domingo, 17 de dezembro de 2017

Saiba como ser reduzido

“Você não precisa ser alguém especial para saber o que significa ser reduzido.

Você não precisa ser Jó para saber que Deus dá e tira (Jó 1:21). Você só precisa conhecer o coração da esperança adiada (Provérbios 13:12), ou a amargura da dor solitária (Provérbios 14:10), ou a dor do silêncio aparente de Deus (Salmo 13: 1). Em outras palavras, qualquer pessoa com um pulso sabe o que significa ser reduzido.

Mas podemos nos levantar, acariciar nossos ombros e dizer com o apóstolo Paulo: "Eu sei como ser reduzido" (Filipenses 4:12)?

Podemos dizer: "Eu sei como enfrentar um desastre financeiro", ou "Eu sei como ser traído", ou "Eu sei como suportar anos de dor crônica"? As palavras ficam na minha garganta.

Houve um tempo em que Paulo não sabia como ser reduzido. Nós sabemos disso porque ele diz um versículo mais cedo: "Aprendi em qualquer situação que eu esteja a me contentar" (Filipenses 4:11).

Houve um tempo em que Paulo não sabia como agradecer pelo chão de uma cela de prisão. Mas Deus o ensinou (Filipenses 1: 3-5). Houve um tempo em que ele não sabia como se alegrar quando outros no ministério o esfaqueavam nas costas. Mas Deus o ensinou (Filipenses 1: 17-18). Houve um tempo em que ele não sabia como olhar a lâmina da espada de César e dizer: "Para mim viver é Cristo, e morrer é ganho". Mas Deus o ensinou (Filipenses 1:21).

E Deus pode nos ensinar. Então, vamos sentar-nos nesta sala de aula agridoce e aprender, com Filipenses como nosso guia de estudo, três lições de ser reduzido:

1. Deus faz maravilhas nos lugares baixos

Quando Paulo redigiu seu plano para evangelizar o mundo conhecido, ele certamente não escreveu no topo, "Fique preso na prisão". Podemos assumir com segurança que uma cela não se encaixava perfeitamente em seus objetivos ou igreja do ministério pessoal de estratégias de desenvolvimento em cinco anos.

Mas encaixava nos de Deus. E, em algum momento, encarcerado a um guarda prisional romano, Paul percebeu o quanto. "Eu quero que você saiba, irmãos, que o que aconteceu comigo realmente serviu para promover o evangelho, de modo que se tornou conhecido em toda a guarda imperial e para o resto que meu aprisionamento é para Cristo" (Filipenses 1: 12-13).

A prisão de Paulo não sabotou o plano de Deus para promover o evangelho. A prisão era o plano de Deus para promover o evangelho. E o mesmo é verdade para nós. Ser reduzido pode arruinar nossos planos, mas não os planos mais bons e sábios de Deus para nós. Se aprendemos a ser levados para baixo, um dia testificaremos: "Quero que você saiba, irmãos, que esta bancarrota realmente serviu para me libertar do estrangulamento do dinheiro". Ou, "Quero que você saiba que essa traição realmente me ensinou a perdoar." Ou "quero que você saiba que esta doença alimentou minha esperança para o céu como nada mais ".

Está tudo bem se você ainda estiver muito baixo para olhar para trás e traçar a varredura dos bons propósitos de Deus sobre a extensão de sua tristeza. Mas enquanto você está lá, lembre-se disso, no testemunho da Escritura e mil santos: Deus faz maravilhas quando Ele nos reduz.

2. Jesus conhece os lugares baixos

Talvez a parte mais dolorosa de ser baixa é a solidão. Mesmo os mais fiéis confortadores não podem alcançar as profundezas de nossas dores, ou sempre falar a palavra correta no tom correto, ou discernir nossas necessidades sempre em mudança. Mas há quem prometeu: "Eu estou contigo sempre" (Mateus 28:20). E Ele é aquele que conhece os lugares baixos.

Para nós, ser reduzido é geralmente uma experiência passiva. Somos jogados, arrastados e chutados para este poço; não entramos por nós mesmos. Quem escolheria esse sofrimento?

Jesus faria. Ele "não considerou a igualdade com Deus como algo a ser entendido, mas esvaziou-se, tomando a forma de servo, tendo nascido na semelhança dos homens" (Filipenses 2: 6-7).

Jesus viajou do lugar mais alto para o lugar mais baixo de propósito. Ele deixou os louvores dos anjos para enfrentar o desprezo dos homens. Ele deixou a alegria do céu para sentir o horror de Getsêmani. Ele deixou a mão direita de seu Pai para suportar o abandono da cruz.

Jesus viu cada sombra de tristeza, ouviu cada tom de dor e provou cada sabor de dor. Assim, como Zach Eswine escreve: "Quando procuramos alguém, para saber o que significa caminhar nos nossos sapatos, Jesus surge como o companheiro mais preeminente e verdadeiro para com nossas aflições" (Spurgeon's Sorrows, 85).

Chegará o momento em que nos sentaremos na luz brilhante da retrospectiva, e os louvores cairão de nossas bocas em fontes. Mas até então, não estamos caminhando sozinho nesse lixo. Nós temos um homem de dores que está familiarizado com o sofrimento (Isaías 53: 3), e Ele conduz nosso caminho.

3. Deus o levará dos lugares baixos

Mas Jesus faz mais do que confortar e consolar quando nos encontra em nossa dor. Ele também promete, com toda autoridade no céu e na terra, que não nos ficaremos lá.

Jesus abraçou uma estação humilde e se submeteu à morte mais baixa que os humanos criaram - "até a morte em uma cruz" (Filipenses 2: 8) - mas não ficou baixo e não ficou morto. Ele ressuscitou da sua humilhação em um resplendor da glória da ressurreição, e sentou-se no lugar mais alto, recebendo de seu Pai "o nome que está acima de todo nome" (Filipenses 2: 9).

E agora este Rei dos céus promete a todos os que são dEle que Ele "transformará nosso corpo humilde para ser como seu corpo glorioso, pelo poder que O capacita a submeter todas as coisas a Si mesmo" (Filipenses 3: 20-21). O corpo vivente, glorificado e vivo da vida de Jesus declara que os lugares baixos não duram para sempre, que o sofrimento do túmulo cede lugar à alegria da Páscoa. Enquanto o poder de trabalho maravilhoso de Deus (lição um acima) nos assegura que Ele está fazendo coisas boas agora que dará frutos para esta vida, Sua promessa de nos elevar garante que um dia acabaremos com a dor completamente. Teremos terminado com a queda baixa.

Quando Jesus respira a vida em Seu corpo humilde e levanta-se em glória, você pode ter certeza de que será o fim de tudo o que está quebrado. Sua pobreza se transformará em riquezas, sua dor de coração em cura, a sua solidão em amor firme. Você finalmente ganhará o próprio Cristo (Filipenses 1: 21-23; 3: 8). Você se curvará e cantará sob a Sua senhoria (Filipenses 2: 10-11). Você conhecerá o poder de Sua ressurreição (Filipenses 3:10).

Sua cidadania não está sob essa sombra de tristeza, mas nos céus brilhantes do céu, dos quais "esperamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Filipenses 3:20).

Aqueles que sabem como se tornarem baixos não jogam o estóico, como se essas lições pudessem nos proteger das facetas de nossas dores. Em vez disso, avançamos na fé, aprendendo a deixar a alegria e a tristeza se juntarem no mesmo coração, aprendendo o que significa sentir e falar e agir de uma maneira que é "triste, mas sempre alegre" (2 Coríntios 6: 10).

Nós não somos apenas dolorosos, como se esse vale baixo tenha engolido tudo o que é alto, adorável e bom. Também não nos regozijamos, como se o vale não fosse realmente um lugar terrível, afinal. Não, nos entristecemos e agradecemos. Nós sangramos e nós cantamos. Dizemos com George Herbert, em seu poema "Bittersweet":

    Eu vou reclamar, ainda louvando;
    Lamentarei, aprovarei;
    E todos os meus dias azedo
    Vou lamentar e amar.”


Scott Hubbard, em

Nenhum comentário:

Postar um comentário