sexta-feira, 22 de junho de 2018

Perdoando as feridas feitas por um amigo

“Eu pensei que fôssemos amigos. A dor por trás dessas palavras pode ofuscar anos de vida, amor e memórias. Todos os bons momentos desaparecem ao preto quando uma amizade é traída. Investimento, pelo ralo. Vulnerabilidade, restrita. Confiança, quebrada. O amor foi questionado.

Amigos machucam os amigos. É inevitável porque cada amigo é um pecador, e os pecadores pecam uns contra os outros e se machucam - intencionalmente ou involuntariamente. De qualquer forma, é sempre mais difícil recuperar-se da dor infligida por um amigo.

A dor da convicção que vem através da repreensão piedosa de um amigo que fala verdade amando é um presente real (Provérbios 27: 6). Mas e se você é quem pecou, ​​e você está machucado por causa de palavras, traição ou manipulação por uma pessoa que considera um amigo? Como você aborda isso com seu amigo e como se move além da dor e para a reconciliação?

No meio de sua dor, confie que Deus esteja trabalhando em seu relacionamento para crescer tanto na graça quanto no conhecimento de Cristo: "Confie nEle em todo o tempo, ó povo" (Salmo 62: 8).

É a glória (ou a beleza) de alguém ignorar uma ofensa (Provérbios 19:11). Isso requer prudência, paciência, maturidade e sabedoria. Com vista para uma ofensa adorna o evangelho e é uma resposta amorosa que demonstra que somos de fato os discípulos de Cristo (João 13:35).

No filme de Disney Frozen, Elsa abandonou a cautela e a prudência, renunciando a sua personagem de boa menina para libertar sua fúria fria na cidade de Arendelle. Suas ações afetaram negativamente todos e tudo a seu redor. Em nossa carne, somos tentados a desencadear nossa fúria reprimida e congelada em nosso amigo ao invés de confiar em nosso Senhor. A sabedoria não "deixa isso" como uma rainha do gelo. Em vez disso, ela morre para si mesmo, mostrando restrições e transformando a dor sobre Jesus, que mais se identifica conosco em nossa dor e que nos encontra em nossos momentos de necessidade.

Uma advertência: ignorar uma ofensa não é uma licença para usar o silêncio como uma arma, ou para abrigar sentimentos doentios que voltarão a perseguir o relacionamento mais tarde. Em vez disso, é ter uma consciência limpa diante de Deus de que esse dano não está em um nível que precisa ser abordado (pelo menos não agora), mas uma vontade de "perdoar e esquecer". É muito melhor ganhar seu amigo do que ganhar um argumento.

Às vezes, você não pode simplesmente ignorar uma ofensa. Se o seu primeiro pensamento é "eles precisam ser informados", isso pode ser sua auto justiça falando e não o Espírito. Nosso objetivo deve ser a reconciliação nascida do amor.

No entanto, encontraremos momentos legítimos e ocasiões em que precisamos resolver uma dor. Podemos tentar corrigir o erro, mas lembre-se de que a vingança é do Senhor e Ele pagará (Romanos 12:19). Então, isso não é um chamado para atacar e lutar de volta. Este é um chamado amoroso para a repreensão bíblica.

Nos ensinamentos de Jesus sobre o pecado, Ele diz aos discípulos:

    "Se o seu irmão pecar, repreenda-o, e se ele se arrepender, perdoe-o, e se ele pecar contra você sete vezes no dia e se virar para você sete vezes, dizendo:"Eu me arrependo", você deve perdoá-lo. Lucas 17: 3-4

Repreender é frustrar com seu vizinho (Levítico 19:17), para lhe dizer sua culpa (Mateus 18:15), com um espírito de gentileza (Gálatas 6: 1) com a esperança de que seu amigo se arrependa.


Mas o ensinamento de Jesus vai muito mais longe, dizendo que podemos ser machucados novamente, e devemos estar prontos para perdoar sempre. O perdão pode parecer quase impossível se esquecermos de Cristo. Ele "nos perdoou todas as nossas ofensas, cancelando o registro de dívidas que se opunha contra nós" (Colossenses 2: 13-14). Quando estávamos em rebelião aberta contra Ele, Ele morreu por nós (Romanos 5: 8). Mesmo agora, como aqueles cujos pecados foram pregados na cruz com Cristo, e cujas vidas foram criadas com Cristo, "se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1: 9).

Se você foi ferido por um amigo, derrame seu coração a Ele em oração por sabedoria, por perdão, por reconciliação (Salmo 62: 8). Aqui estão alguns pontos de oração que podem ajudá-lo a lidar com dano com sabedoria e graça:

    Ore para que Deus busque seu coração ferido (Salmo 139: 23). Você foi ferido porque seu pecado foi exposto? Você estava excessivamente sensível a algo que foi dito? Você estava cansado? O que você sofreu com um padrão de seu amigo ou uma primeira vez?

    Ore pela graça de pensar sobre o que é verdadeiro, honrado, justo, puro, adorável, louvável, excelente, louvável em você e em seu amigo (Filipenses 4: 8).

    Ore por discernimento: Deus quer que você ignore ou enfrente a ofensa?

    Se você deve abordar a ofensa, ore para que seja sincero e gracioso com o seu amigo pelo jeito que você sofreu e que seu amigo possa responder com humildade.

    Ore para que você ame seu amigo em todos os momentos, mesmo os difíceis, e que você possa "viver em harmonia uns com os outros" (Romanos 12:16).

Vale a pena ignorar uma ofensa se puder e confiar que Deus está trabalhando em você e no coração de seu amigo, orar pela sabedoria, amor e reconciliação, repreender gentilmente e estar pronto para perdoar. Cristo ensina que "não há maior amor que alguém dar a vida por seus amigos" (João 15:13). Ele então chama seus discípulos de seus amigos (João 15: 14-15), e pouco depois, Ele literalmente morreu por seus amigos.

Se Jesus pudesse fazer um sacrifício tão radical e amoroso por seus amigos - amigos que duvidariam e negariam - certamente podemos trabalhar para restaurar nossas amizades quebradas. Amizades divinas são testemunhas do mundo. Nelas, colocamos nosso amor por Cristo e um por outro em exibição.”


Kristie Anyabwile, em



http://www.desiringgod.org/articles/forgiving-the-wounds-of-a-friend

Nenhum comentário:

Postar um comentário