quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Fogo refinador




“Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.” Malaquias 3:2-3

            Todos necessitamos passar pelo Fogo do Ourives! O que significa isso? Que Deus vai tratar conosco, que vai consumir tudo em nossas vidas que não Lhe traz glória, que vai trabalhar em nós, como o ourives faz com o fogo e a prata, para transformar cada atitude, conversa, pensamento, vontade, caminho ou ação errada. Por quê? Para nos tornar as pessoas que Ele quer que sejamos. 

“Pois o nosso "Deus é fogo consumidor!” Hebreus 12:29

Olhando para trás, posso enxergar a jornada fascinante que tenho estado com Deus. Quando digo fascinante não me refiro à bela, agradável, cheia de flores e perfumes jornada. Na verdade, quase sempre é o contrário. Deus começou um processo em mim, de modo lento, tranquilo, firme e num ritmo em que eu consigo suportar de refinamento. Ou seja, como Refinador, Ele se senta sobre o fogo que arde em nossa vida para ter certeza que nunca fique quente de mais, mas também que nunca se apague, até que possa olhar e ver Seu próprio reflexo, quando estaremos totalmente livres de impurezas.

Sei que não é fácil mudar. Tenho estudado a Palavra de Deus há mais de vinte anos, e continuamente luto contra muitas coisas em mim que vejo não serem como Deus quer. Ainda não estou como preciso estar, mas agradeço a Deus por não ser mais quem era. O Fogo devora todas as impurezas e deixa tudo que permanece em chamas para a glória de Deus. Muito da velha Priscilla tem sido queimado no fogo refinador de Deus ao longo dos anos. Com certeza não tem sido fácil, mas realmente tem valido a pena.

Passar pelo Fogo é, por vezes, assustador. É algo que nos faz lembrar a dor, o sofrimento, a morte e não gostamos disso nem um pouco, certo? Contudo, o apóstolo Paulo nos lembra que se queremos ter parte na herança de Cristo é necessário compartilhar de Seu sofrimento.

“Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.” Romanos 8:17

Como Jesus sofreu? Será que Ele deseja que também passemos pela cruz? 

“Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” Lucas 9:23

Obviamente não temos que ser pregados fisicamente no madeiro, porém Jesus deixou claro que devemos tomar nossa cruz e seguí-lO, deixar de lado nosso estilo de vida egoísta e egocêntrico para que Ele seja o centro. A Bíblia diz que devemos morrer para o “Eu” e só conseguiremos se estivermos dispostos a passar pelo Fogo, para que mais tarde conheçamos a alegria de dar glória a Deus como ouro refinado, como diamante lapidado, como jóia preciosa que Ele nos criou e quer nos moldar para ser.

Se nos tornarmos obstinados e lutarmos para nos arrepender quando o Fogo refinador de Deus chegar mostrando um comportamento que precisa ser modificado em nós, então o amor se torna teimoso. Como assim? Sabemos que Deus é amor, e que Ele é um Deus ciumento. Ele não quer que nada em nós tome o lugar que lhe pertence. E o amor, o próprio Deus, será ciumento o bastante e teimoso o bastante para "ficar no nosso pé" até conseguir aquilo que quer. O amor (Deus) nos revelará coisas que não queremos enxergar para nos ajudar a ser o que precisamos ser.

O fogo refinador de Deus pode chegar de maneiras diferentes. Você pode se sentir incomodado para parar de fazer alguma coisa e começar a fazer outra; pode sentir uma forte convicção através de Sua Palavra; pode ouvir o Seu Espírito diretamente no seu espírito; pode passar por circunstâncias que o forcem a aprender a paciência, o amor, a bondade, a perseverança, a disciplina e todas as outras virtudes cristãs. Seja como for, Deus trará o Seu fogo refinador a sua vida. Quando ele vier, não o resista, mas confie em Deus e deixe o fogo trabalhar. 

Não sinta pena de si mesmo, não desanime quando Deus lhe mostrar áreas em que precisa mudar. Gradualmente, continuamente, é assim que o Fogo Refinador nos transforma. Mantenha seu coração aberto, não se revolte, apenas aceite, obedeça e deixe-me moldar – e logo verá sendo cada vez mais a pessoa que Ele o criou para ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário