terça-feira, 12 de junho de 2018

O autoexame fala mil mentiras

“A introspecção insalubre é uma ameaça diária à nossa alegria em Cristo. Muitos de nós tendem a nos examinar de uma maneira que é excessiva, imprecisa e leva ao desânimo.

Estou falhando em tudo. Não gosto do jeito que Deus me fez. O Senhor não está me ajudando. Meu serviço é inútil. Meus brindes são inúteis. Meu crescimento é impossível.

A depressão espiritual autoexaminadora fala mil mentiras. O evangelho fala melhor.
Quando o autoexame é mau

Deus nos chama a nos examinar (2 Coríntios 13: 5; Lamentações 3:40), mas um autoexame saudável é um dever difícil e perigoso. A carne apreende o autoexame como uma oportunidade para transformar nossos pensamentos contra nós. A introspecção é enganosa porque muitas vezes parece que estamos fazendo o que é certo: não somos indiferentes ao nosso pecado - queremos buscá-lO! Mas quando essa introspecção nos torna autoabsorvidos em vez de absorvido em Cristo, nós minamos nossa fé.

Como Charles Spurgeon disse uma vez: "Qualquer prática que prejudica a fé é uma prática maligna, mas especialmente esse tipo de autoexame que nos afasta do pé da Cruz prossegue em uma direção errada".

Estou familiarizado com esse mal: o autoexame que diminui a fé e afasta-se do pé da Cruz.

Fui uma vez numa reunião de oração com um grupo de pastores e passei a reunião inteira pensando em mim e avaliando minhas contribuições. E porque, aparentemente, não era suficiente autoabsorção por um dia, deixei a reunião e passei o resto da tarde continuando a autorreflexão: considerando se eu compartilhava demais ou muito pouco, me perguntando o que os outros pensavam de mim, examinando meus motivos, e especialmente na esperança de não orar nada burro ou herético.

Thomas Chalmers, um líder da igreja escocesa no século 19, sabia que o autoexame pode ser cansativo e infrutífero. Ele já comparou o autoexame com um quarto escuro cheio de objetos. Não podemos ver o que há porque o quarto é preto. Essa escuridão é a razão pela qual olhar para nós é muitas vezes tão infrutífera.

Como iluminamos a sala? Não esticando os olhos ou tomando mais tempo e esforço para examinar a escuridão. Nunca nos veremos claramente, simplesmente, concentrando-nos mais intensamente em nós mesmos.

Em vez disso, Chalmers diz que devemos ir à janela e abrir as cortinas. Deixe a luz de Cristo invadir a escuridão de sua alma. A luz solar na imagem de Chalmers é a verdade da palavra de Deus: "Se não obtivermos nada de bom com o trabalho de autoexame, porque achamos que tudo é confusão e confusão dentro", diz ele, "então vamos seguir as verdades que estão livres, e estes derramarão um dilúvio de luz em todos os labirintos e complexidades da alma, e, por fim, facilitarão esse trabalho, o que antes era impraticável".


Se você está atualmente perdido no labirinto de preocupações introspectivas, conscientes da confusão e do caos dentro, e sobrecarregados pela autorreflexão renegada, o melhor que pode fazer é absorver o sol da verdade de Deus.

Vá para a Palavra, ouça a voz do Senhor, e experimente o fluxo de luz divina que derrama em sua mente com clareza e conforto. A luz solar do evangelho da graça fornece a atmosfera necessária para o autoexame saudável.

Então, quando vamos à palavra de Deus, que luz o evangelho derrama na escuridão do autoexame?

O evangelho traz proporção ao nosso exame.


À medida que aprendemos a tesouro de Cristo, passaremos muito mais tempo buscando Cristo do que a nós mesmos. Aprendemos que não somos mudados ao nos contemplar, mas ao contemplar Cristo (2 Coríntios 3:18). Robert Murray M'Cheyne disse: "Para cada olhar para você, pegue dez olhares para Cristo".

O evangelho traz perdão ao nosso exame.

Deus sabe o pior sobre você e ama você ainda. "Ele não nos lida de acordo com nossos pecados" (Salmo 103: 10), e promete que se confessarmos nossos pecados, Ele nos perdoará e nos purificará (1 João 1: 9). Somente quando estamos seguros no amor de Deus para nós em Cristo, somos capacitados para o autoexame que é humilde, confiante e frutífero.

O evangelho traz percepção ao nosso exame.

As coisas mais importantes que precisamos saber sobre nós mesmos não são encontradas olhando para dentro, mas olhando para Cristo. Na sua morte e ressurreição, nossa identidade entra em foco. Vemos quão preciosos e honrados somos a vista de Deus, a seriedade do nosso pecado, a glória da nossa nova identidade e o futuro que temos em Cristo.

O evangelho traz poder ao nosso exame.

A graça transforma o exame de um tirano e um fardo em um meio de fé, amor e esperança. O autoexame não precisa ser um cofre de água lançado nos incêndios de nossa fé. Em vez disso, pode ser combustível. Podemos ver onde Deus está trabalhando em nós, e podemos avançar com a confiança de saber que Aquele que começou um bom trabalho em nós o completará (Filipenses 1: 6).

O evangelho está informando sua autorreflexão? Sempre olhe para cima antes de olhar para si. Nunca deixe o pé da cruz. Bem-vindo à luz do Sol, e observe o fim da escuridão.”


Jared Mellinger, em



http://www.desiringgod.org/articles/self-examination-speaks-a-thousand-lies

Nenhum comentário:

Postar um comentário