quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Pode alguém amar a Deus e não a igreja?

Certa vez, ouvi uma pessoa dizer que, por causa dos escândalos e erros dos cristãos na igreja, ela ama a Deus, mas não a igreja. Será isso possível? Pode uma pessoa amar verdadeiramente a Deus e não amar a igreja? Quando nos posicionamos contra a noiva de Cristo, quando passamos não somente a deixar de amar a igreja, como também, claramente, afirmar nosso descaso, ódio e repulsa pela igreja estamos afirmando algo e, certamente, não é o amor a Deus.
 
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" I João 4:20
 
Se nos afastamos da igreja porque não suportamos os erros de nossos irmãos em Cristo, porque não queremos nos relacionar com esse tipo de pessoas, porque nos julgamos melhores e superiores, mais santos, mais perfeitos, não estamos com essa atitude mostrando que somos "deuses" o suficiente para julgarmos o que é melhor, mais sábio? Em vez de nos sujeitarmos aos ensinos dAquele a quem dizemos amar, que nos declaram Sua vontade de que não deixemos de congregar, que nos sujeitemos às autoridades humanas por Ele instituídas como os levitas que aqui recolhem os dízimos (mas que Ele mesmo recebe no céu), não estamos nos sujeitando ao rebelde Satanás que se opõe a Deus e à igreja e quer se estabelecer o senhor?
Pode alguém tão cheio de amor a Deus, tão submisso a Sua vontade, caminhar com Deus longe da igreja, longe de seus irmãos, comprados, remidos e lavados no sangue de Jesus? Se você diz que pode, então me responda: Como essa pessoa, que não suporta a igreja (pessoas que lutam contra  pecado, na busca pela santidade) poderá passar a eternidade, na presença de Deus e longe daqueles que Deus salvou e pelos quais está preparando um lugar Nele mesmo, para que onde Ele estiver os Seus estejam? (João 14:3)

4 comentários:

  1. Pri, não são todas, mas algumas igrejas atualmente são business e os pastores viraram popstars. Nem sempre encontramos Deus nas igrejas, mas sim em situações. O "boom" protestante fez com que houvesse uma igreja em cada esquina (só aqui na rua tem duas igrejas e ambas AdD), que causa confusão naqueles que tentam encontrar uma doutrina. Temos parcela de culpa sim, por migrar de igreja em igreja, mas a culpa é deste boom protestante desenfreado que nos confunde tanto em relação ao real caminho a Deus

    Abraços,
    Kawaii Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo que a culpa é do boom protestante, mas de pessoas que se corrompem com a fama e passam a ser vergonha para o evangelho, manchando o nome de cristão que carrega e também das pessoas que julgam tudo, muitas vezes sem conhecer direito ou procurar conhecer o porquê das coisas ;)
      Mas ficar longe da igreja é se isolar, é afirmar que pode servir a Deus sozinho, quando isso não é verdade. Deus quer que nos relacionemos com Ele e com as pessoas e instituir a igreja, nada mais é que uma forma de Deus incetivar as pessoas a se relacionarem (e nada melhor que se relacionar com pessoas que tbm amam a Deus e querem conhecer e servir a Ele junto com você; isso é igreja!).
      Agora, que todo relacionamento é difíci (inclusive o nosso relacionamento com Deus... quanto mais com as pessoas, rs) isso é fato conhecido ;)

      Excluir
    2. O problema de nossas gerações é que queremos o poder a qualquer modo e quando conseguimos, pisamos naqueles que nos colocaram lá. Participo de um grupo cristão na escola e ninguém pisa em ninguém. Acho que atualmente também estamos separados pela era digital, o que vem afastando as pessoas da Igreja. Ouço meu bisavô falar da igreja antiga e tenho um pouco de gosto, pois não precisava ir a mídia, as pessoas iam por vontade. Hoje em dia, muitas vão por desespero e os pastores midiáticos ridicularizam sua religião, não sei se sem querer ou por puro capricho, mas Deus proverá

      Excluir
    3. Eh, a questão é muito mais séria, complexa, melindrosa e ... do que possamos imaginar ou expressar. Vejo que Deus institui em Sua Palavra que todos devemos ter um relacionamento com Ele, com nossos semelhantes e que a igreja nasceu no coração de Deus. Está ela corrompida? QUe possamos ser um rim pra ajudar na purificação ;)

      Excluir