sábado, 28 de setembro de 2013

Mansidão




 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28-29


Engraçado, toda vez que leio esse texto sempre me foco na parte "e achareis descanso para vossas almas". Talvez por viveremos em uma era estressante e onde ser louco, depressivo, bipolar, problemático é normal gostamos dessa parte, mas o texto não fala apenas sobre o descanso para nossas almas, fala também sobre algo mais profundo e que sem ela não chegaremos ao tão esperado e desejado descanso: a mansidão!
Sabia que o único texto da Bíblia que mostra Jesus dizendo para aprendermos algo dele é esse? Sim! Pode procurar. O que Jesus mais quer que aprendamos dele (apesar de que tudo que aprendermos de Jesus será lucro) é a mansidão.

“Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.” Mateus 21:5


Jesus era chamado de O MANSO (apesar de Moisés ser conhecido como o homem mais manso do mundo, ele certamente não se compara a Jesus em nível de mansidão). 

E para nossa alegria, a recompensa para quem escolhe a mansidão é grande! Vejamos algumas:

“Buscai ao SENHOR, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do SENHOR.” Sofonias 2:3

“Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.” Salmos 22:26

“Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.” Salmos 25:9

“Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.” Salmos 37:11

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” Mateus 5:5

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Colossenses 3:12

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.” I Timóteo 6:11


Deus sempre guia os mansos em Seu caminho já que abrem mão de fazer suas próprias vontades para fazer a vontade de Deus. Mesmo que os mansos pareçam trouxas, pessoas de quem os outros gostam de abusar, sofredores, podemos ter uma certeza:

“E os mansos terão gozo sobre gozo no SENHOR; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.” Isaías 29:19
 

Há um ditado de que "quem ri por último ri melhor". Para quem gostar de rir dos "trouxas dos mansos" fica a dica: Os mansos rirão no final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário