terça-feira, 9 de agosto de 2016

Humildade pueril produz paz

Um dos mais curtos salmos da Bíblia nos dá uma imagem bonita do tipo de paz e tranquilidade que Deus quer que experimentemos:

Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança desmamada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!” 
Salmo 131: 1-3

Quando Davi disse que seu coração não se elevou e seus olhos não foram arrogantes, seus leitores originais em hebraico teriam claramente entendido o que ele queria dizer. Seu filho, Salomão, depois usou imagens semelhante quando escreveu: 
A vida de pecado dos ímpios se vê no olhar orgulhoso e no coração arrogante.” Provérbios 21: 4. Davi estava falando de orgulho.

Nós tendemos a pensar em Davi como um homem humilde, que é uma tendência certa, porque muitas vezes ele era. Mas a humildade não veio naturalmente para Davi. Ele, como nós, era muito consciente dos impulsos orgulhosos incessantes de sua natureza caída, que às vezes ele seguiu e que o levou a ter graves problemas. Portanto, Davi, como nós, muitas vezes era dolorosamente consciente de suas transgressões induzida por orgulho, e houve momentos em que seu pecado estava sempre diante dele (Salmo 51: 3).

Nós não sabemos os acontecimentos que levaram Davi a escrever este breve salmo. Mas sabemos duas coisas: 1) Suas aflições eram muitas (Salmo 34:19) e 2) Nós, frequentemente, respondemos às nossas próprias aflições da mesma maneira. Rapidamente elevamos nossos corações e nossos olhos no orgulho quando há oposição contra nós, somos difamados ou sofremos de alguma forma.

A vida de Davi foi frequentemente de lutas e constantes ameaças. Com as complexidades e tragédias que enfrentou, deve ter sido difícil deixar de lado as coisas "grandes demais" para ele - os "porquês" ele não conseguia descobrir. Só precisamos pensar em quão difícil é deixar nossas ansiedades e medos de lado, as coisas "maravilhosas demais" para nós, e descansarmos na confiança das promessas de Deus. Sabemos o quão fácil é resmungar e não ser humilde!

Assim, nestas poucas palavras, Davi está nos dando um modelo do que se parece com a humilhar-nos sob a poderosa mão de Deus (1 Pedro 5: 6): Grande humildade normalmente se parece com uma criança pequena.

Mas Davi tem uma criança em particular em mente: a criança desmamada. "
De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança desmamada por sua mãe " (Salmo 131: 2). Por que Davi escolheu uma criança desmamada como modelo de humildade?

Uma criança de peito é uma bela imagem de uma dependência de descanso, confortada na prestação de uma mãe. É uma imagem idílica do que parece para receber alimento necessário em um tempo necessário de uma fonte confiável.

A criança desmamada é uma imagem completamente diferente.

Em culturas antigas do Oriente Próximo, as crianças não eram desmamadas até pelo menos três anos de idade, e às vezes mais velhas. Por essas idades, as habilidades cognitivas e verbais das crianças foram normalmente bastante desenvolvidas. Isto significava que a transição do conforto familiar e nutrição do peito de uma mãe para não mais receber tais conforto e alimento teria sido psicologicamente e emocionalmente mais difícil do que para uma criança mais novinha. Pode-se imaginar as lágrimas de uma criança de três anos de idade, a raiva, insistência, reclamações, pedidos e tentativas físicas repetidas para conseguir mamar no peito de novo, apenas para ser negada pela única pessoa que tinha, até então, sido a fonte de tal conforto íntimo e nutrição. Por que a mamãe não cuidará mais de mim?

Uma criança recém desmamada é uma criança que sofreu privação, decepção, confusão e tristeza. Essa criança que acalmou sua alma e está tranquilamente sentada ao lado de sua mãe, não exigindo o que foi negado a ela, é uma criança que apresentou a sua vontade à vontade de sua mãe. As razões pelas quais está sendo negado o seio da mãe (que é a melhor coisa para ela) ainda são "maravilhosas demais" para ela entender. Mas ela suportou a luta, trabalhou através do sofrimento, secou as lágrimas, e está finalmente disposta a confiar na sabedoria de sua mãe que "o alimento sólido é para os adultos" (Hebreus 5:14). Ele começa a dar um fruto pacífico que vem da disciplina do treinamento de um Pai amoroso (Hebreus 12:11).

Assim, uma criança desmamada é a imagem de humildade pacífica, que ilustra a esperança de Davi em Deus. Davi não compreendia plenamente as razões da sua privação, decepção, confusão e tristeza. Ele suportou luta, desespero e lágrimas. Mas agora ele se sentia em paz ao lado de seu Pai divino, castigado e humilhado e dispostos a confiar que Deus sabe o que é melhor para ele.

E é neste espírito de uma criança desmamada que Davi diz para nós, o Israel de Deus (Gálatas 6:16), "ó Israel, a esperança no Senhor, desde agora e para sempre" (Salmo 131: 3). Espera em Deus, que desmama seus filhos. "Porque o Senhor corrige a quem ama" (Hebreus 12: 6; Provérbios 3:12), e sua desmama dolorosa é para o nosso bem, embora este bem possa ser ainda muito maravilhoso para nós entendermos.

Se nós confiarmos em Deus agora, se colocarmos a nossa esperança nEle agora, conheceremos a paz e nossa esperança durará para sempre.
Jon Bloom

Nenhum comentário:

Postar um comentário