sábado, 5 de janeiro de 2013

Teleologia




"Teleologia é o estudo dos propósitos e dos resultados finais. Portanto, quando dizemos que Deus é um Deus teleológico, estamos reconhecendo que Ele é um Deus de propósitos e planos, que Ele tem um objetivo em mente para as coisas que faz e cria. Essa é uma verdade confortante porque ela responde às grandes questões da vida: Eu tenho um propósito? Há uma razão para eu estar aqui? Há um plano para essa vida? A resposta das Escrituras é um retumbante "SIM". "
Michael R. Baer

Por que nossa visão se limita ao visível? Por que se foca no presente? Esquecemos que sempre existe uma nova manhã, um mundo além desse tudo que os olhos podem ver, novos caminhos a percorrer, algo novo a fazer? Podemos escrever o futuro com nossa vida por meio de nossas escolhas, podemos reescrever nossa história, e quando nossos pés são travados, nossas asas cortadas e nossa vida encadeada, ainda que não sintamos ter poder e autoridade para escolher, para escrever, para mudar, podemos nos lembrar que o Deus que nos criou com um propósito e nos ama está à uma oração de nós. Basta reconhecermos nossa dependência, necessidade dEle, invocarmos Seu santo nome (em Jesus), nos achegarmos em humildade (ainda que em humilhação também), rendição e quebrantamento. 

“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” Salmos 34:18

Por que limitar nossa visão ao presente e visível, quando podemos elevar nossos olhos Àquele que pode nos ajudar, confiando em Seus infalíveis e bons planos para nossas vidas? Por que andar preocupado, ansioso, nervoso, estressado, quando podemos em Seus braços descansar, em Seu colo ninar e nEle esperar? Ele sabe o que faz e o que deixa de fazer. Deus realmente sabe o que é melhor para cada um de nós. O nosso inventor não fez nada nem ninguém defeituoso (aparentemente pode parecer, mas só parece), desde o princípio tudo planejou, até mesmo o perdão para nossos pecados e reconciliação nEle por meio do sacrifício de Jesus. Não pense que porque você "estragou tudo, fazendo tudo errado" que os sonhos, planos e propósitos PERFEITOS de Deus não mais se aplicam a sua vida!

“NEle, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” Efésios 1:11

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:28-29

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Jeremias 29:11-13

Não existem erros e enganos nos planos e propósitos de Deus. Ele é o surpreendente e maravilhoso Deus teleológico!


5 comentários:

  1. Olá, obrigado pela sua visita ao meu blog!
    Estou lhe seguindo também, espero vê-la frequentemente por lá...
    Até +

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem, show de bola!!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem sabia que vc acompanhava meu blog, pr Robson! rs
      Obrigada!

      Excluir
  3. Teleologia é sensacional ... Lerei mais sobre o assunto. DEUS esta no controle de tudo, por isso não podemos ficar bravo com ele

    ResponderExcluir