quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como nasceu em mim uma escritora

Quando me perguntam quanto tempo levei para escrever meu primeiro livro: "O poder das escolhas", só posso responder: 25 anos!
Hum? Como assim, Priscilla?! É isso mesmo! Tudo o que escrevi é fruto de experiências vividas e aprendidas ao longo de toda a minha vida e seria injusto, e até mesmo errado, afirmar que eu escrevi um livro em 7 anos (comecei a colocar as ideias dele no papel /sim, foi literalmente no papel, depois passei a escrever no computador).

Não sei ao certo relatar-lhes o momento em que brotou em mim o desejo de ser uma escritora. O que de fato sei, é que aos 5 anos de idade surgiu em minha mente um sonho tão intenso, que chegou a ser perturbador! Neste sonho, eu estava diante de uma multidão palestrando. Se dormia, o sonho me vinha. Se acordada estava, minha mente vagava, o sonho me tomava.
Penso que com uns 8 anos de idade, comecei a imaginar: "Se serei uma palestrante, por que não escrever alguns livros para vender em minhas conferências?".

Ah, como eu amava a escola quando criança (e ainda hoje meu coração tem prazer no aprender)! Lembro-me de recostar-me sobre a janela, aos 4 anos de idade, vendo as crianças passarem em frente a minha casa com suas mochilas e caderno,s e chorar, pedindo para mamãe me colocar na escola. Naquele tempo as crianças só começavam o "jardim de infância" aos 5 anos, mas o choro foi tamanho que, passando por testes psicológicos (para comprovar que a precocidade não atrapalharia a formação da criança) consegui me matricular e me tornar uma eterna aprendiz naquele mesmo ano. (ps.: Em todo meu tempo de escola, inclusive na época de faculdade, eu sempre fui a mais nova da turma, ainda que a diferença entre a segunda mais nova fosse de apenas alguns dias/ risos).

Um fato interessante se dá na influência positiva que minha mãe teve sobre mim. Minha mãe, uma amante da literatura, sempre foi minha maior incentivadora no quesito leitura. A influência é tamanha, que recordo-me claramente das brincadeiras de papai, que dizia: "Mirian, se você fosse uma vaca lhe daria o nome de LEITURA, e a Priscilla seria a LEITURINHA" (note que meu pai é fazendeiro, e, você já reparou o quanto as vacas tem nomes engraçados? risos).

Na época (e até hoje) em que iniciei meu projeto de escrever um livro, com o objetivo de publicar (2003/2004, durante e após o término do meu curso de Teologia), comentava com as pessoas a respeito do sonho de escrever um livro frustrava-me facilmente, tamanha eram as críticas, desincentivo, e "pedradas" que recebia. Parei diversas vezes com meu projeto, no entanto, Deus em todo tempo levantava pessoas preciosas em minha vida que me incentivavam a retomar o projeto, pessoas as quais agradeci em meu livro.

ps.: Terminei de escrevê-lo em 24 de setembro de 2010 (mas eu trabalho em outros livros ao mesmo tempo/ num momento estou revisando meu segundo livro e escrevendo mais 6).

Antes de encerrar meu discurso, não posso deixar de honrar as duas professoras de português que mais me ajudaram, durante meu período de Ensino Fundamental (Dona Soninha) e Médio (Dona Maria José). Não fossem elas, certamente a escritora que sou, não seria. A vocês, minhas professoras, o meu muito obrigada por sua essencial contribuição em minha formação.

Bom, por enquanto, isso é tudo o que tenho a dizer.

12 comentários:

  1. Vc é demais!
    Ótima escritora, talentosa, e abençoada por Deus!
    Não vejo a hora de ler seu livro!
    Deus a abençoe lindona!!
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Juzinha!
    Que chique, minha amiga da Irlanda vai pagar mais caro pelo frete do que pelo livro e MESMO ASSIM quer comprar!
    Te amo, florzinha!

    ResponderExcluir
  3. parabens pricila muito sucesso pra voce que Deus te abençoe cada dia mais

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA, ANONIMO QUE NÃO ASSINA NO FINAL DO COMENTÁRIO, RSRSRRRS

    ResponderExcluir
  5. Sonho frustado e abortado tantas vezes que você nem imagina, Tati!

    ResponderExcluir
  6. eu ja matei o meu muitas vezes, mas o estranho é que ele permanece vivo dentro da minha alma.

    ResponderExcluir
  7. É assim mesmo. Comigo também foi assim. Pensei que ele tivesse morrido, mas como um grão de trigo que para germinar necessita primeiro morrer, o meu sonho morreu para brotar, crescer, fortificar e só agora os frutos estão aparecendo!

    ResponderExcluir
  8. perfeito *-*
    O meu é como a água que evapora e depois chove sem parar.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia desse seu sonho aos 5 anos!
    Quando Deus coloca um sonho em nosso coração, Ele nos ajuda a ir até o final,né?

    Paula Caroline

    ResponderExcluir
  10. É sim, Paula! Mesmo quando vem as dificuldades tentando nos fazer parar (e, até mesmo fazendo a gente parar por um tempo), Deus sempre nos ajuda. Ruim é quando não ouvimos à voz dEle, não seguimos a direção que Ele nos aponta e não fazemos o que Ele nos ordena, porque aí... por mais que Deus queria ajudar, se não fizermos nossas ESCOLHAS conforme o guiar dEle, nos daremos mal no final!

    ResponderExcluir