sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cuidado com o inverno do coração!


Estamos no final de junho, e o inverno chegou com tudo! Ah, como é gostoso ficar debaixo de um cobertor quentinho! Como é bom poder usar aquele sobretudo lindo ou aquele casaco de couro legal que ficam guardados praticamente o ano todo! Saborear uma sopinha bem suculenta à noite então, é uma maravilha! Bom, nem todos apreciam o inverno como eu, e logo se põe a reclamar do vento frio, do banho que tem que tomar e não gostam de fazê-lo nessa época, do calor que foi embora e demora a voltar.

Todavia, não é do clima frio que quero falar, e sim do frio que invade o coração das pessoas e as deixam duras, insensíveis, indiferentes, sem amor e, consequentemente, sem calor humano, maldosas e destrutivas. 

A vida é dura, eu sei! As circunstâncias são muitas vezes penosas e pesadas, e nos impõe fardos dificílimos de carregar. As pessoas nos traem e decepcionam constantemente. Nossos sonhos desmoronam e morrem. O roubo, o sequestro, os homicídios, enfim a maldade em suas diversas facetas é expressa com tanta frequência em nosso cotidiano que é fácil se tornar indiferente!

“Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Mateus 24:10-13

Jesus advertiu que devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará. Me pergunto se isso já não aconteceu comigo. Quantas vezes passei perto de pessoas feridas e jogadas na rua sem me importar. Quantas vezes conheci crianças órfãs e abandonadas e nada fiz para ajudar. Quantas e tantas vezes vi meu irmão sofrer e ignorei a realidade, pois não procurei saber a causa do seu sofrimento, não orei por ele, não me movi a seu favor! 

Me considero uma seguidora de Jesus, uma genuína cristã, verdadeira discípula, mas veja o que Jesus diz:



João 13:35

Então, me pergunto: Sou mesmo quem digo ou penso ser? É o amor a minha marca? Ou o aumento da maldade congelou o meu coração, esfriou o amor, endureceu-me por dentro? Você também não se pergunta isso, às vezes?

O apóstolo Paulo, quando escreveu várias cartas a seus amigos de diferentes cidades, como Filipos, Colossos, Galácia, Corinto, disse que só tinha um desejo, uma oração, um pedido que realmente importava, que eles fossem revestidos, e buscassem, acima de todos os dons, o amor:

“Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Filipenses 1:9-11

“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Colossenses 3:14

Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo". 

Gálatas 5:14

“Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas se não tiver amor, nada disso me valerá.

I Coríntios 12:31 – 13:3

Paulo entendeu que nada realmente vale, de fato, nada importa se não há amor, pois o amor é o cumprimento da lei de Deus, o amor é o elo perfeito, Deus é amor e viver em Deus é viver o amor, independente de qualquer coisa.

A maldade é muita? As pessoas são decepcionantes? A vida frustra você constantemente? Cuidado com o inverno, ele pode endurecer e destruir você! Não deixe o inverno externo destruir o seu coração! 

Feliz foi o autor do filme de animação "Frozen", quando ensinou que o amor que está dentro de você é a chave para descongelar todo o frio externo. Receba o amor de Deus que é derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi outorgado (Romanos 5:8) e ame. Ame apesar de, ame mesmo quando, ame acima de, ame, sempre ame, e o inverno passará, a primavera virá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário