sábado, 29 de julho de 2017

O Pesadelo Conduzindo o Sonho Americano

“Milhões usam ambição para camuflar suas inseguranças.

Nem todas as ambições são inseguras ou ímpias (Romanos 15:20), mas a maioria delas são. Por exemplo, o apóstolo Paulo diz: "Não façam nada por ambição ou presunção egoísta, mas com humildade considerem os outros mais significativos que vocês" (Filipenses 2: 3). A ambição por amor a Cristo preenche o coração e faz uma diferença real. A ambição para si próprio desenha um véu elegante sobre um coração vazio, permanecendo ocupado a fim olhar e sentir-se significativo.

O sonho americano parece uma montanha impressionante para escalar quando é realmente apenas uma caverna minúscula em que para esconder. As pessoas parecem aspirar, esforçar-se e ter êxito, mas na realidade estão se acovardando. Confiante, unido, assertivo por fora, mas aterrorizado por dentro. Nós cobrimos nossos medos mais profundos tentando alcançar mais, adquirir mais e ser mais.

Então, do que temos tanto medo?

Nossos medos podem usar novos estilos de roupas, ouvir novos artistas e se recusar a pagar pelo cabo, mas eles são antigos, implacáveis ​​e contagiosos. As mesmas ansiedades que nos aterrorizavam hoje estavam aterrorizando a igreja e o mundo nos tempos do Novo Testamento. A lista abaixo não é exaustiva, mas representa cinco medos que a Bíblia aborda que estão tão vivos hoje como sempre:


1. Temos medo de ter necessidades.

Jesus sabia que teríamos medo de necessidade. Ele pregou aos seus discípulos: "Não vos inquieteis com a vossa vida, nem com o que haveis de comer, nem com o que haveis de beber, nem com o vosso corpo, o que vestireis" (Mateus 6:25). Então Ele se repetiu duas vezes mais nos nove versos seguintes (Mateus 6:31, 34). Se Ele estivesse pregando hoje aos cristãos na América confortável e rica, Ele diria algo diferente?

Não, porque ansiedade sobre nossas necessidades externas não é realmente sobre essas necessidades, mas sobre nossos corações. Temos medo da falta de comida, da bebida e do vestuário - e dos pagamentos de hipotecas, aparelhos que precisam ser substituídos e contas de matrícula - porque simplesmente não podemos acreditar no que Jesus diz: "Não temais, pequeno rebanho, pois a vosso Pai agradou dar-vos o reino "(Lucas 12:32).


2. Temos medo do que os outros possam pensar.

Infelizmente, os fariseus podem se encaixar perfeitamente em muitas igrejas americanas. Quem sabe o quão felizes eles teriam estado nos concursos de popularidade de mídia social de hoje?

Eles se opuseram e até mataram Jesus porque adoravam demais a atenção e o louvor do homem (Marcos 11:18). Ao mesmo tempo, eles contiveram seu ciúme assassino contra Jesus, às vezes para preservar seu favor entre o povo (Marcos 14: 1-2). Eles viveram e mataram para aprovação, e correram da desaprovação como se tivesse uma doença que ameaçava a vida.

Por que nos importamos tanto com o que os outros pensam? Porque nascemos, em nosso pecado, querendo ser Deus e crendo que somos dignos de adoração. Não o culto de domingo de manhã, mas um tipo visível, contável, comparável de reverência e reconhecimento. Vivemos por curtidas, seguidores e elogios, e medo de rejeição - ou pior ainda, sermos ignorados.


3. Temos medo do que os outros podem fazer.


Nós tememos o que os outros podem fazer ainda mais do que eles poderiam pensar. Na América, os cristãos não se preocupam em serem mortos por nossa fé, ou mesmo fisicamente prejudicados de qualquer maneira. Temos medo de sermos caluniados, envergonhados ou excluídos.

O apóstolo Pedro prega em nossos medos e inseguranças, "Mesmo se você deve sofrer por causa da justiça, você será abençoado. Não tenhais medo deles, nem vos inquieteis "(I Pedro 3:14). Mas e se eles nunca voltassem a falar comigo? E se eles me denunciassem ao meu chefe, ou espalharem rumores falsos sobre mim? E se me demitirem ou se recusarem a fazer negócios comigo? - Não tenha medo deles.

O apóstolo João vai ainda mais longe do que Pedro:

    "Não tema o que você está prestes a sofrer. Eis que o diabo está prestes a lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados, e por dez dias terão tribulação. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. "(Apocalipse 2:10)

Alguns de vocês serão lançados na prisão. Você será testado. Você morrerá ("até a morte"). Não tema.

Se cremos em Pedro, João e Jesus, "podemos dizer com confiança: 'O Senhor é o meu ajudador; Eu não temerei; Que pode o homem fazer comigo? '"(Hebreus 13: 6).


4. Temos medo de perder o controle.

Cada história da vida e do ministério de Jesus merece especial atenção e temor, mas uma me chocou em especial. Jesus vem a um homem oprimido pelo demônio - na verdade, ele é oprimido por uma horda de demônios (Marcos 5: 9). O homem andava nú (Lucas 8:27), não podia ser preso por ninguém (Marcos 5: 3), gritava de dia e de noite em agonia, e se cortava com pedras (Marcos 5: 5).

Então Jesus o curou. Ele lançou todos os seus demônios em um rebanho de porcos, e finalmente libertou o homem de uma vida de escravização e autodestruição do mal. O que acontece a seguir é a torção chocante:

    “Então saíram para ver o que tinha acontecido, e vieram a Jesus e acharam o homem de quem os demônios tinham saído, sentado aos pés de Jesus, vestido e em seu juízo, e tinham medo.” (Lucas 8:35)

Jesus liberta os oprimidos do demônio, deixando um criminoso selvagem e violento "vestido e de bom juízo". E em vez de se alegrar, adorar e se aproximar, o povo recua e rejeita Jesus. "Então todo o povo da região vizinha dos gerasenos lhe pediu que se afastasse deles, pois se apoderaram de grande temor" (Lucas 8:37).

Por quê? Talvez porque Ele matou seus porcos e arruinou os negócios de alguém. Ou poderia ser porque eles viram o que Ele era capaz de fazer, e eles estavam aterrorizados que Ele poderia perturbar, perturbar, e derrubar sua vida, também? Eles tinham medo de perder o controle.

O homem oprimido pelo demônio havia perdido o controle há muito tempo. Quando Jesus vem e o cura, ele implora para seguir com Jesus. As multidões haviam cultivado a ilusão de controle, e não estavam prontas para entregar isso a ninguém, nem sequer um com o poder, autoridade e compaixão de Cristo.

Estamos prontos?


5. Temos medo de morrer.

Medos de necessidade, rejeição e perseguição afligem muitos de nós, mas a morte é o pesadelo que conduz o sonho americano. O escritor aos hebreus diz de Jesus:

    “Visto que, assim, os filhos participam em carne e sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que por meio da morte Ele pudesse destruir aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e livrar todos aqueles que por medo da morte foram sujeitos à escravidão ao longo da vida.” (Hebreus 2: 14-15)

Como o Rei Davi, cada um de nós nasce nesta escravidão vitalícia, desde o nosso primeiro suspiro até o último suspiro, a menos que Deus nos levante dos mortos. "Conheço as minhas transgressões, eo meu pecado está sempre diante de mim. . . . Eis que fui criado em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmos 51: 3, 5).

Americanos ou africanos ou asiáticos, cristãos ou muçulmanos ou budistas, todos nós nascemos em pecado e sob a sua maldição. Toda a terra gemera sob sua sentença de morte (Romanos 8: 20-21). A morte vem a cada um de nós, e no entanto tentamos ignorá-la para a grande maioria de nossas vidas, pensando ingenuamente que poderia desaparecer. No entanto, quanto mais difícil é fugir dela, mais rápido ela fecha a lacuna em nós.

A promessa do sucesso, a emoção do prazer pecaminoso, o alto gasto e o zumbido do entretenimento tratam todos os sintomas, mas não podem nos libertar da escravidão. Eles mascaram nosso medo da morte, entorpecendo nossos sentidos, e cegando-nos à realidade, tragicamente deixando-nos ainda mais sem esperança do que antes.


A morte é o pesadelo no sonho americano, mas não na vida cristã. "A morte é engolida em vitória." "Ó morte, onde está sua vitória? Ó morte, onde está a tua picada? 'O aguilhão da morte é pecado, e o poder do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo "(1 Coríntios 15: 54-57).

Não tememos necessidade, porque sabemos que nosso Pai nos dará o que precisamos hoje (Mateus 6: 32-33), e tudo o mais para sempre quando finalmente estivermos com Ele (Romanos 8:32).

Não tememos o que os outros pensam, porque o próprio Deus enviou seu Filho para nos mostrar o quanto nos ama (1 João 4: 9-10).

Não tememos o que os outros podem fazer, porque Jesus satisfez a justa ira de Deus que merecíamos (Romanos 3: 25-26), e ninguém nesta terra ou em qualquer outro lugar pode nos separar dEle (Romanos 8: 35-37) .

Não tememos perder o controle, porque sabemos que aquele que governa e decide todas as coisas está trabalhando absolutamente tudo, grande e pequeno, para o nosso bem (Romanos 8:28).

Nós certamente não tememos a morte, porque, como diz John Piper, "a morte se tornou uma porta para o paraíso." Não só a morte não pode tocar o que mais nos valorizamos, por causa de Cristo, mas é forçado a entregar nosso maior tesouro a nós .

Se tememos a Deus, não precisamos temer a perseguição, a pobreza, a punição ou a morte. O sonho americano perde seu apelo porque oferece menos vida, liberdade e felicidade do que encontramos em Jesus. Tendo morrido pelo medo, somos elevados à liberdade.”

Marshall Segal, em



Nenhum comentário:

Postar um comentário