A ansiedade é um dragão inquieto. A maioria de nós já sentiu esse monstro
escamoso fazendo o sua caverna dentro de nós, em algum momento, fixando-se em
algum lugar entre as palpitações de nosso coração e os apertos do nosso
intestino. Um medo não contido manteve-me na cama durante horas além do que é
saudável ou sábio, como uma arrepiante paralisia. Mas a ansiedade também pode
aparecer como uma raiva ardente, no discurso indelicado e em atitudes
ofensivas. Eu odeio a ansiedade, e eu quero saber como matá-la.
Se sua ansiedade é qualquer coisa como a minha, você já pode usar algumas manchas de vãs tentativas para resolver este monstro sem-cabeça sem um plano ou uma arma eficaz. Mesmo assim, você tem uma promessa de que "Deus é fiel, e Ele não deixará que sejais tentados além de sua capacidade" (1 Coríntios 10:13), e isso inclui a incredulidade pecaminosa de um coração ansioso.
O que temos em nossas mãos deve estar afiado o suficiente para furar, mesmo
com a divisão das juntas e medulas (Hebreus 4:12). O inimigo que enfrentamos
pode ser tão difícil de discernir como a divisão entre a sua própria alma e
espírito. Essa ansiedade se sente como um intruso, mas emerge de dentro de nós,
do nosso próprio coração e mente. Só pela Palavra de Deus podemos brilhar a luz
suficiente em nossa alma cavernosa para ver claramente e lutar com confiança.
Nesta batalha, devemos aprender a transformar a espada da verdade de Deus em nossos próprios corações. A Escritura fala da ansiedade no contexto dos desejos legítimos. Jesus disse: "Não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos?" ou "Que havemos de beber?" ou "Que vamos vestir? '. . . vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas "(Mateus 6: 31-32). Jesus não diz que o problema é que precisarmos de comida, bebida, ou a roupa. Deus concorda que precisamos de todos eles. Ansiedade sanguessuga até aos desejos saudáveis. Então voltamos a espada sobre o medo e não sobre as necessidades.
Nós exercemos as promessas que temos nas Escrituras. Aqui estão cinco promessas que eu encontrei especialmente poderosa na minha luta contra a ansiedade:
"O Senhor está próximo." (Filipenses 4: 5)
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4: 7)
"O Deus da paz estará convosco." (Filipenses 4: 9)
"Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13)
"Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus." (Filipenses 4:19)
Não seja ansioso
Paulo nos dá um conselho sábio: "Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus" (Filipenses 4: 6).
Às vezes, li este comando sobre não ser ansioso como um fardo impossível. Mas isso foi só porque eu não estava lendo com atenção. Quando reconheci o medo ansioso começando a construir no meu coração, me lembrei de que a Bíblia diz para não me sentir desta forma. Isso só me deixou mais ansioso. Eu comecei a ter ansiedade sobre a minha ansiedade.
O problema era sempre o mesmo: Não sei como deixar de ser algo. Queria obedecer a ordem, mas não tinha nenhuma idéia de como. Desde que eu descobri o oposto de ansiedade era o contentamento, gostaria de tentar ser não ansioso me se esforçando para ser contente. E ainda sentia derrotado, às vezes.
Felizmente, o versículo realmente dá uma alternativa muito melhor. Você vê? "Não fique ansioso, em vez disso, as vossas petições sejam conhecidas diante de Deus." Em vez de alimentar o medo, devemos dizer a Deus o que nós pensamos que precisamos. Devemos perguntar-lhe por isso.
Armado com a espada de Deus, que enfiou a lâmina no coração de nossa ansiedade, trazendo nossos pedidos e desejos a Deus. A estratégia ofensiva está em pedir, não em evitar, não em correr para outro lugar. O contentamento é o objetivo. Mas a paz e contentamento são o resultado prometido, não a ordem (Filipenses 4: 7). Nós matamos a ansiedade, identificando o desejo, este dragão, e entregamos ele a um Pai que sabe do que precisamos e nos ama mais do que sabemos.
A Palavra de Deus é a nossa arma, e oração é a nossa estratégia. Ação de Graças é a nossa base, a nossa protecção de tropeçar. Você tem um Pai que cuida de você, e lhe deu nada além de coisas boas (Mateus 7: 9-11). Assim, em toda a sua violência contra a incredulidade da ansiedade, não deixe seus pedidos ser exigências insolentes. Deus não é seu inimigo; armou-lo para essa luta.
Paulo nos instrui a combater a ansiedade – orando - com ações de graças (Filipenses 4: 6). A ansiedade se agarra aos presentes que pensamos que Deus nos deve. Nós a derrotamos quando mantemos a nossa necessidade diante nosso generoso Pai com palmas abertas, e dizemos: "Por favor." E nós respondemos a tudo o que ele dá com: "Obrigado", confiando em Seu amor soberano para seus filhos e filhas adotados.
Você pode matar a ansiedade! Você não tem que lutar contra este dragão sozinho! Você foi armado com as promessas de Deus, e lhe foi dito como lutar. Seu ajudante está perto, e Ele lutará lado a lado com você.”
Ryan Shelton
Fonte: http://www.desiringgod.org/articles/fight-anxiety-without-fear