quinta-feira, 28 de maio de 2015

Em busca da maturidade

            Você sabe o significado do seu nome? Um nome é algo muito pessoal e diz muito sobre uma pessoa. Na nossa cultura ocidental, principalmente nos idos atuais, os pais não costumam pensar acerca do significado dos nomes que dão a seus rebentos, porém na cultura oriental, bíblica e principalmente nos séculos passados, muito se pensava acerca. Com a globalização e toda essa mistura de intercâmbios, a facilidade das viagens, os acordos comerciais, e afins, muitas coisas mudaram, então hoje as pessoas não pensam tanto a respeito disso, mesmo no Oriente!
            Entretanto, Deus se importa muito com os nomes e seus significados. Se você estudar as histórias bíblicas, verá que ao longo de toda a história da humanidade, Deus estava sempre mudando o nome das pessoas, para que elas vivessem uma nova realidade que Ele estava estabelecendo, e o fazia a partir de um nome! Deus mudou o nome de Abrão, pra Abraão, de Jacó para Israel, de Saulo para Paulo. E a Bíblia diz que ele também dará um novo nome àqueles que ouvem o que o Espírito diz e vence.

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.”
 Apocalipse 2:17

            Outros nomes, Deus não mudou, já que não precisava, pois Ele mesmo escolheu o nome da criança. Por exemplo, Deus mandou Zacarias e Isabel colocarem o nome em seu filho de João, do mesmo modo em que avisou à Maria e José que o nome da criança seria Jesus!
Divago sobre o assunto, porque quero falar sobre meu nome. Priscilla significa madura. Todavia, vejo que esse é um aspecto crítico em minha vida: parece que desde a minha infância batalho contra a imaturidade. Reconheço a necessidade da maturidade. Desejo ardentemente a maturidade. Vejo que o caminho da maturidade é longo e muitas vezes solitário. Busco, luto, desejo, e sei que alcançarei essa preciosidade.

Vejamos o que a Bíblia diz acerca do assunto em questão:

“Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”
 Efésios 4:13

“E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”
 Tiago 1:4

            O desejo de Deus é que cheguemos à maturidade, que sejamos maduros, sem faltar coisa alguma, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Mas o que é maturidade? Como ser alguém, de fato, maduro? Gosto da definição do Padre Fábio de Melo, que em trechos de seu livro “Tempo de esperas”, discorre:

“Por vezes o mundo adulto é uma espécie de doença. Observei que minhas inaptidões com a simplicidade da vida estavam intimamente ligadas ao meu desejo de ser maduro. Mas o que é amadurecer? Não seria encontrar o ponto de equilíbrio que nos faz provar grandeza e simplicidade com a mesma disposição? Maturidade não seria a síntese entre inteligência e sabedoria? Continuo minha busca pelo conhecimento, mas esta busca está modificada. Eu quero aprender, mas não quero provar nada. Quero ser simples diante do que aprendo. Assim eu posso aprender dobrado.”

            Equilíbrio. Simplicidade. Aprendizado contínuo. Adaptação. Satisfação. Creio que atingimos a maturidade quando aprendemos a viver com essa sabedoria. O apóstolo Paulo, em exemplo de homem maduro dizia o seguinte:

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.”
 Filipenses 4:12

            Isto é maturidade: viver contente em toda e qualquer situação!
            Este é o meu destino. Esta é a minha missão. Maturidade é o nome que carrego. A plenitude de Cristo é o meu fim. Que Deus me dê a graça de me tornar uma mulher madura. E, espero que você também perceba a urgente necessidade da maturidade em sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário