de Deus.


Não importa o quão terrível este julgamento possa parecer, Deus promete usar tudo junto para o bem, para aqueles que são chamados de acordo com seu propósito (Romanos 8:28). Podemos não ver o bem em nossa situação no momento, mas podemos confiar que Deus tem um sorriso escondido atrás da nuvem escura.

Assim, quando seu filho é diagnosticado com câncer, ou você acabou de saber de um ente querido em um acidente de carro, ou seu marido chega em casa com a notícia de que ele foi demitido de seu trabalho, prepare-se para a batalha. Não deixe o Inimigo usar o medo para agarrar você e levá-lo cativo. Lute com as promessas da Palavra de Deus e Seu caráter imutável.”

Stacy Reaoch, em



Nenhum comentário:

Postar um comentário