sábado, 28 de julho de 2018

O direito te arruinará de resto

“Muitos dos meus amigos foram convidados recentemente em uma viagem internacional totalmente paga. Ótimo para eles - mas fui deixado de fora.

É claro que a minha primeira reação não foi se alegrar com a boa fortuna ou o prazer de terem uma experiência incrível. Inicialmente, meu coração ficou com ciúmes e feridas sob um senso de direito.

Estou nos meados dos vinte anos, e minha geração é notória por nossas atitudes de direito. Pensamos que merecemos mais do que de fato merecemos, e quando não entendemos, nossa sirene de direito começa a explodir. E quando o faz, muitas vezes agimos irracionalmente - de uma maneira que parece tola, olhando de fora.

Então, como podemos reconhecer nosso próprio senso de direito e tomar medidas para entregá-lo a Deus? Primeiro, precisamos entender o que realmente é o direito.

O direito é a crença de que nós inerentemente merecemos privilégios ou tratamentos especiais, ou que temos direito a algo. O direito não demonstra parcialidade; alcançará os maiores presentes da vida e reivindicará seus mais pequenos prazeres. Quando se trata de grandes partes da vida, podemos nos encontrar pensando nessas linhas:

    "Eu mereço ter filhos, então por que estou lutando com a infertilidade? Afinal, as crianças não são uma bênção de Deus?"
    "Estou cansado de ser solteira. Eu permaneci puro e busquei Cristo, então por que Ele não trouxe um esposo para minha vida?"
    "Eu sou um trabalhador tão dedicado. Não entendo por que ainda não consegui encontrar um emprego bem remunerado!"

Mas o direito também pode afetar problemas menores:

    "Sou uma boa dona de casa e trabalho duro para manter a casa limpa e arrumada. Eu mereço ter uma casa mais agradável e maior."
    "Eu trabalho tão duro para prover para minha família. Eu mereço assistir televisão quando chegar em casa."
    "Eu fui bom com minhas finanças. Mereço comprar o que eu quero para uma mudança."

É claro que, como pecadores, a única coisa que merecemos é o julgamento de Deus. Portanto, não estamos exagerando as questões quando dizemos com John Piper: "Um sentimento de merecimento ou direito nos impedirá de conhecer Cristo".

Se o direito é tão perigoso, e muitas vezes tão sutil, como podemos lutar contra isso? Recomendo três passos para passar de um espírito de direito a um espírito de descanso: diagnostique seu coração, lembre-se de seu Deus e imite seu Salvador.


1. Diagnostique seu coração

O primeiro passo para deixar o direito é reconhecer sua presença em nossos corações. Para chegar lá, podemos fazer-nos perguntas que cavam abaixo da superfície de nossas emoções. Por exemplo, podemos nos fazer perguntas como as seguintes:

    Em que áreas da minha vida estou descontente?
    Por que estou tão decepcionado agora?
    O que eu acho que preciso para viver uma vida abundante?
    Como comparo minha vida com a vida de outra pessoa?

Uma vez que avaliamos nossos próprios corações e descobrimos as sombras do direito à espreita, não ficamos lá. Em vez disso, nós ficamos fora de nós mesmos e lembramos de nosso Deus.


2. Lembre-se de seu Deus


No Salmo 23: 1, Davi proclama que o Senhor é o seu pastor. Como Davi pôde dizer isso? Porque ele conhecia intimamente o coração do Bom Pastor. Ele sabia que Deus promete amar sempre seus filhos (Salmo 36: 7). Ele sabia que Deus nunca o deixaria ou o abandonaria (Salmo 139: 7-12). Ele sabia que Deus sempre o sustentaria (Salmo 62: 1-2). Ele sabia que Deus era suficiente (Salmo 27: 4). Porque ele sabia todas essas coisas, ele podia confiar plenamente que Deus cuidaria dele - mesmo no "vale das sombras da morte" (Salmo 23: 4).

Se Deus realmente é bom, então temos tudo o que precisamos para a vida e piedade. Podemos descontar o que Ele deseja dar e o que Ele escolhe reter. Isso não significa que não devemos orar e pedir a Deus as coisas. Mas isso significa que se Ele optar por dizer "Não" ou "Espere", podemos confiar que Suas respostas são boas e amorosas.

Apegue-se à promessa de que Deus o ama, mesmo quando você não consegue o que deseja desesperadamente. Use esses sentimentos como um catalisador na oração. Não podemos nos salvar desses sentimentos de direito. Não podemos melhorar nossos corações. Mas Deus pode, e Ele fará isso enquanto derramarmos nossos desejos e decepções para Ele e esperamos Suas promessas.


3. Imite seu Salvador

Cristo foi o único que sempre foi verdadeiramente autorizado. Ele não merecia suportar nossos pecados na cruz. No entanto, Ele escolheu desistir de Seus próprios desejos, Seus próprios confortos e Seus próprios prazeres para o nosso bem eterno. Paulo lindamente nos lembra de que Cristo estabeleceu Seus direitos para que possamos compartilhar Sua glória (Filipenses 2: 5-8).

Como cristãos, não devemos confiar somente em Deus quando não conseguimos o que queremos. Devemos também seguir o exemplo de nosso Salvador e optar por desistir do que pensamos que merecemos. A recompensa pode não ser imediata, mas nos tornamos mais como Cristo, e isso sempre vale a pena.

A humildade e a vontade de renunciar aos nossos direitos não são virtudes preciosas em nosso mundo, mas são incrivelmente bonitas para Cristo.

É uma coisa boa que não recebemos tudo o que queremos nesta vida. Esses desejos insatisfeitos nos lembram de onde nossa verdadeira satisfação vem: Cristo, e Cristo sozinho. Nas palavras famosas de Agostinho, "Nossos corações estão inquietos até encontrarem-se em Ti".

Que possamos negociar nosso direito a um espírito repousante em Cristo. Que possamos levar nossos corações curiosos e inquietos ao trono da graça e entregá-los ao nosso Pai amoroso.”


Chelsea Patterson Sobolik, em



http://www.desiringgod.org/articles/entitlement-will-rob-you-of-rest

Nenhum comentário:

Postar um comentário