quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Graça para ajudar em tempo apropriado

"Aproximemo-nos, com ousadia, do trono da graça para que recebamos misericórdia e achemos graça para ajudar em tempo apropriado".

Hebreus 4:16, tradução de John Piper

Você observou que esta tradução é um pouco diferente de outras? A tradução habitual da última sentença é: "Acharmos graça para socorro em ocasião oportuna". E, "graça para ajudar em tempo apropriado" é também uma tradução literal e exata. Não existe contradição entre essas duas traduções. Porém, algumas traduções chamam a atenção à nossa necessidade; nesta, literal, ao tempo de Deus.

Acho que precisamos focalizar na graça do tempo de Deus. Quando temos uma necessidade, nos sentimos bastante inquietos a respeito de quando Deus satisfará tal necessidade. Queremos que Ele o faça agora! Não é natural pensarmos que a graça de Deus será mostrada tanto em seu tempo como em sua forma. Mas Hebreus 4:16 lembra-nos a buscarmos a Deus não somente quanto ao tipo de graça de que necessitamos, mas também quanto ao tempo dessa graça.

Isto pode mudar nossa atitude na oração. O tempo de Deus é frequentemente estranho, e isso não deveria surpreender-nos, visto que, "para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia" (II Pe 3:8). Deus pode compactar mil anos de impacto em um dia e levar mil anos para fazer a obra de um dia. No primeiro caso, Ele não fica sobrecarregado, e, no segundo caso, não se mostra apressado. Como disse o apóstolo Pedro: "Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada" (II Pe 3:9).

Portanto, não nos surpreendamos com o fato de que "ajudar em tempo apropriado" seja na perspectiva de Deus algo diferente do que o é na nossa perspectiva, mas a dEle é sempre melhor, É sempre graça para nós. É uma graça que deve sempre receber nossa confiança pelo que ela é e pelo tempo em que nos será dada.

Eu preciso de ajuda. Sempre. Em tudo. Estou simplesmente enganando a mim mesmo, se penso que posso mover-me por alguns centímetros sem a ajuda de Deus. "Pois Ele mesmo é Quem a todos dá vida, respiração e tudo mais" (At 17:25). Preciso da ajuda de Deus para o bem da minha fé, a qual é fraca. Preciso dela para estimular o meu zelo e para dar-me poder para evangelizar. Preciso desta ajuda para a adoração autêntica. Preciso dela para ter coragem no viver santo. Preciso da ajuda de Deus para transformação de meus filhos adolescentes em jovens humildes, respeitáveis e centralizados em Deus. Preciso dela para que eu possa ministrar esperança, gozo e ousadia aos nossos missionários e para receber orientação quanto a planejar o futuro. Preciso da ajuda de Deus para milhares de outras exigências, ênfases e agradáveis possibilidades.

Gosto muito de pensar na soberania de Deus em administrar Seu tempo. Por exemplo, Daniel afirmou que o Senhor "muda o tempo e as estações" (Dn 2:21). Isto significa que as épocas de bênção modestas ou imensas em nossa vida, nosso lar e nossa igreja estão nas mãos de Deus. Ele geralmente determina o tempo de nossas bênçãos, de modo que a Sua sabedoria, e não a nossa, seja ressaltada. Deus está mais interessado na paciência da fé do que em nossa satisfação instantânea. O tempo de Deus pagará os seus dividendos, além do que podemos imaginar. Sempre é "graça para ajudar em tempo apropriado". O tempo e o conteúdo da bênção são graciosos. A fé descansa nos aspectos e no momento da graça de Deus.

Por isso, este convite de Hebreus 4:16 é muito precioso para mim. Preciso de ajuda, mas, não mereço. No entanto, Deus provê ajuda, porque Seu trono é um trono de graça e ajuda imerecida. Em todas estas necessidades, o Senhor tem "graça para ajudar em tempo apropriado". Nosso dever consiste em aproximar-nos dEle com ousadia, achar e receber essa ajuda do trono da graça. Temos razão para crer que Ele nos ouvirá e nos ajudará no tempo apropriado.

Portanto, cheguemos confiantemente junto ao trono da graça e recebamos o que Deus tem para nós - uma graça soberanamente designada e controlada quanto ao tempo para o nosso maior bem.

John Piper,
em Uma vida voltada para Deus
páginas 56 a 58.

4 comentários:

  1. NOSSA, muito para mim, obrigado por partilhar essa sabedoria comigo. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Deus falou comigo também, Javan!
      Fiz questão de digitar tudo do livro pra cá.
      Fico feliz em saber que tenha sido tão edificada quanto eu fui ;)

      Excluir
  2. Uau, falou muito comigo... Certamente, precisava ler cada palavra desse Post! Obrigada por isto e por tudo, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profunda a reflexão, né, Beca?
      Eu também precisava ler essa mensagem!
      Que bom que ela abençoou sua vida!

      Excluir