quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Que pensamentos o mantêm à noite?

“Eu me referi a eles como meus "pensamentos das 3 da madrugada." Algo me desperta do sono, e uma série de pensamentos competem pelo espaço em minha mente. Os minutos rastejam, o sono parece distante, e a luz do amanhecer está fortemente manchada.

Algumas noites, eu sou assaltado por lembranças de pecados passados: palavras descuidadas, olhares persistentes, amargura amalgamadora. Outras noites, eu me preocupo com o futuro: as demandas do próximo dia, as incertezas da próxima década.

Nesses momentos, minha fachada cuidadosamente construída desmorona, minha alma é descoberta e meus medos escondidos estão expostos. Minha mente está sobrecarregada por uma cacofonia de perguntas que exigem respostas.

E é nesses momentos que Deus me ensina a cantar com o salmista:

    Quando me lembro de Deus, gemo;
       Quando medito, meu espírito se desvanece.
    Você segura minhas pálpebras abertas;
       Estou tão perturbado que não posso falar. (Salmo 77: 3-4)

Um grito de ajuda

    Eu choro em voz alta para Deus, em voz alta para Deus,
       E ele vai me ouvir. (Salmo 77: 1)

A escuridão nos desorienta. Tente caminhar por uma sala desconhecida sem luz para ajudá-lo. Seu passo vai encurtar para um embaralhamento, os braços estendidos tentarão compensar os olhos inúteis, e cada passo parecerá cheio de sensação de perigo. É de pouca vantagem procurar ajuda de alguém que não conhece os arredores como você é. Uma companhia pode ser apreciada, mas você ainda está vagando no escuro.

Em salmos de lamento como o Salmo 77, o salmista olha para Deus para ajuda. Quando a escuridão se instala sobre a alma e clamamos pela ajuda, é primordial dirigir nossos gritos para Alguém que é fiel e confiável para fornecer o que precisamos. Ao invés de um mero companheiro para vagar conosco, precisamos de um Guia.

O lamento corretamente orientado começa com um grito de Deus, por mais confiante ou fraco que possa passar pelos lábios. No Salmo 77, o grito confiante do versículo 1 ("Ele me ouvirá") é seguido por admissões de total desamparo. E, no entanto, esse lamento se dirige a uma orelha que ouvirá.

Nas noites mais sombrias, os Salmos estabelecem um padrão de oração. Começa com um grito ao Deus que está conosco e nunca nos deixará nem nos abandonará. Ele certamente ouve nossa oração e conhece intimamente todas as nossas tristezas.

Eu disse: "Deixe-me lembrar da minha música na noite." (Salmo 77: 6)

Há algo sobre a quietude e a escuridão da noite. Deitado na cama, o corpo está imóvel e os olhos não conseguem ver. A mente está ociosa e exige ser estimulada, morrendo de fome por algo para meditar. Será que alcançaremos o insignificante ou o abundante? O transitório ou sólido? O fraco ou o pesado?

Não é hora de navegar nos nossos maiores sucessos. Este não é o lugar para tentar chamar uma música de experiência pessoal. O exausto salmista tenta isso, procurando um terreno sólido no subjetivo, mas ele não encontra força para um coração desmaiado. Os únicos frutos suportados por sua pesquisa diligente são mais questões, dúvidas e medos. Sua oração mais fervorosa retorna apenas com incerteza intensificada até que ele levante seu olhar para a Rocha que é maior.

    Lembrarei das ações do Senhor;
       Sim, vou me lembrar de suas maravilhas antigas.
    Vou refletir sobre todo o seu trabalho,
       E medite em seus atos poderosos. (Salmo 77: 11-12)

Nos Salmos, a confiança é reforçada pela lembrança. Jamis é simplesmente arrebatado do ar. É construído lembrando o amor e a fidelidade de nosso Deus que guarda a aliança - nosso refúgio e nossa força.

Nós somos um povo desesperadamente esquecido, e aqueles momentos solitários das 3 da madrugada amplificam nosso esquecimento. Se quisermos matar dragões de dúvida e medo durante a noite, nossas igrejas e nossas famílias devem se tornar comunidades de lembrança ao longo do dia. Juntos, devemos meditar sobre os atos poderosos e a fidelidade eterna de nosso Pai. Devemos recordar o trabalho acabado do Filho na cruz e Sua intercessão atual para o Seu povo. E devemos nos apegar ao poderoso e vivo trabalho do Espírito em nossas vidas.

Os Salmos devem ser cantados entre nós, repetidos repetidas vezes até que suas letras saturem nossas mentes de que elas se tornem nossa música na noite.

    Seu caminho foi através do mar,
       Seu caminho através das grandes águas;
       Ainda que suas pegadas não foram vistas.
    Você levou seu povo como um rebanho
       Pela mão de Moisés e Aarão. (Salmo 77: 19-20)

Os salmos de lamentação existem por causa do pecado, mas a esperança constante atende nossos gritos por causa de Jesus: obediente, atingido, ferido, afligido, crucificado, morto, sepultado, ressuscitado, vitorioso, ascendeu, está reinando, voltando - sabendo que um dia Ele limpará toda a última lágrima.

O lamento e a confiança nunca são mutuamente exclusivos nos Salmos, e eles não devem ser em nossas vidas. Letras de tristeza se misturam com letras de alegria; O povo de Deus canta através de lágrimas e provações, no topo da montanha ou no vale.

Deus é fiel em dar as mais doces canções nas noites mais negras. Ele nos dá força para cantá-las quando tudo o que podemos fazer é gemer. Ele está nos ensinando a cantar, levando-nos pela mão, levando seu povo todo o caminho para casa. Ele é o Deus daqueles momentos das 3 da madrugada. Ele está preparando Seus santos para cantar uma canção eterna de alegria desenfreada, oferecendo louvor total para a glória do Cordeiro que foi morto.

Enquanto aguardamos o dia em que não haverá mais a escuridão, Ele nos dá uma música na noite.

Ele é nossa música na noite."

Paul Jewell, em


Nenhum comentário:

Postar um comentário