domingo, 3 de junho de 2018

Confiando em Deus quando a dor parece sem sentido

“Escrevi nove novelas. Suponha que você possa entrevistar personagens de meus livros. Se você lhes perguntasse: "Você gostaria de sofrer menos?" Tenho certeza de que eles responderiam: "Sim!".

Eu simpatizo com meus personagens. Mas, como autor, sei que, no final, todo o seu sofrimento valerá a pena, já que é fundamental para o seu crescimento e para a história redentora.

Deus escreveu cada um de nós em Sua história. Somos parte de algo muito maior do que nós mesmos. Deus nos chama a confiar nEle para tecer essa história juntos, de modo que, no final, que nunca acabará, vamos adorá-lO, devagar, com a pura genialidade de Suas tramas entrelaçadas.

Mas, como meus personagens de ficção, que não tem ideias para minhas estratégias, não temos a perspectiva de ver como partes de nossas vidas se encaixam no plano geral de Deus. Câncer, deficiências, acidentes e outras perdas e dores parecem devastadoramente inúteis. No entanto, apenas porque não vemos nenhum ponto no sofrimento não prova que não tem sentido.

Joni Eareckson Tada está comemorando seu quinquagésimo ano em uma cadeira de rodas. Comemorar parece ser a palavra errada? Joni, com 17 anos de idade, quis desesperadamente acabar com sua vida. Ainda olhando para trás, vemos seu crescimento exponencial do caráter e as inúmeras vidas - incluídas na minha família – que Deus tocou por meio da vida de Joni. As Escrituras nos ensinam que nas mãos amorosas de nosso Deus soberano, nenhum sofrimento que enfrentamos é sempre sem propósito, não importa o quanto pareça no momento.

Quantas vezes Deus tem um propósito em eventos que parecem sem sentido quando acontecem?


Romanos 8:28 é uma das declarações mais impressionantes nas Escrituras: "Sabemos que, para aqueles que amam a Deus, todas as coisas funcionam juntas para o bem, para aqueles que são chamados de acordo com Seu propósito". O contexto mostra que em um gemido, a preocupação de Deus está conformando Seus filhos com a imagem de Cristo. E Ele trabalha através das circunstâncias desafiadoras de nossas vidas para desenvolver nossa semelhança cristã com Ele.

Nos Romanos 8:28 do Antigo Testamento, José disse a seus irmãos (que o venderam na escravidão): "Quanto a vocês, vocês quiseram o mal contra mim, mas Deus quis isso para o bem, para que as pessoas sejam mantidas vivas "(Gênesis 50:20).

"Deus quis isso para o bem" indica que Deus não apenas fez o melhor de uma situação ruim; Em vez disso, plenamente conscientes do que os irmãos de José fariam, e permitindo livremente o seu pecado, Deus pretendia que a situação ruim fosse usada para o bem. Ele fez isso de acordo com Seu plano desde a eternidade passada. Os filhos de Deus "foram predestinados de acordo com o propósito dAquele que trabalha tudo de acordo com o conselho deSsua vontade" (Efésios 1:11).

Nada sobre o trabalho de Deus na vida de José sugere que Ele trabalhe de forma diferente na vida de Seus outros filhos. Na verdade, Romanos 8:28 e Efésios 1:11 são enfáticos que Ele trabalhe da mesma maneira conosco.

Você acredita na promessa de Romanos 8:28? Identifique as piores coisas que aconteceu com você e, em seguida, pergunte-se se você confia em Deus para usar essas coisas para o seu bem. A Bíblia afirma que Ele irá.

Se supostamente assumimos que nosso Pai não tem direito a nossa confiança, a menos que Ele faça Sua inteligência infinita completamente compreensível, criamos uma situação impossível - não por causa de Suas limitações, por causa da nossa (ver Isaías 55: 8-9).

Ocasionalmente, como José eventualmente experimentou, Deus nos dá vislumbres de Sua lógica. Algum tempo atrás, um amigo meu sofreu um acidente grave e uma recuperação dolorosa. Mas salvou sua vida. Testes médicos revelaram uma condição não relacionada que precisava de atenção imediata.

Nesse caso, uma razão convincente para o acidente tornou-se clara. Em outros casos, não conhecemos os motivos. Mas dado tudo o que não sabemos, por que assumimos nossa ignorância das razões significa que não há motivos? Somente Deus está em posição de determinar o que é e não é inútil. (A morte irrepreensível de Jesus não apareceu gratuitamente e sem sentido na época?)

Dada a opção ao enfrentar suas provações, estou confiante de que José teria abandonado o palco da história de Deus. No meio da história de Jó - com dez filhos mortos, seu corpo coberto de furúnculos, aparentemente abandonado por Deus - pergunte se ele queria sair. Conheço sua resposta porque em Jó 3:11, ele disse: "Por que eu não morri no nascimento?"

Mas tudo acabou agora. Na nova terra nova, sente-se com Jó, José e Jesus em um banquete generoso. Pergunte-lhes: "Realmente valeu a pena?"

"Absolutamente", diz Jó. José assinala enfaticamente. Não precisa se perguntar como Jesus responderá.

Um dia, nós também veremos em Seu contexto maior, com uma perspectiva eterna, as severas misericórdias de Deus, algumas das quais nunca entendemos, e outras das quais nos ressentimos. Nós nos perguntamos porque oramos para ser mais como Jesus, mas imploramos a Deus que remova o que Ele enviou para responder a essas orações.

"Portanto, não desistimos... porque a nossa luz momentânea, a tristeza está produzindo para nós um eterno e incomparável peso eterno de glória. Então, não nos concentremos no que é visto, mas no que não é visto; pois o que é visto é temporário, mas o que não é visto é eterno "(2 Coríntios 4: 16-18, CSB).

Fé é acreditar hoje, o que um dia, em retrospectiva, veremos ser verdade o tempo todo. Não espere até cinco minutos depois de morrermos para confiar que Deus sempre tem um ponto. Vamos aprender a fazê-lo aqui e agora, os olhos estão presos em nosso misericordioso, soberano e sempre proposital Redentor.”


Randy Alcorn, em



Nenhum comentário:

Postar um comentário