sexta-feira, 4 de maio de 2018

O que há de errado com isso?

“Quando o humor na mídia se torna pecaminoso? Toda a minha abordagem para o que os cristãos veem, escutam ou como são entretidos não é governada principalmente pela pergunta "O que há de errado com isso?". Isso parece, para mim, ser uma abordagem muito diferente do que da maneira como o Novo Testamento (como Paulo, especialmente) aborda questões do certo e do errado.

Sempre tenho a impressão de que a pergunta "O que há de errado com isso?" está subindo de um coração que é basicamente governado por um desejo de minimizar o erro em vez de maximizar a santidade ou a fé ou o poder espiritual ou o culto ou o zelo pelas perdas ou missões ou justiça . Precisamos reorientar nossas mentes sobre o que devemos pensar e sentir quando se trata de entretenimento.

Eu poderia, suponho, ir a versos específicos (eles estão lá por algum motivo) e apontar coisas que estão erradas que você pode encontrar em programas de TV e, portanto, evitar - como conversa obscena em Colossenses 3: 8 ou imundície, loucura, e brincadeiras cruas de Efésios 5: 4. O problema com essa abordagem, agora neste podcast, é que vai deixar milhares de cristãos exatamente onde eles estão na imaturidade e mundanismo de suas paixões, que é o principal problema.

Acho que a maioria dos cristãos está tão controlada pelo espírito da época e no domínio da cultura popular e dos entretenimentos populares que o tipo de reorientação radical de que estou falando é quase impensável para eles. Como adotei essa mentalidade, alguns pequenos alertas de versículos da Bíblia que desaprovam certas coisas me parecem quase inúteis.

Aqui está o meu esforço em reorientar nosso pensamento. Para que isso aconteça, seria uma ótima obra de Deus, não minha. Seria um milagre se acontecesse a alguns ouvintes. Eu certamente preciso que isso aconteça mais profundamente na minha vida enquanto tento navegar nessas águas culturais.

O que eu quero perguntar é: o que você está desejando com muita seriedade e com a maior paixão em sua vida? O que você está desejando? Digamos apenas em sua relação com Cristo - em sua caminhada pessoal e relação com Cristo - o que você está desejando?

Você está desejando uma maior intimidade? Anseia por uma maior profundidade? Deseja maior poder? Deseja maior clareza ao ver Sua glória nas Escrituras? Está ansioso para ouvir Sua voz com maior confiança ao ler Sua palavra? Quer discernir Sua vontade com mais confiança? Quer andar mais de perto dEle em um relacionamento real, como pessoa real? Deseja Seu sorriso de favor ao invés de Suas frustrações de disciplina?

Você pensa nestes termos? Você vai para a cama com esses desejos? Acorda com esses anseios que governam sua vida? Você dedica tempo, talvez no Dia do Senhor, a buscar o rosto para intensificar esses anseios? Caso contrário, esse é o problema.

Isso é dez mil vezes mais importante do que o particular mostra em que você clica. Isso irá reger isso. Mas se isso está faltando - se a crescente intensificação desses anseios em seu relacionamento com Jesus está faltando - nenhuma resposta fará qualquer diferença sobre seus hábitos de entretenimento.

Vamos apenas colocar a questão um pouco diferente.

O que você deseja em seu relacionamento com outras pessoas? Você deseja representar Jesus com maior força contundente? Deseja um amor maior pelas pessoas e um maior zelo por sua salvação? Deseja ter maior ousadia e encorajamento de Deus em sua própria representação de Cristo? Deseja ser um meio de santidade e pureza e poder de outras pessoas?


Deseja trazer a palavra de Deus do seu encontro com o Cristo ressuscitado para a vida de outras pessoas com eficácia? Anseia pela prontidão para falar palavras cheias de esperança diante daqueles que estão morrendo ou sofrendo ou saindo de divórcios?

Você tem o aroma de Cristo sobre você e anseia que em sua conversa com os outros eles digam: "Há um aroma sobre você que é diferente"? Você deseja inspirar os outros por seu próprio exemplo em uma vida de oração mais consistente, profunda e satisfatória?

Caso contrário, qual é o motivo de falar sobre se está certo ou errado? Se não temos isso, nem sequer colocamos a mentalidade que pode tornar possível esse tipo de julgamento. Agora, uma vez que esses tipos de anseios são perseguidos e você tem uma nova paixão e você foi movido de ser um cristão cultural nominal, minimalista, para um cristão autêntico, apaixonado, sério, centrado em Deus, exaltando Cristo , amante saturado da Bíblia de Jesus, então você começará a fazer perguntas como, esse “show/programa de TV/filme/seriado” edifica minha fé? Isso enfraquece minha fé?

Ou você pode fazer perguntas como esta: esse “show/programa de TV/filme/seriado” torna Cristo mais claro e precioso para mim, ou torna as coisas mais turbulentas e tornam as realidades bíblicas mais irreais? O “show/programa de TV/filme/seriado”torna a Bíblia e a imersão na Escritura e na meditação mais desejáveis ​​para o meu coração ou é ainda mais difícil encontrar tempo? Este “show/programa de TV/filme/seriado” me deixa com uma indignação para orar e buscar o rosto de Deus e aguardar Seu poder? Este “show/programa de TV/filme/seriado” afeta meu zelo por missões e meu desejo de ver a salvação vir às vidas das pessoas que me rodeiam - sem mencionar as pessoas em Hollywood?

Isso me deixa com algum desejo de um grande avivamento na minha cidade - ver as pessoas quebradas pelo pecado representado em muitos desses shows? Este show adoça minha experiência de adoração corporativa com o povo de Deus e torna-O mais autêntico?

Esse show aumenta meu senso de desejo de me arriscar pela causa da justiça e pelo avanço do domínio justo de Deus? Isso me ajuda a querer entrar em um barco ou um avião e ir a um lugar difícil e morrer por Jesus? Este show me faz um conversador melhor e mais natural sobre as realidades espirituais como o céu e o inferno, o Espírito Santo e o evangelho e a fé?

Essa é a minha resposta à questão de saber se uma pessoa deve assistir a algum show ou filme ou vídeo em particular. Meu chamado no mundo é espalhar uma paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas para a alegria de todas as pessoas através de Jesus Cristo. "Desfrute da paixão pela supremacia de Deus" - é o que eu quero depois. Estou diante do tipo de paixão por Sua supremacia em tudo que funciona como uma prova decisiva radical sobre o que achamos divertido na mídia.”


John Piper, em


Nenhum comentário:

Postar um comentário