quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Você sabe quem é Cristo?

Você sabe quem é Cristo? Bom, o nosso Senhor e Salvador, você pode dizer. A questão é: Quem é Cristo? É aqui onde uma mente não renovada pode se limitar e confundir. Muitos pensam em Cristo como sobrenome de Jesus Cristo. Essas pessoas não pensam em ninguém mais além do nosso Grande Rei, o Filho de Deus, que morreu na cruz e ressuscitou. Todavia vejamos o que diz a Palavra de Deus:

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” I Coríntios 12:27

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
1 Coríntios 12:27
Nós cristãos, juntos, somos o corpo de Cristo. Jesus é a cabeça, nós o corpo. Simples, não?! Nem tanto, senão todos teriam esse entendimento bem claro e viveriam de acordo, cientes de que cada um de nós é parte vital do corpo. Quando você pensa em si mesmo, pensa na cabeça como algo separado de seu corpo (se bem que há horas que parece que nossa cabeça está em outro lugar, né?).  Se minha cabeça estivesse momentaneamente escondida e você visse apenas meu corpo (em uma foto mal tirada, por exemplo), se referiria a ele (ao meu corpo) como Priscilla, certo? Por quê? Pois minha cabeça e meu corpo são um só, do mesmo modo que a cabeça de Cristo e Seu corpo são um. Veja a oração de Jesus: 

“E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:20-21

Para que se tranquilize, permita-me compartilhar outros textos que irão afirmar sua fé e entendimento sobre esse princípio. Leia-os cuidadosamente, prestando atenção em cada palavra, faça o ponderando, refletindo, pensando a respeito:

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” I Pedro 1:23

“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” II Pedro 1:4

“E todos nós recebemos também da Sua plenitude, e graça por graça.” João 1:16
 
 Reparou na palavra plenitude? Pedro e João nos mostram que recebemos a plenitude de Cristo, com Suas qualidades essenciais e Sua composição genética espiritual.

“Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.” I Coríntios 6:15

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Romanos 6:3-4

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” I Coríntios 12:12-14
 
A maneira como Paulo afirma isso implica que esse conhecimento deveria ser básico. Está entendendo essa realidade elementar? Nós, como igreja, acreditamos nessas palavras? Você acredita em tudo isso a respeito de si mesmo? 

“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” Atos 11:26

Os primeiros cristãos foram assim chamados pois as pessoas olhavam para eles e viam Cristo (eles andavam como Cristo, pensavam como Cristo, falavam como Cristo, oravam como Cristo, viviam como Cristo). Acho que perdemos essa compreensão e  o profeta de Deus, Oséias (4:6), diz que quando o povo de Deus não conhece os ensinos de Deus e quem é nEle perece, é destruído... Já passou da hora de nos enxergarmos corretamente e vivermos como realmente deveríamos!

Um comentário:

  1. Infelizmente é difícil ser um pioneiro e convencer a todos que já estão convencidos ao contrário disso, mas ainda tenho fé que um dia há de ser tudo melhor.

    ResponderExcluir