terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Aprender a contar


Quem se lembra de quando era criança e estava aprendendo a contar? Geralmente se aprende a contar primeiro de 1 a 10, depois acrescenta-se mais números, quando você percebe já sabe contar até 100, passa para as casas das centenas e por fim aprendeu a contar.

Moisés, um homem de Deus que nos deixou grandes exemplos e um legado para sua e posteriores gerações, registrou uma bela oração que podemos conferir no Salmo 90. Em certo trecho da oração ele diz:

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Salmos 90:12


Durante toda minha infância e adolescência fiz essa oração quase todas as manhãs. Os dias se passavam, porém eu não via muito efeito dessa oração. Você alguma vez orou por algo anos a fio que pareceu sem sentido ou resposta? Para mim, orar pedindo a Deus que me ajudasse a contar os meus dias de modo a alcançar sabedoria foi mais ou menos assim. Eu orei, orei, orei, contudo não percebi o resultado.

Essa manhã (depois de alguns anos sem fazer essa costumeira oração) acordei com esse versículo em mente. Como que um trailer de minha vida se passou em minha mente: minha infância totalmente devotada, adolescência tranquila, início de juventude confuso e conturbado, meus dias atuais... Não percebi enquanto vivia que Deus estava trabalhando em minha história, em cada fase, fosse ela agradável ou atribulada. Acordei do sonho, acordei pra vida, entendi (ainda que obscuramente) que Deus tem me levado dia após dia na jornada da sabedoria e me ensinado a contar meus dias.

Dias rotineiros, em que parece que nada de muito importante ou interessante acontece.
Dias surpreendentes, em que sonhos se tornam realidade e há vibração e festa no coração.
Dias tristes, quando a morte de um ente querido nos assalta ou uma grande decepção vem à tona.
Dias alegres, onde tudo parece fluir, correr, como gostaríamos que fosse a vida sempre.
Dias confusos, em que chegamos a nos perguntar se vale mesmo a pena viver.
Dias claros, tão claros que tudo começa a fazer sentido!
Dias interessantes, outros nem tanto.
Dias de crescimento visível, em que a satisfação de se aprender algo toma conta de nosso ser.
Dias de imaturidade, birras infantis, dias de maturidade, quando nossa postura nos assombra (reconhecemos que nos tornamos adultos interessantes).
Dias curiosos, intrigantes, misteriosos.
Dias...

Quero aprender a contar meus dias.
Preciso aprender a contar esses dias.
Dias que jamais voltarão,
No presente estão,
No futuro será que me encontrarão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário