segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Adoração



Se há uma palavra muito falada e igualmente mal entendida é adoração. Adoração é uma palavra tão comum e comumente usada fora de contexto que muita gente já nem sabe o que significa! Dentro do contexto eclesiástico essa palavra pode definir tanto um estilo musical quanto um estilo de oração, apesar de que grande parte do que se diz música de adoração é na verdade TUDO, menos adoração e, quando se trata de oração, há uma confusão tão sem nexo que oram fazendo pedidos, intercedendo, guerreando contra o inimigo e colocam isso na categoria de adoração. 
Bom, o dicionário de língua portuguesa Priberam define adoração/adorar como: amor profundo e respeitoso/prestar culto a. Eu definiria adoração como um estilo de vida, de música, de oração, de trabalho, de comida, de tudo o que se faz ou se deixa de fazer TENDO UM ÚNICO OBJETIVO: homenagear, reconhecer a superioridade, demonstrar gratidão, contemplar, amar.
Quando devotamos nossa vida ao dinheiro, e tudo fazemos para obtê-lo, servindo-o com todo nosso esforço, mente e coração, estamos adorando ao dinheiro.
Quando gastamos todo nosso ser correndo atrás de fama, status, reconhecimento e semelhantes proclamamos nossa adoração a nós mesmos.
Quando adoramos algo ou alguém, mostramos que isso é o que importa de fato e de verdade, acima de tudo e de todos para nós.
Só tem um porém, a adoração tem dono, ela pertence a uma única pessoa, e quando roubamos ela e damos a outra pessoa (mesmo que essa pessoa seja nós mesmos) existe um grande problema! E que problema é esse?
A adoração pertence a Deus. A adoração não pertence a mim, não pertence a você, não pertence à humanidade, não pertence a mais ninguém além de Deus! 
Quando adoramos a nós, ao homem (quem quer que seja ele), ao efêmero, ao terreno, comunicamos a Deus que a adoração é para nós, estamos simplesmente roubando a glória que a Deus pertence e nos tornando objeto de nossa própria adoração, ou seja, idólatras!
Mas adoração é para Deus. É para devotar e reverenciar Sua pessoa, Sua opinião, Seu coração, Seus gostos, Suas preferências, e não o que pensamos, o que achamos, o que nos agrada, o que nos parece aceitável. A essência da adoração é ministrar ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, é servir e honrar a DEUS!
Quando Deus criou Adão e Eva, quando Deus escolheu o povo de Israel para ser uma nação exemplar, o que Ele tinha em mente era ser o DEUS/REI deles, governá-los como indivíduos e como nação, e ser desse povo o DEUS, Deus que É o grande e maravilhoso EU SOU, tudo o que você realmente necessita, a cura, a libertação, a proteção, o refúgio, o salvação, o defensor, o construtor, o oleiro... No entanto como Adão e Eva, os israelitas não quiseram que Deus reinasse, eles queriam reinar, queriam reis como todos os povos da Terra, não queriam que a opinião de Deus prevalecesse sobre suas próprias opiniões e a opinião das pessoas, então pediram um rei.
Qual é a principal diferença entre Saul, o primeiro rei de Israel e Davi, o segundo rei e homem segundo o coração de Deus? Saul queria agradar às pessoas. Davi queria agradar a Deus. Saul se preocupava, acima de tudo, em deixar o povo contente e satisfeito com o governo dele, levando em conta os desejos e preocupações do povo. Davi se preocupava, sobre todas as coisas, em reinar segundo às ordens e direção de Deus, buscando sua orientação e obedecendo, mesmo quando não entendia o porquê. Saul era claramente um político, um bajulador do povo. Davi era claramente um sacerdote de Deus, um cortejador do coração de Deus, um verdadeiro adorador!
E quando cortejamos, ministramos, contemplamos e servimos a Deus, Ele vem. E onde Deus está, a cura está, a salvação está, a libertação está, a transformação está, a redenção está, a vida está! Qualquer coisa é possível onde Deus está, porque quando Deus entra em cena... Ah, quando Deus entra em cena, não há como não se extasiar, maravilhar, se render e adorar, pois Ele é digno de TODA glória, honra e DONO da adoração!

“Adorem ao Senhor no esplendor da Sua santidade; tremam diante dEle todos os habitantes da terra.”

Salmos 96:9

Um comentário:

  1. Ótima reflexão!
    Saudade de seus textos, Pri! Estou colocando minhas leituras e visitas ao blog e página do Facebook em dia! rsrs
    Abraço
    Thamyres

    ResponderExcluir