terça-feira, 21 de novembro de 2017

Dez Razões para Memorizar Grandes Pedaços da Bíblia

“Você pode memorizar grandes pedaços, mesmo livros, da Bíblia. A menos que você seja parte da porcentagem muito pequena de nós que sofrem de uma lesão cerebral traumática ou acidente vascular cerebral ou deficiência, você realmente pode. E deveria. Mas por que deveria?

1. Porque você tem uma memória ruim.

Não diga que não pode memorizar porque tem uma memória ruim. É por isso que você precisa memorizar. Também tenho uma memória ruim. Acho que é pior do que a média - seriamente. Esqueci nomes de pessoas que conheço e vejo regularmente! Eu tenho que forçar meu cérebro defeituoso e ineficiente a dirigir coisas que mais importam na minha memória de longo prazo. Isso acontece apenas pelo processo de repetição (memorização) todos os dias ao longo de um período de tempo. Você ficaria surpreso com o que pode comprometer com a memória se tiver um sistema simples e envolver algum esforço. Eu memorizei cinco livros do Novo Testamento e estou trabalhando no meu sexto. E isso porque tenho uma memória ruim.


2. Porque você precisa alimentar sua mente.

Filipenses 4: 8 nos diz para pensar o que é verdadeiro, honrado, justo, puro, adorável, louvável, excelente e digno de louvor. Mas como podemos fazer isso se não podemos lembrar de tais coisas? Os conceitos gerais da Bíblia não são muito úteis. Precisamos de "promessas preciosas e muito boas" específicas em nossa memória para recorrer quando estamos sozinhos e lutando contra o desencorajamento ou a ira, a luxúria ou o medo (2 Pedro 1: 4).


3. Porque a Bíblia é acessível para você.

É estranho como ter abundância de algo pode resultar na nossa negligência. Se a Bíblia está sempre em nossas mesas, tablets, telefones e computadores, podemos mergulhar, ler seções e procurar palavras-chave quando necessário, mas não sentimos urgência de internalizá-la. Memorizar é uma maneira de lutar contra essa ilusão.


4. Porque você tem a internet.

Infelizmente, a Internet está nos ensinando como não ler. Estamos nos tornando scanners de informações, navegando rapidamente, mas não digerindo muito. Estamos perdendo a paciência para uma leitura mais profunda e mais reflexiva. Memorizar passagens mais longas das Escrituras nos obriga a refletir profundamente sobre o significado e a aplicação.


5. Porque você não conhece a Bíblia assim como acha.


Alguma vez você já conversou com um amigo que conheceu por um tempo que fez você perceber que havia dimensões da Bíblia que você nunca soube, e de repente você as entendeu melhor e sentiu-se mais perto delas? Isso é o que a memorização de longas passagens e até mesmo os livros da Bíblia farão por você. Você encontrará amigos agradáveis ​​da Bíblia se tornarem confidentes e conselheiros.
6. Porque a palavra de Deus se tornará mais preciosa para você.

As coisas nas quais mais investimos se tornam mais preciosas para nós. Se você passar um tempo mínimo na Bíblia, não espere que ela seja preciosa para você. Mas se você gastar centenas de horas acumuladas armazenando grandes porções da Palavra de Deus em seu coração para que a palavra de Cristo habite em você ricamente, ela se tornará uma parte preciosa da sua vida essencial (Salmos 119: 11; Colossenses 3:16; Deuteronômio 32:47).


7. Porque você verá mais a glória de Deus.

Só podemos conhecer algumas coisas sobre uma pessoa pelo que fazem. Podemos realmente conhecê-los bem pelo que dizem. Montanhas e micróbios, galáxias e cabras, cada um deles diz coisas maravilhosas sobre Deus. Mas, para realmente conhecer a Deus, para realmente ver e admirar as coisas mais gloriosas sobre Ele, devemos ouvir atentamente o que Ele diz sobre Si mesmo, porque Deus revela-se principalmente por Sua palavra (1 Samuel 3:21). Memorizar Sua palavra nos ajuda a ouvir atentamente e a perceber mais glória.


8. Uma vez que irá ajustar o seu indicador.

O mundo mente pra você o tempo todo. O diabo é o pai da mentira (João 8:44), e o mundo está em seu poder (1 João 5:19). E a sua natureza de pecado mente para você. E falsos irmãos mentem para você. Quanto melhor você conhece a Palavra de Deus, quanto mais hábil se tornar em lidar com ela (2 Timóteo 2:15). Quanto mais claro você tiver sua palavra em sua mente, mais precisamente você discernirá o indicador demoníaco. Ter muita palavra de Deus em sua cabeça irá ajustar o seu calibre.


9. Porque você sofrerá.

O sofrimento está a caminho do seu caminho (ou está aqui) e é confuso e desorientador. Memorizar grandes pedaços das Escrituras é tão útil nesses momentos. Não só você terá textos específicos, mas mesmo quando, devido a dor ou medo, você luta lembrando-os, você saberá aonde ir. Memorizar livros imprime esses livros em sua mente. Você saberá quais capítulos e seções falarão sobre o seu sofrimento.


10. Porque seus irmãos e irmãs sofrerão.

O mesmo é verdade para trazer o conforto e o conselho do evangelho para o seu irmão ou irmã que estão sofrendo. Memorizar grandes porções não só serve você, mas também é uma maneira de amar os outros, podendo fornecer-lhes a verdade de fé quando é mais necessário.


Rever, Ler, Recitar, Repetir

Você faz um ou dois versos de cada vez. John Piper e eu, juntamente com vários outros, usamos uma técnica muito simples que Andrew Davis desenvolveu. Vamos usar João 1: 1-3 como exemplo.

    [1] No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.

    [2] Ele estava no começo com Deus.

    [3] Todas as coisas foram feitas através dEle, e sem Ele não foi feita nenhuma coisa feita.

Dia 1:

    Leia João 1: 1 dez vezes (para imprimir as palavras em sua mente).

    Então feche sua Bíblia e recite dez vezes (sugiro recitar em voz alta).

Dia 2:

    Atualize João 1: 1 e recite-o dez vezes pela memória.

    Leia João 1: 2 dez vezes.

    Feche sua Bíblia e recite dez vezes.

Dia 3:

    Recite João 1: 1 uma vez por memória.

    Recite João 1: 2 dez vezes por memória.

    Leia João 1: 3 dez vezes.

    Feche sua Bíblia e recite dez vezes.

E assim por diante. Revise, leia, recita, repita. Se você repetir um verso por memória uma vez por dia durante 100 dias, ele estará em sua memória permanente a longo prazo.

Você consegue fazer isso! Realmente pode! E deveria. Memorizar grandes pedaços da Escritura não é tão difícil como você pensa e será um dos melhores investimentos de sua vida pelos dez motivos listados acima e mais. Você não se arrependerá.”


Jon Bloom, em


Nenhum comentário:

Postar um comentário