domingo, 1 de maio de 2016

O que Judas faria?

“Os fariseus amavam o dinheiro (Lucas 16:14), temiam homens (Mateus 26: 5), e odiavam Jesus (Mateus 26: 4). Essa fórmula pode ser vivida por você mais rápido do que imagina.

O amor ao dinheiro muitas vezes parece apenas prático. O medo dos homens pode se esconder atrás de máscaras. Mas a Bíblia é clara: Se você ama dinheiro e teme os homens, não pode amar a Deus ou escapar do inferno (Lucas 16:13; João 5:44) - e você se torna um membro de carteirinha da multidão que crucificou o Autor da vida (Atos 3:15).

A cruz - o drama terrível de ódio - era apenas um sintoma do desejo dos fariseus por dinheiro, aprovação e poder. Era como se eles comprassem um outdoor para fazer propaganda de seu amor por dinheiro, e situado numa colina para todos verem.

Mas eles nunca fariam algo tão óbvio! O que as pessoas diriam? Eles tinham "medo do povo" (Lucas 22: 2). Na verdade, o amor do povo por Jesus era metade da razão pela qual os líderes religiosos O odiavam tanto. Eles tiveram que encontrar uma maneira de matá-lo discretamente (Mateus 26: 3-5). Tiveram que encontrar uma maneira de matar um homem inocente, sem perder nenhuma estima ou influência.

Primeiro, eles precisavam de um informante - alguém perto o suficiente de Jesus para traí-lo, mas longe o suficiente de Jesus para traí-lo. Em outras palavras, eles precisavam de um criminoso vestido de Papa.

"Então um dos doze, que se chamava Judas Iscariotes, foi ter com os principais sacerdotes e disse: 'O que você me dará se eu entregá-lo para vocês?'" (Mateus 26: 14-15). "Quando ouviram isso, alegraram-se e prometeram dar-lhe dinheiro" (Marcos 14:11). Eles encontraram o homem, alguém que amava o dinheiro tanto quanto eles, disposto a ofender e trair até mesmo seus amigos mais próximos por um dia de pagamento. O mercado tinha aberto contra o Messias, e Judas estava lá para lucrar.

Como Randy Alcorn escreve: "Satanás trabalha na suposição de que cada pessoa tem um preço. Muitas vezes, infelizmente, ele está certo. Muitas pessoas estão dispostas a render-se a si mesmas e seus princípios para qualquer deus que lhes traga o maior lucro a curto prazo." (Dinheiro, bens e Eternidade, 41).

Judas vendeu o Salvador, e por apenas trinta moedas de prata (Mateus 26:15).

Se você ama dinheiro – e  valoriza o que ele pode comprar acima de tudo - você não pode amar a Deus. Você O odiará talvez em silêncio, em privado e hipocritamente – mas irá odiá-Lo. E o ódio irá marcá-lo e segui-lo em todos os lugares. Esse tipo de rejeição divina e traição renomeia uma pessoa. Ela define você.

Por exemplo, veja como Judas é falado nos Evangelhos.

    ". . . Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. "(Mateus 10: 4)
    "Judas, que iria traí-lo, respondeu:" Sou eu, Rabi? "Ele disse-lhe:" Tu o dizes. "(Mateus 26:25)
    ". . . e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. "(Marcos 3:19)
    ". . . e Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou um traidor. "(Lucas 6:16)
    "Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos (ele que estava prestes a traí-lo), disse:" (João 12: 4).
    "Ele falou de Judas, filho de Simão Iscariotes, pois, um dos doze, ia traí-lo." (João 6:71)
    "Judas, que o traía, também estava com eles." (João 18: 5)

Em vez de ser um discípulo fiel e orientar as pessoas a seguirem a Jesus, ele "tornou-se um guia para aqueles que prenderam Jesus" (Atos 1:16).

Qual será o testemunho de sua vida – o testemunho que seus gastos estão dando? Será claro para outros que você usou o que Deus tinha lhe dado para levar outros a seu Filho ou será óbvio que você se rendeu aos deuses do materialismo e chamou as pessoas para longe de Jesus?

O caso de Judas não terminou tão bem para ele. "Então, quando Judas, o traidor, viu que Jesus fora condenado, ele mudou de idéia e trouxe de volta as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e os anciãos" (Mateus 27: 3). Afogando em vergonha, ele clamou por um reembolso. Confrontado com o horror de sua troca, o dinheiro tinha perdido seu fascínio. O que foi que eu fiz?! Que comércio horrível fiz ?! Levem tudo de volta e me devolvam Jesus! Mas não havia como voltar atrás para Judas, nenhuma política de retorno sobre esta rejeição. Ele, então, matou-se nas ondas avassaladoras de arrependimento e remorso (Mateus 27: 5).

No entanto, ainda há tempo de voltar para você. Lucas cita Jesus para o ganancioso hoje: "Tome cuidado, guarde-se contra toda a avareza, pois a vida não consiste na abundância dos seus bens" (Lucas 12:15). Quando a vida começa a parecer uma longa missão de fazer mais dinheiro, alguém está mentindo para você! Acorde e devolva a prata antes de crucificá-Lo!

Pergunte a si mesmo o que Judas faria em sua situação. Como ele se sentiria acerca de
sua renda atual, hábitos de compras e de poupança? Quão desconfortável ele estaria quanto a sua generosidade?

Quando a nossa alegria não está mais no nosso dinheiro, mas sim em Deus, nosso dinheiro se torna a extensão visível da alegria em Deus, voltada para os outros. Em vez de nos render aos nossos desejos por  mais, colocaremos cada centavo para dizer ao mundo que Deus é o nosso tesouro - agora, mais tarde na aposentadoria, e para sempre na eternidade - e gastaremos o que for preciso para trazer outros para a alegria e segurança que temos conosco em Deus.”


Marshall Segal


Fonte: http://www.desiringgod.org/articles/what-would-judas-do

Nenhum comentário:

Postar um comentário