quinta-feira, 15 de junho de 2017

Incerta, mas inabalável

Quatro âncoras para as ondas da vida que você enfrenta

“Como ancoramos nossas almas quando as ondas da vida ameaçam desfazer-nos? Quando somos atingidos por um terrível diagnóstico? Quando a dor emocional ou física constante não cessa? Quando as nuvens escuras da depressão continuam pairando? Quando perdemos o nosso emprego? Quando o próximo passo na vida é incrivelmente incerto?

Em outras palavras, o que fazemos quando nossas circunstâncias atuais parecem muito substanciais e confusas para nossas habilidades e compreensão muito limitadas?

Para aqueles que sentem o mundo quebrando em torno deles, aqui estão quatro lembretes para âncora da alma do Salmo 46.


1. Deus é nossa proteção

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.” Salmo 46: 1-3

Vemos Deus como nosso refúgio e força - uma realidade que o povo de Deus conhecia então, e uma que desfrutamos ainda mais profundamente agora em Cristo. Em Cristo podemos saber que Deus está sempre conosco em nosso sofrimento e incerteza. "Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como também com Ele nos dará graciosamente todas as coisas?" (Romanos 8:32).

Por causa de Cristo, o Espírito vive dentro de nós como uma ajuda muito presente em apuros. Jesus prometeu nunca nos desamparar ou nos abandonar (Mateus 28:20), e o Salmo 46 aponta para o cumprimento no Espírito.

Quando sentimos que tudo é incerto, quando as montanhas podem muito bem bater no mar, a primeira coisa que fazemos é lembrar que a nossa proteção não está em melhores circunstâncias,  em evitar os problemas ou em qualquer coisa nesta terra. Em vez disso, nossa proteção é o Espírito Santo muito presente e a obra sólida de Jesus em nosso favor, que garantiu nossa ajuda e prometeu que voltaremos em segurança para a glória.


2. Deus é nosso prazer

Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.” Salmo 46: 4-5

A cena de repente muda de mares furiosos e montanhas em queda para um rio vivificante com riachos doces que fazem a cidade de Deus se alegrar.

Aviso: ela não será movida. Ela deve ser a cidade de Deus, o que significa que as pessoas na cidade se alegram em Sua segurança dentro das muralhas da cidade. Por causa da presença de Deus, nós não seremos movidos. Porque Ele é um presente muito presente, nunca deixando de ajudar em problemas, nossa segurança e nossa alegria são seguras.

Quando tudo mais parece impossível, quando Satanás ameaça desfazer-nos e roubar-nos de toda a alegria, podemos levantar os olhos e perceber que estamos na cidade de Deus. Ele está conosco! E um dia, estaremos com Ele face a face nos novos céus e nova terra. Nada pode roubar essa alegria.

Mais do que isso, sabemos que vamos acordar na manhã seguinte e Deus ainda estará conosco para nos ajudar novamente. Haverá novas misericórdias todas as manhãs - misericórdias que serão suficientes para esse dia e misericórdias que não acabarão um momento muito cedo.


3. Deus é o nosso poder


“Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura.Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra. Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os escudos com fogo.” Salmo 46: 6-9

Tudo o que o salmista disse até agora seria inútil se Deus não fosse forte o suficiente para trazê-lo. Agora, vemos sua força. O mundo inteiro enfurece e cambaleia. Tudo conspira contra você. Todo o poder do mundo amaldiçoado se dirige em sua direção. O que Deus fará?

Pronuncia Sua voz. E a terra se funde diante dEle. Ele derrete. O Deus dos exércitos, o Deus que luta em nosso favor, está conosco como nossa fortaleza, e tudo o que Ele tem a fazer é falar para vencer a batalha.

E então, para provar Seu poder, o salmista nos chama a olhar Suas obras como prova. Ele trouxe desolações, Ele parou guerras, Ele deixou arcos e lanças quebrados, e Ele queimou carros com fogo. Em outras palavras, nada se iguala a Deus.

Desse lado da cruz, podemos ir ainda mais longe: Ele enviou seu Filho para morrer por nossos pecados. Ele O levantou novamente na vitória, garantindo nossa vitória final. Venha, olhe as obras do Senhor: Nada que se levante contra você pode ficar diante dEle!


4. O Propósito de Deus

"Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra." O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura.” Salmo 46: 10-11

Davi repete a promessa de que Deus nos defenderá. O versículo 10 nos diz por que Deus promete Sua proteção, prazer e poder à pessoas frágeis e incertas. Ele diz: "Eu serei exaltado entre as nações, e exaltado na terra!"

O propósito de Deus é a Sua glória. Deus promete glorificar o Seu nome em toda a terra. Deus promete mostrar que Ele é de fato a maior proteção, o maior prazer, e Ele realmente é o maior poder.

E em Jesus, Deus prometeu tudo para nós. Jesus tomou o castigo; Agora tudo o que sabemos é graça. Então, quando nos perguntamos se Deus continuará a nos proteger com Sua proteção, nos satisfazer com Seu prazer e nos sustentar para lutar outro dia de incerteza com Seu poder, nossa resposta é: Claro que Ele vai; Seu nome está em jogo! Claro que sim; Ele está trabalhando em mim para me manter e me sustentar para Sua glória!

Isso significa que podemos confiar em Deus para fazer o que é melhor para nós: alcançar o prazer eterno com Ele. Isso significa que, mesmo que Sua proteção pareça tirar todo o resto - saúde, conforto, conveniência, amigos, família, empregos ou qualquer outra coisa - Ele nos manterá seguros em Cristo. Isso significa que Ele vai nos ajudar a fazê-lo, porque Seu nome é investido na vida de seu povo.

Não há maior conforto para nós em nossa dor e incerteza.
Fique quieto e saiba!

Então, como respondemos quando a vida é incerta?

Nós paramos. Ficamos imóveis. Nós oramos. Pedimos ajuda. Lembramos que Ele é Deus, e nós não somos. E nós confiamos que Ele seja nossa poderosa fortaleza, e trará novas misericórdias, e trabalhará Seu poder em nosso favor, seja o que for necessário.

Lembramo-nos de que Ele é Deus e que é o suficiente. E então pedimos ajuda para confiar nEle mais através da incerteza e da dor, para e nos dar mais de Si mesmo na incerteza e na dor.”


Dave Zuleger, em


Nenhum comentário:

Postar um comentário