quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Satisfação

Satisfação: ato ou efeito de se satisfazer, alegria, contentamento, prazer. 

Você está satisfeito? 

Está satisfeito com a pessoa que se tornou, baseado nas escolhas que fez, direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente, e o levaram ao nível de maturidade, beleza, cidadania, ao estado em que você se encontra como pessoa hoje?
Está satisfeito com a casa em que mora, com o lar que vem construindo, as amizades que cultiva, a cidade onde habita e o modo como nela se porta (você coopera para o desenvolvimento do lugar onde vive ou apenas reclama e exige mudanças/melhorias?)?
Está satisfeito com a vida que leva na Terra? Com a rotina que escolheu para seus dias, com a profissão que exerce, com seus relacionamentos, o exercício da mordomia (a maneira como lida com o dinheiro, bens e pessoas que estão à sua disposição)?

Quantas e quantas vezes me pego insatisfeita! Paro para analisar minha conduta e me decepciono comigo mesma. Observo minhas circunstâncias e minha tendência é enxergar o que há de ruim e o que falta conquistar (e não as muitas bênçãos que me cercam diariamente). E nessa busca pelo superior e perfeito me perco no simples e maravilhoso.
Certa vez li um livro chamado: "Deus está nas pequenas coisas e todas elas são importantes". Faz muito tempo, porém nunca esqueci o título do livro. Ele me ajuda a trazer à memória o que me dá esperança e novo ânimo de vida: Tenho tudo o que preciso, nem sempre tudo o que quero, mas certamente o que é essencial para viver, logo posso viver contente e satisfeita, e se não estou é porque há algo errado em mim.

Quando Deus criou o mundo, Ele fez tudo o que o homem precisava antes de criar o homem: fez o chão, o ar, a luz, o calor, as plantas, os animais e tudo mais. Deus sempre provê o necessário para a vida e nunca quis que houvessem crianças famintas e desamparadas, mendigos e andarilhos, pessoas que não tem o básico para ter uma vida digna na Terra. 

Quando temos o que é importante e ainda assim não nos contentamos, nos sentimos insatisfeitos podemos enxergar isso como um sinal amarelo/vermelho: Atenção, pare e corrija seu coração/mente e conduta antes de seguir adiante, senão vai acabar sofrendo um acidente ou morrendo na estrada da insatisfação da vida em meio ao paraíso.

Para meditar:


“Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo nunca se satisfaz o seu espírito.” Eclesiastes 6:7

“Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem.” Provérbios 27:20

“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.” Isaías 55:2,6,7,12

“O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo. Abres a tua mão, e fartas (satisfazes) os desejos de todos os viventes. Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.” Salmos 145:14-17

“O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.” Provérbios 19:23

“Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos (satisfeitos) da bondade da tua casa e do teu santo templo.” Salmos 65:4

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda dirão esta palavra na terra de Judá, e nas suas cidades, quando eu vos restaurar do seu cativeiro: O SENHOR te abençoe, ó morada de justiça, ó monte de santidade! E nela habitarão Judá, e todas as suas cidades juntamente; como também os lavradores e os que pastoreiam o rebanho. Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei.” Jeremias 31:23-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário