quarta-feira, 25 de abril de 2018

Onde o amor de Deus está perdido?

"Deus ama você!" Você já ouviu falar disso antes, especialmente se você esteve exposto ao tipo de ensino cristão que recebi durante toda minha infância.

Essas três palavras formaram a mensagem geral que aprendi sobre Deus como uma criança. Parecia que, para cada lição da escola dominical, todas as aulas de religião na academia cristã, e cada vez que alguém me falava sobre Deus, a declaração resumida era "Deus realmente te ama".

Não me interpretem mal - devemos estar profundamente gratos pela geração que temos diante de nós que construiu ministérios sobre esta incrível verdade bíblica. E é uma maravilhosamente insondável verdade. Mas quando somos atingidos pela vida real, não podemos parar com "Deus te ama". Devemos dar o próximo passo e nos perguntar, como Deus me ama?

Se não fizermos essa pergunta, inevitavelmente interpretaremos o amor de Deus por nós através de nossas próprias definições pessoais de amor. Então, quando os detalhes de nossas vidas não combinarem com essas definições, tropeçaremos. Na melhor das hipóteses, nos afastaremos confundidos. Na pior das hipóteses, nos separaremos de Deus completamente, assumindo que Ele não é amoroso como nos disseram - ou talvez não seja real.

Eu tinha dez anos no dia em que meu mundo mudou. "Há algo que eu tenho para lhe dizer", disse minha mãe quando as lágrimas começaram a surgir e sua voz começou a tremer. "Seu pai está no hospital. Ele teve um acidente vascular cerebral maciço." Isso é tudo o que ela conseguiu dizer antes de choramingar.

Meu pai deveria morrer naquele dia. Através da graça de Deus, ele realmente sobreviveu. Mas o mal tinha sido feito - ele tinha graves danos cerebrais, e nenhuma das nossas vidas seria igual.

Nos próximos anos, esforcei-me para conciliar a verdade de que Deus me ama com a realidade da dor da minha família. Levou mais de uma década para eu encontrar as respostas que estava procurando, mas quando li João 11: 3-6, finalmente comecei a interpretar adequadamente minha dor através da lente do amor de Deus. As respostas nessa passagem não são fáceis, mas quando tomamos estes versos com valor nominal, eles são extremamente bonitos e curadores. Esses quatro versos sustentam as respostas que nossos corações procuram, enquanto buscamos abraçar o amor de Deus, ao mesmo tempo que somos honestos com a dor que cada um experimenta.

João 11: 3-6 nos ensina que Deus realmente nos ama, mas Seu amor muitas vezes parece tão diferente do que esperamos:

    “Então, as irmãs enviaram-lhe, dizendo: "Senhor, aquele a quem amas está doente". Mas, quando Jesus o ouviu, disse: "Esta doença não leva à morte. É para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado através dele".”

Agora, Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro. Então, quando soube que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias no lugar onde estava.

As duas últimas frases são talvez as duas frases mais chocantes ligadas em toda a Escritura. A maioria de nós apenas não sabe o que fazer com esses versículos, especialmente com a palavra para que comece o versículo 6. Jesus amava Lázaro e sua família, então deixa Lázaro morrer? O que você deveria fazer com isso?

Bem, na tradução da Bíblia da NIV 1984, que eu cresci lendo, eles apenas mudaram até agora. Lê-se: "Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro. No entanto, quando ele soube que Lázaro estava doente, Ele ficou onde estava dois dias mais." Na NLT, os tradutores acrescentaram um: "Então, embora Jesus tenha amado Marta, Maria e Lázaro, Ele ficou onde estava nos próximos dois dias."

Mas como John Piper explica em seu Laboratório de Olhar no Livro que cobre João 11: 1-6, a palavra grega no início de João 11: 6 introduz uma inferência, que exige a tradução assim ou, portanto. Eu acredito que encontramos essas formas alternativas de traduzir este versículo porque nossa compreensão da maneira como Deus nos ama é tão diferente do que João escreve aqui. É fácil assumir que há uma questão de tradução, pois parece não ter sentido em nossas mentes humanas que Jesus deixa Lázaro morrer porque o ama.

O problema é que estamos tentando conter a nossa compreensão do amor de Deus neste verso, e isso não é justo. A palavra é claramente assim, e devemos lidar com isso. Jesus amou essa família, então Ele se afastou. Temos que deixar isso entrar.

Aparentemente, o amor de Deus não é expresso em sua maior e mais alta forma, salvando-nos das provações, mas sim glorificando-se através de nossas provações.

O amor de Deus por você sempre é expresso em sua forma mais elevada quando Jesus Cristo é glorificado em sua vida. É o que João 11: 3-6 nos ensina. Deus amava Lázaro, então Deus se glorificou exaltando Jesus Cristo através de Lázaro. A maior necessidade de Lázaro não era cura, mas para ver a glória do Filho de Deus.

E porque Deus ama você e eu tanto quanto ama a Lázaro, o plano de Deus para nós é o mesmo. Os detalhes serão únicos para cada um de nós, mas a definição de amor de Deus não muda. Deus sempre está disposto a permitir que a dor de curto prazo produza glória e prazer eternos por meio de Jesus Cristo naqueles que Ele ama.

Os detalhes externos de sua vida podem ser semelhantes para o resto dos seus dias. Você pode ter o mesmo trabalho chato pelos próximos trinta anos. Você nunca pode se casar. Seu casamento pode nunca ficar muito melhor. O dano cerebral pode permanecer. Mas se você aprender a amar a glória de Deus em sua vida - em ambas as provações e triunfo, tanto no tédio como na excitação, tanto na dor quanto no prazer - você experimentará a liberdade que Jesus veio dar. Quando sua alegria não está mais ligada aos eventos da sua vida, mas à vida de Cristo, você será livre no mais puro sentido.

Se você pode entender essa verdade expressa através dessa única palavra para esses dois versos descontroladamente esclarecedores, tudo será diferente para você. Se o ponto central de sua vida se tornar a glória de Deus em todos os altos e baixos, nada será o mesmo.

Deus ama você. Então, Ele fará o que mais O exalta através da sua vida.”

Mark Ballenger, em



Nenhum comentário:

Postar um comentário