sábado, 15 de setembro de 2018

O fruto feroz do autocontrole

“ “Como aos hebreus foram prometidos a terra, mas tiveram de tomá-la pela força, uma cidade de cada vez, por isso nos é prometido o dom de autocontrole, mas também temos de tomá-lo pela força.” (Ed Welch, "A Batalha Contra 'Um Mais")


O próprio conceito de "autocontrole" implica numa batalha entre um eu dividido. Isso implica que nosso "eu" produz desejos que não devemos satisfazer, mas sim "controlar". Devemos negar a nós mesmos e tomar nossa cruz diariamente, diz Jesus, e segui-lO (Lucas 9:23). Diariamente nosso "eu" produz desejos que devem ser "negados" ou "controlados".

O caminho que leva ao céu é estreito e cheio de tentações suicidas para abandonar o caminho. Portanto, Jesus diz: "Esforçai-vos para entrar pela porta estreita" (Lucas 13:24). A palavra grega para "esforçar" é agonizesthe, em que você corretamente lê a palavra inglesa "agonize".

Temos uma amostra do que está envolvido a partir de Mateus 5:29: "Se o seu olho direito faz com que você peque, retire-o e jogue-o fora." Esta é a ferocidade do autocontrole. Isto é o que está por trás das palavras de Jesus em Mateus 11:12: "O reino dos céus sofreu violência, e os violentos o tomam pela força." Você está segurando o reino com ferocidade?

Paulo diz que os cristãos exercem autocontrole como os atletas gregos, só que nosso objetivo é eterno, não temporal. "Todo atleta [agonizomenos] exerce o autocontrole em todas as coisas. Eles o fazem para receber uma coroa perecível, mas nós, uma imperecível "(1 Coríntios 9:25). Então ele diz: "Eu disciplino meu corpo e o mantenho sob controle" (1 Coríntios 9:27). O autocontrole está dizendo não aos desejos pecaminosos, mesmo quando dói.

Mas a maneira cristã de autocontrole não é "Basta dizer não!" O problema é com a palavra "basta". Você não apenas diz não. Você diz não de uma certa maneira: Você diz não pela fé no poder superior e prazer de Cristo. É tão implacável. E pode ser tão doloroso. Mas a diferença entre o autocontrole mundano e o autocontrole piedoso é crucial. Quem obterá a glória da vitória? Esse é o problema. Conseguiremos a glória? Ou será que Cristo obterá a glória? Se exercitarmos autocontrole pela fé no poder e no prazer superiores de Cristo, Cristo obterá a glória.


Fundamental para a visão cristã do autocontrole é que é um dom. É o fruto do Espírito Santo: "O fruto do Espírito é amor, alegria, paz. . . autocontrole "(Gálatas 5: 22-23). Como "nos esforçamos" contra nossos desejos fatais? Paulo responde: "Para isto eu labuto, lutando [agonizomenos] com toda a sua energia que ele poderosamente trabalha dentro de mim" (Colossenses 1:29). Ele "agoniza" pelo poder de Cristo, não o seu próprio. De modo semelhante, ele nos diz: "Se pelo Espírito matardes as obras do corpo, viverás" (Romanos 8:13). "Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos" (Zacarias 4: 6). Devemos ser ferozes! Sim. Mas não pelo nosso poder. "O cavalo está pronto para o dia da batalha, mas a vitória pertence ao Senhor" (Provérbios 21:31).


E como o Espírito produz esse fruto de autocontrole em nós? Ao nos instruir na superioridade preciosa da graça, e nos permitir ver e saborear (isto é, "confiar") tudo o que Deus é para nós em Jesus. "A graça de Deus apareceu... Nós renunciamos... Paixões mundanas... Na época presente" (Tito 2: 11-12). Quando realmente vemos e acreditamos no que Deus é para nós pela graça através de Jesus Cristo, o poder dos desejos errados é quebrado. Portanto, a luta pelo autocontrole é uma luta de fé. "Combata o bom combate da fé. Agarre-se na vida eterna à qual você foi chamado"(I Timóteo 6:12).


John Piper, em


http://www.desiringgod.org/articles/the-fierce-fruit-of-self-control

2 comentários:

  1. A vitória é de Cristo em nós! Excelente texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Dafne! Obrigada por sua visita no blog e comentário na postagem ;)

      Excluir