terça-feira, 5 de julho de 2016

O trabalho de Deus nos anos banais

Deus Não desperdiça seu tempo ou você 


“Estou lendo em Gênesis agora, como eu faço frequentemente. Este livro ilumina e confunde, humilha e me incentiva. Ele tem mais sabedoria nele do que pode, eventualmente, ser extraído em toda a vida. Fala-me nas coisas que ele diz explicitamente, e também no que ele não diz. Gênesis está falando comigo do trabalho de Deus nos anos banais - todos os anos são gravados num histórico quebra-cabeças de Deus.

Gênesis abrange uma extensão incrível de tempo. A maioria dos estudiosos evangélicos conservadores estimam o tempo entre Adão e Abraão em entre 2.000 e 6.000 anos (possíveis lacunas nas genealogias sendo a variável). O que significa que, no mínimo, Gênesis sozinho cobre aproximadamente a mesma quantidade de tempo histórico que o resto dos livros da Bíblia combinados, e possivelmente muito mais.


E o que sabemos sobre esses milênios? Muito pouco quando você pensa sobre isso.

O que Deus estava fazendo durante todos esses anos banais - todos esses anos que não sabemos nada sobre e todas as pessoas que estavam "comendo e bebendo, casando-se e sendo dadas em casamento... [E] comprando e vendendo, plantando e construindo" (Lucas 17: 27-28)?



Deus não estava perdendo tempo ou pessoas durante estes dias não registrados. Ele estava segurando todas as coisas pela palavra do Seu poder cada momento (Colossenses 1:17, Hebreus 1: 3) e trabalhando em todos os detalhes da história e da experiência humana (João 5:17; Atos 17: 26-28) de modo que, na plenitude do tempo, Ele pôde entrar na história e na experiência humana como o segundo Adão e concluir Seu plano para resgatar o que tinha caído sobre aquele horrível dia notável no jardim (Gálatas 4: 4-5; Romanos 5:17). Deus não estava ausente ou distante (Atos 17: 27-28), também não estava silencioso (Romanos 1:20).


Poucos dias de sua vida são notáveis, contendo eventos e experiências onde você vê a providência de Deus com surpreendente clareza e quando a sua fé e curso da vida são moldados de forma indelével e memorável. Mas a grande maioria de seus dias - provavelmente um dia como hoje - passarão na obscuridade, sem registro e irreversíveis para a sua memória. Mas, ainda que hoje possa ser banal, não é sem importância. Ele é único, impagável e insubstituível.

Hoje Deus está operando em você tanto o querer quanto o realizar a Sua boa vontade (Filipenses 2:13). Hoje, Deus está trabalhando em sua vida para avançar em direção a conclusão do bom trabalho que começou em você (Filipenses 1: 6). Hoje, porém é invisível e despercebido por você que Deus está no trabalho em cada detalhe de sua história e experiência, e na história e na experiência de, possivelmente, milhares de outros, para trazer respostas às suas longas orações solicitadas para abrir a porta que parece impossivelmente fechada para você, para convergir a direção da casa para o filho pródigo, para salvar sua amada e um coração duro, para te livrar da aflição ou para torná-lo um inesperado meio notável de graça para alguém.



Lembre-se: Deus não desperdiça um dia, e Ele não desperdiçará você ;)



Hoje é um dia feito especialmente pelo Senhor (Salmo 118: 24). Ele o planejou por você. Ele tem um propósito. Não importa o que esse dia contém, dê graças por ele (1 Tessalonicenses 5:18). Porque Deus não desperdiça um dia e Ele não desperdiçará você. E se você ama e confia nEle, descobrirá um dia que hoje, banal como parece agora, fará para você bem notável (Romanos 8:28).”



Jon Bloom



Fonte: http://www.desiringgod.org/articles/god-is-at-work-in-your-unremarkable-days



Nenhum comentário:

Postar um comentário